Como lavar o cabelo de forma natural e rápida?
Escrito e verificado por a Doutora Karla Henríquez
Com certeza isso já aconteceu com você alguma vez. Você tem um compromisso e percebe que não tem tempo para se arrumar como gostaria. Hoje oferecemos três soluções para aqueles momentos em que você gostaria de lavar o cabelo de forma natural, mas não tem tempo para fazê-lo.
Nosso couro cabeludo forma uma gordura chamada sebo, cuja função é lubrificar e proteger a pele. Porém, alguns tipos de cabelo têm uma maior probabilidade de gerar um excesso de oleosidade, resultando em uma aparência desleixada, suja e oleosa, mesmo que tenham sido lavados no dia anterior.
As causas desse excesso de sebo costumam ser hereditárias, mas mudanças hormonais, dieta alimentar e longos períodos de estresse também influenciam. Muitas vezes, isso pode causar caspa.
São muitas as causas que podem deteriorar o nosso cabelo, mas na maioria dos casos um cuidado domiciliar pode ser suficiente para mantê-lo em perfeitas condições. Porém, se você notar que ele está muito oleoso, muito seco, começar a notar uma queda mais pronunciada, ou qualquer outro problema recorrente, recomendamos que vá ao seu médico para que ele faça um diagnóstico preciso e prescreva o tratamento mais adequado.
Como lavar o cabelo de forma natural e rápida?
A melhor solução é lavar os cabelos com xampu. Porém, muitas vezes, o alto teor de silicone dos produtos pode agravar a situação e fazer o cabelo parecer fosco. Portanto, é importante saber escolher bem esses produtos para o nosso tipo de cabelo, e saber se os seus ingredientes são naturais.
Mas e se não tivermos tempo suficiente para lavar o cabelo? Hoje existem muitas soluções no mercado para mitigar essa produção de óleo. Os chamados xampus secos são usados borrifando o produto nas raízes. Depois de agir por alguns minutos, o produto vai absorver o excesso de sebo.
Felizmente, podemos fazer um tipo de xampu que produza o mesmo efeito em casa. Veja como.
Leia também: Como utilizar sal marinho para tratar o cabelo oleoso
Uma lavagem rápida com bom resultado
Talco
O que você precisa?
- Talco
- Secador de cabelo
- Escova
O que fazer?
- Você deve espalhar o talco pelo cabelo para que ele seja distribuído uniformemente. Depois de esfregar bem, retire o pó com uma boa escovação dos cabelos. Em seguida, penteie o cabelo como de costume, com secador e escova.
- Este remédio é muito simples, consiste em usar o pó do talco para absorver o óleo do cabelo, de forma que fique limpo e apresentável para o seu compromisso.
- Não use talco em excesso, pois você pode ressecar muito os cabelos e ter dificuldade na hora de remover os restos com a escova. Além disso, tenha em mente que você não deve recorrer a este truque regularmente, e sim ocasionalmente, em emergências.
Arroz
A farinha de arroz pode ser usada como xampu seco. Suas propriedades ajudam a regular a produção de óleo no couro cabeludo, diminuindo aquela sensação oleosa que tanto nos incomoda.
Além disso, sua aplicação regula o pH e evita o ressecamento excessivo. Por último, seus nutrientes ajudam a manter o cabelo forte e brilhante.
Do que você precisa?
- Um punhado de arroz
- Processador
O que fazer?
- Nesse caso, você só precisa pegar um punhado de arroz e batê-lo no processador. Você também pode comprar farinha de arroz.
- Com o auxílio de um pincel, aplique em todo o couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, escove para retirar os restos de farinha de arroz e use o secador se desejar.
Não perca: 5 dicas para cuidar dos cabelos tingidos
Limpe as raízes com um pouco de algodão e álcool
A área do cabelo que fica suja mais rápido é a parte mais próxima da raiz. O óleo natural do cabelo vem do couro cabeludo e, a partir daí, se espalha gradualmente pelas fibras capilares.
Uma solução simples para limpar nossos cabelos é aplicar um pouco de álcool em um algodão e passá-lo pela raiz dos cabelos para, assim, eliminar a gordura presente neles.
O que você precisa?
- Álcool antisséptico
- Algodão
O que fazer?
- Umedeça o algodão com um pouco de álcool isopropílico e aplique nas raízes.
- Depois de aplicar o álcool, basta massagear a cabeça e pentear os cabelos como costumamos fazer todos os dias.
Lavar o cabelo de forma rápida e natural
Embora esses truques possam ser de grande ajuda em uma emergência, evite recorrer a eles regularmente, pois podem ser contraproducentes para a saúde do seu cabelo. A melhor opção sempre será lavar com água limpa e um xampu adequado para o seu tipo de cabelo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Liu, Y., Liu, C., Collaudin, C., Saint-Léger, D., Loussouarn, G., Kravtchenko, S., & Genain, G. (2010). Challenging the scalp with “dry” wash shampooing (DW) on Chinese men: An in vivo study. International Journal of Cosmetic Science. https://doi.org/10.1111/j.1468-2494.2009.00556.x
- Nayak BS, Ann CY, Azhar AB, Ling ECS, Yen WH, Aithal PA. A Study on Scalp Hair Health and Hair Care Practices among Malaysian Medical Students. Int J Trichology. 2017;9(2):58–62. doi:10.4103/ijt.ijt_76_16
- Elsevier: Cuidado del cabello. https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-cuidado-del-cabello-X0213932414396326
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.