Húmus de grão-de-bico super leve

23 de março de 2019
Após experimentá-lo, é muito difícil resistir ao seu sabor. Certamente, o húmus de grão-de-bico é uma delícia e não faz mal aprender a prepará-lo em um piscar de olhos e no conforto da sua casa.

O húmus de grão-de-bico se tornou o favorito de muitos graças a sua ampla propagação como um aperitivo vegetariano e vegano. No entanto, esta preparação típica da cozinha árabe é muito bem conhecida no Mediterrâneo e no resto do Oriente Médio.

Geralmente é servido como um acompanhamento ou como aperitivo, por isso se tornou tão popular. Em geral, é apreciado junto com pão pita, embora também seja delicioso em torradas de qualquer tipo ou com alguns palitos de cenoura crus ou outros vegetais.

Como preparar húmus de grão-de-bico super leve

Embora este creme seja, por si só, bastante leve, muitas pessoas se perguntam como podem preparar uma versão ainda mais leve. O objetivo é, naturalmente, reduzir a quantidade de ingredientes que têm o potencial de promover o ganho de peso corporal sem ignorar o sabor.

Nossa receita de húmus de grão-de-bico é a seguinte:

Húmus de grão-de-bico

Ingredientes (para 3 ou 4 pessoas)

  • O suco de meio limão
  • 1 colher de chá de sal (5 g)
  • ¼ xícara de água morna (50 ml)
  • 2 colheres de sopa de tahine (30 g)
  • 2 dentes de alho
  • Azeite (a quantidade necessária).
  • 2 ½ xícaras de grão-de-bico cozido (500 g)
  • 1 colher de chá de cominho em pó (5 g)
  • 2 colheres de sopa de azeite (30 ml)
  • Para decorar: salsa picada ou pimentão em pó
  • Condimentos opcionais: alcaravia, coentro

Preparação

  1. Em primeiro lugar, para que a receita seja leve, a primeira coisa que precisamos fazer é pegar o grão-de-bico cozido e colocá-lo em uma tigela com água morna. É importante que a água os cubra completamente. Deixe o grão-de-bico descansar na água por pelo menos 1 hora para que a pele caia.
  2. Assim que esse tempo tiver passado, continue preparando o húmus. Para isso, coe o grão-de-bico para separá-lo da pele que caiu e descarte quase toda a água (guarde um pouco).
  3. Logo em seguida, amasse o grão-de-bico com a ajuda de uma batedeira de mão.
  4. Além disso, amasse bem os dentes de alho fresco.
  5. Posteriormente, esprema meio limão e adicione o suco ao grão-de-bico. O limão não deve ser muito grande.
  6. Por outro lado, incorpore todos os ingredientes na tigela e bata novamente, em velocidade média, adicionando apenas um pouco de azeite.
  7. Finalmente, uma vez prontos, prove a mistura e veja se será necessário acrescentar mais tempero. Decore e sirva.

Não deixe de ler: Húmus light de grão de bico: receita vegana

Como preparar o tahine?

Tahine para fazer húmus de grão-de-bico

Ingredientes

  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de gergelim (30 g)
  • 1 colher de sopa de água (15 ml)
  • 1 colher de sopa de azeite (15 ml)

Preparação

  1. Em primeiro lugar, lave o gergelim com bastante água. É muito importante que depois ele seja bem drenado.
  2. Logo, caso não seja torrado, será necessário torrá-lo em uma panela quente em fogo alto. (É necessário torrar as sementes para que o sabor fique mais intenso).
  3. Finalmente, coloque as sementes em uma tigela, adicione o azeite, a água e uma pitada de sal e bata tudo. Repita esse procedimento até que as sementes se tornem uma espécie de pasta mole.

É preciso destacar que o segredo desta preparação é o uso moderado de azeite. Ou seja, quanto menos azeite usarmos, melhor. Agora, em relação à conservação do húmus, é necessário mantê-lo em um local refrigerado por no máximo 3 dias. Como não contém conservantes, ele não será capaz de se manter em boas condições após esse período.

Você pode preparar uma variante picante com 2 ou 3 colheres de sopa de pimenta em pó ou pimenta caiena. Algumas pessoas ainda adicionam uma pitada de pimenta preta para reforçar o sabor, no entanto, isso vai depender completamente de suas preferências e do resultado que deseja obter.

Confira também: Receitas de húmus para não se entediar

Em conclusão, o húmus de grão-de-bico nos dá uma excelente desculpa para consumir um lanche saudável e delicioso a qualquer hora do dia. Vale a pena prepará-lo em casa para que possamos comê-lo sempre que quisermos. E, com a prática, podemos fazer nossa receita ficar melhor do que qualquer outra.

É de lamber os dedos!

  • Wallace, T. C., Murray, R., & Zelman, K. M. (2016). The nutritional value and health benefits of chickpeas and hummus. Nutrients. https://doi.org/10.3390/nu8120766
  • Hirsch, D., & Tene, O. (2013). Hummus: The making of an Israeli culinary cult. Journal of Consumer Culture. https://doi.org/10.1177/1469540512474529
  • Geranios, N. K. (2014). Why is US growing more chickpeas? In a word, hummus. Daily News. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.1016/j.scitotenv.2016.02.036