Como ensinar uma criança a perder

· 26 de setembro de 2018
Por vezes, o fracasso é inevitável, causando muita mágoa e tristeza nas crianças. Por esse motivo, os pais devem ensiná-las a serem fortes diante de uma derrota.

Quando as crianças começam a interagir com a sociedade, geralmente se veem em atividades onde as únicas opções são ganhar ou perder. É inevitável que em algum momento, elas percam. Por isso, você deve ensinar seu filho a perder para que isso não se torne um problema.

Geralmente, os pais não sabem o que fazer quando isso ocorre e se preocupam com as emoções que seus filhos podem sentir com a derrota. Sendo assim, é muito importante ensinar seu filho a perder, para que quando isso aconteça, ele não se preocupe e nem se sinta frustrado.

Por outro lado, os adultos também são propensos a não saber perder e talvez uma das razões seja porque quando eram pequenos, não aprenderam o que deveriam fazer se não ganhassem. Por isso, antes de ensinar uma criança a saber perder, precisamos entender como nós mesmos agimos diante dessa situação.

Algumas recomendações para ensinar a perder

Brinque com a criança

Além de compartilhar um tempo em família, você pode usar as brincadeiras para ensinar a criança a perder. No entanto, é importante que a criança tenha um equilíbrio e possa experimentar como é ganhar e como é perder. Por isso, se você acha que a brincadeira está muito difícil, pode deixar seu filho ganhar em algumas rodadas.

Confira essas 8 formas divertidas e originais de contar que está grávida

Pai ensinando uma criança a perder

Eduque-o ao ser um bom exemplo

As crianças imitam o comportamento dos pais porque passam a maior parte do tempo com eles. Por isso, é importante que, ao realizar atividades competitivas, você mantenha uma atitude positiva tanto ao ganhar, quanto ao perder.

Além disso, o respeito por quem perde deve ser incutido nos valores familiares. Assim, quando a criança perder, ela não sentirá vergonha por não ter ganhado e evitará desenvolver comportamentos negativos.

Mostre que o objetivo da brincadeira é se divertir

Para ensinar que o objetivo maior do jogo é se divertir, você pode rir ou sorrir quando errar ou perder. Você também pode mostrar como é divertido passar um tempo junto com quem se ama. Assim, a criança vai aprender a valorizar o momento de diversão, sem se preocupar com quem ganhou.

Deixe-o expressar sua frustração por perder

Uma das maneiras de ensinar uma criança a perder é através da experiência. Cada vez que seu filho perder em algum jogo, deixe-o expressar o que está sentindo. Assim, você entenderá o que ele está sentido e poderá aconselhá-lo da melhor maneira. Pouco a pouco, ele vai aprender a identificar e a controlar as próprias emoções.

Criança trsite porque perdeu

Seja compreensivo

Entenda que todas as emoções que o seu filho sente por ter perdido são normais e que, às vezes, a raiva é inevitável. Por isso, não se incomode caso seu filho aja de certa maneira por não ganhar. Espere alguns minutos até que a raiva passe e explique a ele que não é certo se comportar dessa maneira.

Ensine-o a ser perseverante

É fundamental explicar à criança que ela não deve se render só porque perdeu. Lembre-se de motivá-la a continuar se esforçando para tentar ganhar em outra oportunidade. A única maneira de ter sucesso é continuar sendo perseverante e determinado.

Confira as 5 razões para seu filho não gostar da escola

Benefícios de perder

É importante as brincadeiras em família para ensinar uma criança a perder

Perder não é sempre algo ruim, pelo contrário, graças à perda, ocorrem grandes aprendizados que vão ajudar a criança a ser mais forte. A seguir, vamos mostrar alguns benefícios da perda.

  • Ao se sentir apoiada pelo amor e compreensão dos pais, a criança se sentirá com a autoestima elevada e terá mais motivação para seguir adiante.
  • Fortalece o desenvolvimento pessoal ao aprender a tomar decisões e resolver conflitos.
  • Aprende a valorizar os momentos, deixando a concorrência de lado.
  • E, assim, pode melhorar a interação com a sociedade, já que poderá participar de atividades onde o mais importante é compartilhar e se divertir com os demais.
  • Melhora a comunicação com os pais, já que se sente apoiada por eles.
  • A criança também aprende a assumir uma atitude positiva perante qualquer fracasso.

Os fracassos, às vezes, são inevitáveis, mas o mau comportamento em relação à derrota pode ser evitado. É importante se lembrar que a atitude dos pais diante dessas situações é essencial para que a criança saiba como agir no futuro.

Não deixe de ensinar seu filho a perder e use jogos e histórias. Assim, ele será capaz de compreender que todas as pessoas fracassam em algum momento da vida, mas que o mais importante é se levantar e seguir em frente até ter sucesso.