Como lavar o cabelo de forma natural e rápida?

Aplique esses remédios quando não tiver tempo de lavar os cabelos. No entanto, saiba que seu uso a longo prazo pode ser contraproducente.
Como lavar o cabelo de forma natural e rápida?

Última atualização: 31 Agosto, 2021

Com certeza isso já aconteceu com você alguma vez. Você tem um compromisso e percebe que não tem tempo para se arrumar como gostaria. Hoje oferecemos três soluções para aqueles momentos em que você gostaria de lavar o cabelo de forma natural, mas não tem tempo para fazê-lo.

Nosso couro cabeludo forma uma gordura chamada sebo, cuja função é lubrificar e proteger a pele. Porém, alguns tipos de cabelo têm uma maior probabilidade de gerar um excesso de oleosidade, resultando em uma aparência desleixada, suja e oleosa, mesmo que tenham sido lavados no dia anterior.

As causas desse excesso de sebo costumam ser hereditárias, mas mudanças hormonais, dieta alimentar e longos períodos de estresse também influenciam. Muitas vezes, isso pode causar caspa.

São muitas as causas que podem deteriorar o nosso cabelo, mas na maioria dos casos um cuidado domiciliar pode ser suficiente para mantê-lo em perfeitas condições. Porém, se você notar que ele está muito oleoso, muito seco, começar a notar uma queda mais pronunciada, ou qualquer outro problema recorrente, recomendamos que vá ao seu médico para que ele faça um diagnóstico preciso e prescreva o tratamento mais adequado.

Como lavar o cabelo de forma natural e rápida?

Cabelo molhado

A melhor solução é lavar os cabelos com xampu. Porém, muitas vezes, o alto teor de silicone dos produtos pode agravar a situação e fazer o cabelo parecer fosco. Portanto, é importante saber escolher bem esses produtos para o nosso tipo de cabelo, e saber se os seus ingredientes são naturais.

Mas e se não tivermos tempo suficiente para lavar o cabelo? Hoje existem muitas soluções no mercado para mitigar essa produção de óleo. Os chamados xampus secos são usados borrifando o produto nas raízes. Depois de agir por alguns minutos, o produto vai absorver o excesso de sebo.

Felizmente, podemos fazer um tipo de xampu que produza o mesmo efeito em casa. Veja como.

Uma lavagem rápida com bom resultado

Pentear o cabelo

Talco

O que você precisa?

  • Talco
  • Secador de cabelo
  • Escova

O que fazer?

  • Você deve espalhar o talco pelo cabelo para que ele seja distribuído uniformemente. Depois de esfregar bem, retire o pó com uma boa escovação dos cabelos. Em seguida, penteie o cabelo como de costume, com secador e escova.
  • Este remédio é muito simples, consiste em usar o pó do talco para absorver o óleo do cabelo, de forma que fique limpo e apresentável para o seu compromisso.
  • Não use talco em excesso, pois você pode ressecar muito os cabelos e ter dificuldade na hora de remover os restos com a escova. Além disso, tenha em mente que você não deve recorrer a este truque regularmente, e sim ocasionalmente, em emergências.

Arroz

A farinha de arroz pode ser usada como xampu seco. Suas propriedades ajudam a regular a produção de óleo no couro cabeludo, diminuindo aquela sensação oleosa que tanto nos incomoda.

Além disso, sua aplicação regula o pH e evita o ressecamento excessivo. Por último, seus nutrientes ajudam a manter o cabelo forte e brilhante.

Do que você precisa?

  • Um punhado de arroz
  • Processador

O que fazer?

  • Nesse caso, você só precisa pegar um punhado de arroz e batê-lo no processador. Você também pode comprar farinha de arroz.
  • Com o auxílio de um pincel, aplique em todo o couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, escove para retirar os restos de farinha de arroz e use o secador se desejar.

Limpe as raízes com um pouco de algodão e álcool

Mulher com cabelo bonito e limpo

A área do cabelo que fica suja mais rápido é a parte mais próxima da raiz. O óleo natural do cabelo vem do couro cabeludo e, a partir daí, se espalha gradualmente pelas fibras capilares.

Uma solução simples para limpar nossos cabelos é aplicar um pouco de álcool em um algodão e passá-lo pela raiz dos cabelos para, assim, eliminar a gordura presente neles.

O que você precisa?

  • Álcool antisséptico
  • Algodão

O que fazer?

  • Umedeça o algodão com um pouco de álcool isopropílico e aplique nas raízes.
  • Depois de aplicar o álcool, basta massagear a cabeça e pentear os cabelos como costumamos fazer todos os dias.

Lavar o cabelo de forma rápida e natural

Embora esses truques possam ser de grande ajuda em uma emergência, evite recorrer a eles regularmente, pois podem ser contraproducentes para a saúde do seu cabelo. A melhor opção sempre será lavar com água limpa e um xampu adequado para o seu tipo de cabelo.

Pode interessar a você...
9 truques para lavar o cabelo com menos frequência
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
9 truques para lavar o cabelo com menos frequência

Muitas mulheres devem tentar lavar o cabelo com menos frequência, já que fazê-lo todos os dias pode enfraquecer os fios. Saiba mais aqui!