5 hábitos saudáveis ​​para aliviar as varizes

25 Agosto, 2020
As varizes têm uma aparência desagradável e podem ser um sinal de um problema circulatório. Felizmente, podemos aliviá-las com a prática de alguns hábitos saudáveis. Descubra-os!
 

Existem vários hábitos saudáveis ​​que ajudam a aliviar as varizes naturalmente. Embora os casos mais graves devam ser operados com procedimentos profissionais, de modo geral elas podem ser minimizadas com algumas mudanças na rotina diária.

As varizes são veias dilatadas e torcidas que costumam se elevar sobre a superfície da pele. Têm uma cor roxa ou azulada, e tendem a se desenvolver nas pernas e nos pés. Infelizmente, não existe um método 100% eficaz para evitá-las, mas há alguns cuidados para impedir que elas piorem. 

Hábitos para aliviar as varizes naturalmente

As varizes são causadas por um mau funcionamento das válvulas unidirecionais dos vasos sanguíneos, cuja função é regular a circulação sanguínea. Como são incapazes de fazer o sangue retornar ao coração da maneira correta, as veias se dilatam e adquirem aquela aparência característica.

Além das veias dilatadas e salientes, as varizes pode causar outros desconfortos, como sensação de peso nas pernas, dor ou inchaço nas panturrilhas, entre outros. Felizmente, para evitar essas e outras complicações, existem vários cuidados para aliviar as varizes de forma natural. Aplique-os!

Leia também: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

1. Fazer exercícios e alongar as pernas

Mulher alongando as pernas
O exercício físico fortalece a circulação das pernas, o que ajuda a prevenir e, em alguns casos, a aliviar as varizes.
 

Quando se trata de aliviar as varizes naturalmente, é importante abandonar o estilo de vida sedentário. Dedicar alguns minutos para se exercitar e alongar as pernas pode ajudar a melhorar a circulação. De fato, esse hábito é fundamental para evitar outras doenças que comprometem a saúde circulatória.

Dicas:

  • Passe pelo menos 20 minutos por dia praticando exercícios físicos.
  • Certifique-se de incluir exercícios para exercitar suas pernas e panturrilhas.
  • Faça alongamentos e estique os músculos das pernas antes de se exercitar.
  • Se preferir, pratique ioga. Suas posturas são muito benéficas para melhorar a circulação e tonificar os músculos.

2. Elevar as pernas

Para uma rápida sensação de alívio da dor e desconforto das varizes, levante as pernas em direção ao teto por alguns minutos. Este exercício simples facilita o fluxo sanguíneo na parte inferior do corpo, ajudando o sangue a retornar ao coração.

Dicas

  • Coloque os pés sobre uma mesa ou alongue as pernas sobre uma parede.
  • Você também pode se deitar na cama e descansar as pernas sobre três ou quatro travesseiros.
  • Deixe as pernas elevadas durante 15 minutos seguidos.

3. Evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo

Homem com dor nas costas
Períodos de inatividade afetam significativamente a retenção de líquidos nas pernas, prejudicando o fluxo sanguíneo.

Manter a mesma postura por um longo período de tempo pode causar dificuldades circulatórias. Ficar em pé ou sentado por muito tempo aumenta a pressão das veias nas pernas e dificulta o retorno do sangue ao coração. Isso faz com que o sangue se acumule e aumente o inchaço.

 

Dicas

  • Movimente as pernas várias vezes ao dia, especialmente enquanto estiver sentado.
  • Faça exercícios de alongamento pelo menos duas vezes por dia.
  • Levante as pernas por 15 minutos, duas ou três vezes ao dia.

Você gostaria de ler? Tratamento tópico e oral para prevenir e tratar as varizes

4. Usar meias de compressão para aliviar varizes

As meias de compressão são um recurso muito útil para aliviar as varizes. Seu uso diário ajuda a manter as válvulas das veias na posição correta, facilitando a circulação do sangue. Elas ajudam a reduzir o inchaço, a sensação de ardor nas pernas e outros desconfortos causados ​​por esse problema.

Dicas

  • Use meias de compressão durante o dia. Estas, entre outras coisas, ajudarão a reduzir as cãibras noturnas.
  • Converse com o seu médico para descobrir quais são as melhores meias de compressão para você: leve, moderada, forte ou extremamente forte.

5. Tomar banhos frios

Mulher tomando banho frio
O banho frio favorece a vasoconstrição das pernas e melhora o retorno venoso.

Os banhos frios servem como tratamento para aliviar as varizes e os sintomas associados. As temperaturas baixas fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam, resultando no alívio do inchaço e da sensação de peso nas pernas. Isso ajuda a diminuir as cãibras e o desconforto geral.

 

Dicas

  • Se no final do dia você sentir dor ou inchaço nas pernas, tome um banho com água fria.
  • Evite tomar banhos quentes ou passar muito tempo em banheiras ou jacuzzis. Embora o calor pareça ser relaxante, na verdade tem um efeito negativo nas pessoas que sofrem com varizes.

Siga estes conselhos para aliviar as varizes

As válvulas das veias tendem a ficar mais fracas como parte do processo natural de envelhecimento. Por isso, pouco pode ser feito diante de fatores como idade, sexo ou histórico familiar. No entanto, aplicar estes conselhos e manter uma dieta saudável pode favorecer o alívio e o controle das varizes.

 
  • Mandavia, R., Anwar, M. A., & Davies, A. H. (2014). Varicose veins. In Metabolism of Human Diseases: Organ Physiology and Pathophysiology. https://doi.org/10.1007/978-3-7091-0715-7_40
  • Slysz, J., Stultz, J., & Burr, J. F. (2016). The efficacy of blood flow restricted exercise: A systematic review & meta-analysis. Journal of Science and Medicine in Sport. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2015.09.005
  • Woo, M. T., Davids, K., Liukkonen, J., Jaakkola, T., & Chow, J. Y. (2014). Effects of textured compression socks on postural control in physically active elderly individuals. In Procedia Engineering. https://doi.org/10.1016/j.proeng.2014.06.028
  • Miyamoto, N., Hirata, K., Mitsukawa, N., Yanai, T., & Kawakami, Y. (2011). Effect of pressure intensity of graduated elastic compression stocking on muscle fatigue following calf-raise exercise. Journal of Electromyography and Kinesiology. https://doi.org/10.1016/j.jelekin.2010.08.006
  • Arora, M. (2017). Management of varicose veins. JK Science. https://doi.org/10.9738/INTSURG-D-14-00084.1