Gravidez no verão, como lidar com altas temperaturas?

11 de dezembro de 2019
As altas temperaturas fazem com que a rotina se torne muito mais pesada, e mais ainda no caso de mulheres grávidas. O que se pode fazer para lidar melhor com esses meses?

Estamos no meio do verão, com calor intenso em grande parte do país. A maioria de nós se diverte, mas é verdade que as gestantes sofrem muito mais com as altas temperaturas. O que uma mulher pode fazer para suportar melhor a gravidez no verão?

A seguir, daremos alguns conselhos e dicas para que as mulheres possam lidar com a gravidez nos meses em que o termômetro está ao máximo:

Como suportar a gravidez no verão?

Hidratar-se bem

Beba bastante líquido e com frequência. Ao contrário do que possa parecer, se você beber com frequência, pode eliminar melhor as toxinas. Além disso, é uma maneira de evitar a retenção de líquidos.

Se estiver grávida no verão, lembre-se de beber bastante água para se manter bem hidratada.

Protetor solar

Devido a alterações hormonais, é comum que apareçam manchas na pele (cloasma, linha alba …), é importante evitar as horas centrais do dia e usar filtro solar com alto fator de proteção, mesmo que o sol não a afete diretamente.

Use protetor solar

Mergulhe na água

Se você tiver a sorte de ter o mar ou a piscina por perto, fique mergulhada o maior tempo possível. Você pode nadar e aproveitar a oportunidade para fazer algum exercício, ou simplesmente ficar na água e realizar algum movimento. Na imersão, as articulações se movem livremente, e o peso do abdômen, devido ao crescimento do útero e do bebê, ficará mais leve.

Você pode estar interessada: Ciática na gravidez: sintomas e tratamento

Você também sentirá alívio se sentir desconforto ou dor lombar. Além disso, certamente, ao sair da água, você notará as pernas menos inchadas. Entretanto, não fique muito tempo com o maiô molhado, pois pode haver risco de infecção vaginal ou urinária.

Drenagem linfática

Se você notar pernas cansadas ou inchadas, procure um fisioterapeuta para fazer uma massagem de drenagem linfática. Certamente você sentirá as pernas muito mais leves e poderá calçar os sapatos novamente.

As viagens e a gravidez no verão

Se você passar sua gravidez no verão e planeja sair de férias, estas são as dicas para ter em conta:

  • Pergunte à companhia aérea até que semana eles permitem que você viaje. Às vezes, a empresa pede um documento ao obstetra ou ao ginecologista em que especificam que a sua gravidez é de baixo risco e as semanas de gestação. Se você viajar de carro, a cada duas horas no máximo, desça para se mexer um pouco.
  • Leve seu prontuário de gravidez com você para o seu local de férias.
  • Cuidado ao comer em um bar ou fazer um piquenique no campo ou na praia. É importante evitar possíveis intoxicações alimentares.

Leia também: Alergia, intolerância, aversão e intoxicação alimentar

  • Faça exercícios moderados, pois é importante que você fique em forma durante a gravidez. O exercício ajuda a drenar a retenção de líquidos e a manter a mobilidade pélvica. No entanto, você precisa de algumas precauções, como evitar as horas de calor mais intenso, manter-se bem hidratada e “ouvir” o seu corpo. Finalmente, evite todos os esportes de impacto para o assoalho pélvico.
Cuidados ao viajar durante a gravidez

E, antes de tudo, lembre-se de que, mesmo que sejam meses complicados, valerão a pena. Realize as atividades que a fizerem se sentir melhor, sempre com cautela, e coloque em prática os conselhos que damos aqui. Muito ânimo!

  • Paredes Venegas, P. S. (2019). Eficacia del drenaje linfático manual vs terapia compresiva en mujeres embarazadas con edemas en miembros inferiores (Bachelor’s thesis, Quito, Universidad de las Américas, 2019).
  • Hydration and Pregnancy (2015). Retrieved 9 July 2020, from https://www.nutrition.org.uk/healthyliving/nutritionforpregnancy/hydration.html?__cf_chl_jschl_tk__=fd9ed22df52a5d82e1ed3bfef553a94110fd0094-1594307329-0-Af5NlvAeInc83gzbTW4MgGA1ElXd3sizkaCDARpEPTXXk0Q6kTBdRrqxoorbS28ytt6eHwi4wbgR4AysiWM3AF4PK-5i3yHT4AHf2AVHrk2qcTyThNCmboRI0slwZMp0N90-xWgSMD0ubx-ovgmMoHDv2VttKZ3–3Pub8VVhER024Hplsa-e_tw8lrY4_tm-hkvwjzA3GD7Z8ewb9ZsFS2ZzfigHMOEh9SWFIwJdNTtMUUA_Dh6xRmGTfphqmJCoBfb_vdEuG-5ejJzYdiMZKogREylx5_6tEOOUmaAcK14DJ4CjVXN1w9t9e5m9cBK0q0Fr2MfDzg_NbneHZTI1xF5c8-GO3DhmjUIqYZLIL-oXwPCNzoh8IT5Vw3XrmtPjxL_BpXO4xu2IcHP4aL-9jU
  • Cambios en el cabello y la piel durante el embarazo: MedlinePlus enciclopedia médica. (2020). Retrieved 9 July 2020, from https://medlineplus.gov/spanish/ency/patientinstructions/000611.htm