Como hidratar e oxigenar o cabelo?

3 de junho de 2014
Uma boa alimentação nos ajudará a conseguir um cabelo mais bonito. Devemos evitar o abuso de produtos químicos e secadores, já que eles tendem a prejudicá-lo.

Nosso cabelo é muito importante. Principalmente porque é um elemento estético que nos define. No entanto, como qualquer outra parte do corpo, devemos cuidar dele para que permaneça saudável e bonito. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como hidratar e oxigenar o cabelo.

Por que se deve hidratar e oxigenar o cabelo?

É importante hidratar o cabelo porque ele precisa de determinadas condições para se manter saudável, forte e bonito. Caso ele não seja hidratado corretamente, o cabelo fica fraco, quebradiço, opaco, embaraçado e cai com muita facilidade.

Geralmente, as causas que provocam estas condições são a má alimentação, os raios do sol ou agentes daninho como o cloro das piscinas.

Leia também: Os perigos da má alimentação

Como podemos hidratar e oxigenar o cabelo?

Existem muitas formas de hidratar nosso cabelo. No entanto, sempre devemos levar em conta um aspecto: para obter melhores resultados para que os fios fiquem saudáveis, é muito importante que nos cuidemos internamente e que, posteriormente, apliquemos algum tratamento hidratante.

Portanto, muito pouco servirá aplicar produtos em nosso cabelo se não desfrutamos de boa saúde ou se não nos cuidamos devidamente.

Sendo assim, para que o nosso cabelo se hidrate corretamente, os seguintes conselhos serão muito úteis:

  • Ter uma alimentação boa e equilibrada.
  • Beber bastante água. Pelo menos dois litros diários.
  • Comer frutas, verduras e alimentos que sejam ricos em vitamina B
  • Consumir legumes, oleaginosas e alimentos que contenham vitamina E, como o azeite de oliva.
  • Tomar suplementos de vitamina B12 para hidratar melhor o cabelo
  • Aplicar máscaras hidratantes ou regeneradoras no cabelo. Os tratamentos capilares também são bons.
  • Usar xampus e condicionadores especiais, que ajudem a hidratar os fios.
  • Não usar produtos que contenham álcool, os quais danificam seriamente seu cabelo.

Outros conselhos para hidratar e oxigenar o cabelo

Para obter melhores resultados, sugerimos o seguinte:

  • Quando aplicar algum tratamento, envolva seus cabelos com uma toalha úmida, a qual tenha esquentado antes no micro-ondas, por exemplo, ou com água morna. Desta maneira, terá o efeito da umidade graças ao vapor.
  • Dois produtos muito efetivos para hidratar o cabelo são o azeite de oliva e o iogurte. Ambos você pode aplicar nos cabelos, deixar agir por até duas horas e depois remover com a lavagem habitual.
  • É muito importante não abusar do secador ou chapinha, já que ambos queimam e danificam consideravelmente seus cabelos. Igualmente, não é recomendável prender os cabelos quando estiverem úmidos.

Descubra: 3 conselhos para minimizar os danos causados pela chapinha

Por que e como oxigenar os cabelos?

Igual a uma boa hidratação, oxigenar nossos cabelos também é muito bom. Sobretudo porque ajuda a melhorar o aspecto e a saúde dos fios. O oxigênio ajuda a regenerar o couro cabeludo e as células.

Para oxigenar nosso cabelo existem algumas opções, mas, infelizmente, a maioria delas deve ser feita por profissionais, já que não existe uma grande variedade de tratamentos caseiros que possam nos auxiliar neste aspecto.

Portanto, o melhor é procurar um especialista que te indicará e recomendará o melhor tratamento para oxigenar seus cabelos.