5 remédios com pimenta que não conhecia

· 23 de junho de 2018
Para preparar os remédios com pimenta, devemos nos assegurar de escolher sempre uma da melhor qualidade, já que nem todas as apresentações são igualmente benéficas

A pimenta é uma planta que tem várias propriedades benéficas para a saúde. Por isso, neste artigo trazemos cinco remédios feitos à base de pimenta que você pode preparar facilmente.

O que é a pimenta e quais são seus tipos?

Pimenta vermelha

A pimenta é um grupo de plantas de diferentes espécies, que costumam estas agrupadas no gênero Piper. Todas elas produzem um fruto que também costuma ser conhecido com o mesmo nome. Este fruto varia entre cores, de acordo com a espécie.

Sua forma de apresentação mais comum é o fruto moído, que é usado na gastronomia e na medicina. 

Dentro do gênero Piper destacam-se os seguintes tipos:

  • nigrum é o mais conhecido e difundido, pois daí são extraídas as pimentas negra, branca e verde.
  • longum é muito similar ao nigrum, porém mais longo e picante.
  • Por outro lado, o guineense é natural da África Ocidental e tem um fruto elíptico vermelho e pequeno de sabor mais amargo, ideal para condimentos.
  • cubeba ou pimenta de Java usa sua baga principalmente para preparar óleos essenciais utilizados no remédios caseiros.

Talvez a outra espécie mais comum seja a pimenta vermelha ou caiena, que provém do Chile, assim com a de Sichuan, própria da Ásia Oriental e considerada como uma das mais fortes.

Da Malásia e do subcontinente índio vem o betle, que é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais. Seu fruto em forma de baga redonda é utilizado para combater diferentes doenças.

Tudo isso sem se esquecer da pimenta negra da Tasmânia e do Vitex, conhecida como pimenta silvestre e muito comum na Europa.

Não perca esse artigo: As incríveis propriedades da pimenta

Quais são suas propriedades medicinais?

Remédios com pimenta para dores articulares

A pimenta é conhecida por suas propriedades no mundo da gastronomia, já que adiciona um toque picante a cada receita que é utilizada. No entanto, são milhões de pessoas que, em qualquer ponto do globo terrestre, usam a pimenta por suas propriedades medicinais.

Por exemplo, a pimenta caiena tem uma infinidade de propriedades, entre as quais se destaca decididamente o fato de poder aliviar as dores musculares. Além disso, pode prevenir os coágulos, acelerar o metabolismo e ajudar nas dores de garganta.

A pimenta betle é usada para combater o mau hálito, assim como afecções que produzem a tosse e a dor de garganta. Da racemosa se obtém uma loção que pode ser aplicada na pele para as dores e aliviar as tensões.

A pimenta dioica, originária da América Central, age com um antisséptico, além de analgésico. Além disso, a pimenta negra pode ser um anticancerígeno, por suas características antioxidantes.

Como podemos usar a pimenta em remédios naturais?

Existem muitas alternativas para preparar remédios naturais com pimenta. Mesmo que tratar este fruto possa parecer complicado, aqui descobrirá como preparar remédios rápidos e simples.

1. Pimenta betel para a tosse

Os remédios com pimenta ajudam a tratar a tosse

Qualquer remédio natural para a tosse que envolva pimenta será efetivo. A pimenta betel é a ideal para aliviar os mau estares da zona do pescoço, fazendo ênfase na garganta. Uma infusão com pimenta betel pode se tornar excelente.

Ingredientes

  • 1 colher do fruto da pimenta betel ralado (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Mel (opcional)

Modo de preparo

  • Adicione o fruto ralado da pimenta betel em uma xícara de água fervendo e deixe repousar. Podemos adicionar algumas colheres de mel.
  • Caso não tenha pimenta betel, também pode funcionar com a pimenta negra.

2. Pimenta caiena para os estirões

É difícil contar as propriedades da pimenta caiena, mas um de seus melhores usos é o que se refere a aliviar os incômodos das zonas musculares. É especialmente útil para aliviar as dores geradas pelos estirões.

Ingredientes

  • 2 colheres de pimenta caiena (30 g)
  • 2 colheres de óleo de coco (30 g)

Modo de preparo

  • Um remédio simples de fazer é misturar algumas colheres de pimenta caiena moída com óleo de coco.
  • Em seguida, esquentar a combinação em uma panela e deixar repousar durante a noite.
  • Depois do tempo indicado, coe a mistura e a armazene em um vaso com tampa.

Com este remédio poderemos aliviar muitas dores musculares, ao massagear várias vezes por dia a zona afetada.

Quer conhecer mais? Benefícios do óleo de coco na estética

3. Pimenta negra para desintoxicar

Remédio com pimenta em pó

Se liberar das toxinas costuma ser algo extremamente necessário para o nosso corpo. A pimenta negra é uma grande aliada nesta tarefa, pois serve como um efetivo depurador. Uma vitamina de ervas com várias colheres de pimenta negra moída, pode ser uma boa companheira no seu trabalho de desintoxicação.

Ingredientes

  • 1 ramo de agrião (com seus talos)
  • 3 colheres de pimenta negra
  • 3 xícaras de água (750 ml)

Modo de Preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
  • Consuma depois das refeições.

4. Vitex para aliviar os sintomas pré-menstruais 

As mulheres têm uma grande ajuda na pimenta do vitex, amplamente usada para desenvolver produtos que aliviam os sintomas pré-menstruais. É consumida na forma de infusão, acompanhada por um pouco de mel, caso fique muito picante. É efetiva para aliviar os desejos e as primeiras dores de ventre antes da menstruação.

Ingredientes

  • 1 colher de pimenta do vitex (15 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Mel (opcional)

Modo de Preparo

  • Esquente a água e, quando ebulir, adicione a pimenta e deixe infusionar durante alguns minutos.
  • Coe o conteúdo, adoce e beba.

5. Pimenta racemosa para a secura da pele

Remédios com pimenta em forma de óleo

Conhecida popularmente como malagueta, esta planta caribenha é muito utilizada para combater a secura na pele. Isso se faz mediante um processo de destilação das folhas, que tem como resultado um óleo chamado bay-rum.

A melhor forma de combater a pele queimada e ressecada pelo sol é aplicar o óleo bay-rum em todas as áreas afetadas. Aconselha-se fazê-lo depois do banho, para que tenha um efeito muito mais prolongado.