Lasanha de manga e refogado de bacalhau

7 de julho de 2019
A manga é uma fruta que não só pode ser desfrutada em preparações como compotas, saladas e sobremesas variadas, como também pode ser utilizada para preparar pratos salgados.

Apesar de parecerem exóticos e incompatíveis o bacalhau e a manga, na realidade, são dois alimentos que se integram perfeitamente em uma lasanha de manga. O segredo está na forma de preparar o bacalhau.

Sua carne tem uma baixa porcentagem de gordura, contudo, tem uma porcentagem de sódio, potássio e vitamina B12 maior que outros tipos de peixe. Considera-se que, por cada 100 gramas de bacalhau, sejam obtidos 89 miligramas de sódio, 274 miligramas de potássio e 0,53 microgramas de vitamina B12.

Por outro lado, tal quantidade de bacalhau traz 180 gramas de fósforo e 74,4 calorias. Em suma, trata-se de um peixe com várias propriedades nutritivas que beneficiam a saúde e que é bom aproveitar. A seguir te ajudamos a prepará-lo com uma receita diferente, fácil e suculenta.

Lasanha de manga e refogado de bacalhau

Mangas

Ingredientes

  • Azeite de oliva
  • 1 cabeça de alho fresco
  • 2 mangas
  • 4 batatas pequenas
  • 1 peça de bacalhau dessalgado (300 g)
  • 1 raminho de cebolinha
  • Leite integral (quantidade necessária)
  • Condimentos: sal, pimenta negra recém-moída
  • 2 colheres de sementes de gergelim negro (30 g)
  • Lombo curtido (a quantidade desejada)

Talvez te interesse ler: Comer manga: conheça 7 motivos incríveis

Preparação do bacalhau (refogado)

  1. Dado que o peixe tem que estar com calda antes de começar a preparar a lasanha, será necessário realizar primeiro este processo. Para isso, comece por limpar o bacalhau. Não devem ficar espinhas nem restos de pele. Em seguida, comece a cortá-lo em pedaços de uma grossura não superior a 3 centímetros.
  2. Coloque uma panela com água para esquentar, um punhado de sal marinho, 2 dentes de alho inteiros (sem descascar), um jorro de azeite e alguns grãos de pimenta negra. Não tem necessidade de deixar a água ferver. Pelo contrário, o peixe se cozinhará e não é essa a ideia.
  3. Passados um par de minutos, coloque os pedaços de bacalhau na panela e o deixe cozinhar durante uma hora aproximadamente. Vigie para que a água não alcance o ponto de ebulição durante esse tempo.
  4. Uma vez passada essa hora, escorra o bacalhau um pouco e reserve.

Descubra ademais: Como fazer batatas fritas crocantes

Preparo da lasanha

Refogado de bacalhau

  1. Primeiramente, lave e corte as batatas em rodelas finas. Em seguida, coloque-as em uma panela e as cubra com água.
  2. Depois, coloque a panela para esquentar em fogo médio para que as batatas cozinhem. Assim que estiverem bem cozinhadas, escorra o líquido.
  3. Coloque as batatas no liquidificador com um pouco do líquido de cozimento, um pouco de pimenta e o bacalhau com calda.
  4. Bata em velocidade média e verta, pouco a pouco, o leite e outro pouco de azeite de oliva até que todos os ingredientes se misturem bem. Deve-se obter um creme pouco espesso, mas o suficientemente consistente para rechear a lasanha.
  5. Em seguida, deixe que a mistura esfrie um pouco a temperatura ambiente. Este processo pode tomar entre 5 a 15 minutos.
  6. Enquanto isso, descasque as mangas e as corte em lâminas com uma grossura menor de 3 centímetros.
  7. Aparte, corte o lombo curtido em lascas. Reserve.
  8. Coloque em um prato uma lâmina de manga e comece a adicionar uma camada de bacalhau (refogado) e sobre esta, uma lasca de lombo. Tampe com outra lâmina de manga, polvilhe algumas sementes de gergelim por cima e pronto! Se desejar, pode adicionar também um pouco de cebolinha fresca.

Concluindo… prove essa lasanha de manga!

No geral, serve-se o peixe com uma salada de frutas, e talvez por isso estejamos mais acostumados a esta apresentação. No entanto, existem outras formas de harmonizar os sabores da fruta com os da carne de peixe, como é o caso da lasanha de manga e bacalhau.

A carne de bacalhau, ao ser cozinhada refogada fica muito suculenta e, ao se misturar com manga (uma fruta não só carnosa, como também suculenta), faz com que a lasanha tenha uma consistência muito agradável, suave e fácil de assimilar. A combinação de salgado e doce deixará um excelente sabor na boca.

O que mais se destaca nesta receita de lasanha de manga é o fato de ser uma preparação diferente, chamativa e totalmente livre de farinhas. Por isso, é perfeita caso o objetivo seja preparar um prato ou uma entrada diferente, mas tão nutritiva como qualquer preparação tradicional de peixe. Há um mundo além da merluza banhada com suco de limão.

Lasaña de mango y brandada de bacalao Receta de COCICHANEL – Cookpad. (n.d.). Retrieved January 19, 2019, from https://cookpad.com/es/recetas/2427304-lasana-de-mango-y-brandada-de-bacalao
Receta de Lasaña de mango y brandada de bacalao | Gastronomía & Cía. (n.d.). Retrieved January 19, 2019, from https://gastronomiaycia.republica.com/2008/07/24/receta-de-lasana-de-mango-y-brandada-de-bacalao/
Receta de lasaña de mango y brandada de bacalao. (n.d.). Retrieved January 19, 2019, from https://okdiario.com/recetas/2018/08/26/lasana-mango-brandada-bacalao-3044974