Dicas para lavar um terno masculino em casa

Os ternos masculinos podem ser lavados fácil e convenientemente em casa. Descubra como fazê-lo à mão e usando a máquina de lavar para realizar esta tarefa sem problemas.
Dicas para lavar um terno masculino em casa

Última atualização: 26 Outubro, 2021

Os ternos podem ser usados no dia a dia ou esporadicamente. Geralmente, são peças de alta qualidade. Com medo de que se desgastem, as pessoas recorrem à lavanderia para mantê-los limpos. No entanto, é possível lavar um terno masculino em casa.

Lavar o terno na lavanderia é um grande investimento de tempo e também de dinheiro. Mas isso não é tudo. Devido aos produtos químicos usados na lavagem a seco, as fibras da roupa podem ser afetadas.

Por isso, reunimos uma série de métodos fáceis para lavar um terno masculino em casa. Segui-los evitará danos ao tecido e manterá a aparência da roupa intacta.

Como lavar um terno masculino em casa à mão?

Se você usa terno todos os dias, é bom saber como lavar essas roupas em casa. Aqui estão algumas dicas básicas para que o terno não perca a forma e fique com brilho.

Leia as etiquetas

Compreender o material do terno é a chave na escolha de um método de limpeza. Por exemplo, ternos de lã devem ser lavados a seco; portanto, a máquina de lavar deve ser evitada nesses casos. Isso ocorre porque as fibras de lã podem aderir ao feltro da máquina.

Terno masculino para lavar à mão.
Os ternos são roupas elegantes, mas muitos também precisam usá-los diariamente para o trabalho.

Remova manchas

Se a mancha for recente e não cobrir grande parte da superfície do terno, ela pode ser tratada em casa. Neste caso, estenda a vestimenta no chão e aplique um sabão líquido ou um respingo de vinagre com água.

Para finalizar, deixe a mistura anterior agir por 20 a 30 minutos e, após esse tempo, borrife água morna. Passe um pano úmido para remover o resíduo de sabão.

Escove o terno

Esse tipo de utensílio é utilizado para remover poeira, restos de cabelo, pêlos de animais e até partículas de alimentos que possam ter permanecido no tecido do terno. Além disso, a escovação não apenas prolonga a vida útil do traje, mas também permite que ele permaneça mais limpo à vista.

Deixe de molho

Encha um recipiente grande e fundo com água morna e adicione um pouco de sabão líquido. Adicione o paletó ou as calças e deixe de molho por 5 minutos. Por fim, enxágue a roupa com água fria.

Seque adequadamente

Nesta etapa, coloque algumas toalhas sobre uma superfície lisa e, sobre estas, o terno estendido para que as toalhas absorvam o máximo de umidade possível. Feito isso, a roupa deve ser pendurada em um cabide para secar ao ar livre, mas longe da luz solar direta.

Passe a vapor

Para evitar que fique amassado, o terno deve ser vaporizado. Neste caso, pode-se deixá-lo no cabide para não perder a forma. Em seguida, opere a passadeira a vapor a uma distância segura da roupa.

Como lavar um terno masculino em casa usando a máquina de lavar?

Embora algumas fibras sejam proibidas para a máquina de lavar, existem ternos (principalmente os mais modernos) que podem ser lavados na máquina, desde que isso seja feito de acordo com as recomendações a seguir.

Prepare as peças

Vire as calças e o colete para que os fiapos não fiquem nas roupas. Em seguida, enrole-os e coloque-os em um saquinho próprio para lavar peças delicadas. Isso evitará que as peças se movam muito na máquina de lavar, o que ajuda a proteger as fibras.

Escolha o sabão

O primeiro aviso é não usar sabão em pó, pois ele pode ser muito abrasivo com o tecido das roupas. Em segundo lugar, escolha um sabão líquido neutro, que tratará o terno com delicadeza. Para pequenas cargas, use uma colher de sopa de sabão por peça de roupa.

Escolha bem a lavagem

Essa é a tática principal para que o terno não estrague. Aqui, você deve escolher um ciclo de lavagem rápido, de menos de 30 minutos, suave e com água fria. Os tecidos dessas peças são suscetíveis a altas temperaturas.

Proteja o terno

Depois de realizadas as etapas anteriores, depois que as peças estiverem limpas e secas, mantenha-as em um saco de roupas. Isso torna possível protegê-las contra poeira, umidade e até ácaros.

Máquina de lavar em casa
É importante escolher um ciclo de lavagem rápido para o terno masculino. Ele deve ser inferior a 30 minutos.

Por fim, antes de se decidir pela lavagem de um terno em casa, é necessário adquirir todos os utensílios necessários para a sua limpeza adequada. Lembre-se de que, embora os passos sejam simples, é sempre melhor seguir as recomendações do fabricante presentes na etiqueta da roupa.

Pode interessar a você...
7 dicas para cuidar das suas camisas
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
7 dicas para cuidar das suas camisas

Vamos te contar quais são os passos que você deve seguir para cuidar das suas camisas sem gastar uma fortuna em produtos de limpeza.