7 hábitos que você pode adotar para ser mais otimista

18 Setembro, 2020
Manter uma atitude otimista nem sempre é fácil. No entanto, se conseguirmos, poderemos enfrentar melhor as dificuldades, evitar o estresse e desfrutar a vida de maneira plena.
 

O otimismo é a capacidade que algumas pessoas têm de ver e julgar as coisas de um ponto de vista positivo. É uma decisão pessoal que permite ter uma atitude favorável frente a todos os tipos de situação que a vida nos apresenta. Hoje falaremos sobre como ser mais otimista.

Essa virtude não deve se transformar numa desculpa para escapar da realidade ou das coisas que nos desagradam. Pelo contrário: ser otimista é aceitar e aprender a enfrentar todo tipo de problemas, sempre com a convicção de que será possível solucioná-lo da melhor maneira possível.

Algumas pessoas têm mais dificuldade em desenvolver essa qualidade, por isso, a seguir vamos compartilhar sete bons hábitos que podemos exercitar para potencializá-la.

1. Aproveite o presente para ser mais otimista

como_ser_mais_otimista_aproveite_o_presente

É muito bom fazer planos para o futuro; de fato se trata de algo necessário durante a vida. Entretanto, isso não deve ser motivo de ansiedade ou frustração.

No que for possível, deve-se viver o presente ao máximo e procurar fazer de cada dia uma oportunidade para chegar ao futuro desejado.

Se a caminhada estiver difícil ou tudo pareça estar dando errado, uma atitude positiva mantém o estresse longe e permite desfrutar as pequenas alegrias da vida.

 

Leia também: Hábitos para ter mais energia o dia todo

2. Diga adeus às energias negativas para ser mais otimista

Infelizmente, as energias negativas estão onde menos imaginamos. As discussões familiares, os problemas com o parceiro ou qualquer outra situação negativa causa estresse e emoções que roubam nossa felicidade.

Colocar os ressentimentos de lado e solucionar os conflitos é a melhor forma de evitar que se tornem um obstáculo. Também é fundamental afastar-se das pessoas que transmitem sua negatividade o tempo inteiro, queixando-se, sendo invejosas ou vendo sempre o lado ruim das coisas.

3. Não viva de acordo com o que as pessoas dizem

Nem todo mundo pensa da mesma maneira. Muitas vezes, isso pode limitar a forma como desfrutamos a vida.

Ainda que, de vez em quando, seja bom receber bons conselhos, às vezes as pessoas se intrometem, querendo impor seu ponto de vista e frustrando os nossos desejos.

É preciso aprender a viver de acordo com sua própria maneira de pensar, ignorando o que vão dizer e tendo consciência do que vai bem e do que vai mal.

4. Aceite os seus fracassos na vida

O fracasso faz parte do processo de aprendizagem e é necessário para adquirir experiência. Todas as pessoas, em algum momento, terão que enfrentá-lo, seja qual for a área da vida.

O importante é assumi-lo com a melhor atitude possível, ciente de que se pode tentar de novo até conseguir bons resultados.

Deixar-se levar por uma experiência ruim causa apenas frustração e gera obstáculos para aproveitar novas oportunidades.

 

5. Conheça as suas habilidades para ser mais otimista

As pessoas que descobrem suas habilidades e seu potencial têm uma percepção mais alegre da vida. Isso porque a sua autoestima também aumenta.

Isto permite ter mais relações sociais e buscar mais momentos de prazer e alegria. A confiança em si mesmo é determinante para enfrentar qualquer situação, por mais difícil que pareça.

6. Combine seus pensamentos positivos com hábitos saudáveis

Combinando os fatores mentais com hábitos físicos e emocionais saudáveis é possível melhorar a saúde em geral, a aparência física e as nossas habilidades. Fazer exercícios, estabelecer metas e compartilhar bons momentos com entes queridos contribui para vermos o lado positivo de todas as situações.

Não se trata de ser otimista sem motivo, mas de converter o otimismo numa atitude para vencer limites e ser uma pessoa melhor a cada dia.

Leia também: Hábitos cotidianos que danificam o cérebro

7. Não apenas palavras, mas atitudes

como_ser_mais_otimista_atitudes

As palavras vêm e vão e podem ser vazias. No entanto, os atos são concretos e demonstram que podemos superar cada etapa para chegar no objetivo desejado.

 

Assim, não se trata de dizer palavras positivas ou fingir para que os outros pensem que está tudo bem. Trata-se de dar o melhor de si e se esforçar para realizar cada um de seus objetivos.

Coloque mais otimismo em sua vida

Ao colocar todas essas dicas em prática todos os dias, você começará a ter uma melhor atitude para enfrentar as dificuldades.

Embora possa parecer, não é nada simples aplicá-las, muito menos as transformar em um estilo de vida. No entanto, vale a pena adotá-las até que sejam internalizadas como parte da personalidade.

As informações que apresentamos aqui são dicas que podem não ser úteis no seu caso. Recomendamos que você consulte um especialista se precisar de ajuda profissional para ser mais otimista.

 
  • Cowen, A., Groysberg, B., & Healy, P. (2006). Which types of analyst firms are more optimistic? Journal of Accounting and Economics. https://doi.org/10.1016/j.jacceco.2005.09.001
  • Kung, H. T., & Robinson, J. T. (1981). On Optimistic Control Methods for Concurrency. Database. https://doi.org/10.1145/319566.319567
  • Axelrod, R. (1980). More Effective Choice in the Prisoner’s Dilemma. Journal of Conflict Resolution. https://doi.org/10.1177/002200278002400301
  • Carver, C. S., Scheier, M. F., & Segerstrom, S. C. (2010). Optimism. Clinical psychology review, 30(7), 879-889.