Pernas inchadas: 5 remédios caseiros que as aliviam

Além de colocá-las em posição elevada para promover a circulação, massagens localizadas, e escovação à seco também ajudarão a aliviar as pernas inchadas

Descubra neste artigo as melhores soluções naturais para combater o inchaço e conseguir pernas leves e relaxadas. Vamos conseguir isso com a ajuda de algumas dicas, e ingredientes fáceis de encontrar. Experimente!

Por que temos pernas inchadas?

Pernas inchadas são um problema comum, e não apenas para mulheres mais velhas. Cada vez mais há fatores que nos predispõem a sofrer desse distúrbio, como o sedentarismo, ou a má alimentação. A falta de movimento piora a circulação das pernas, e facilita a retenção de líquidos. Da mesma forma, a falta de nutrientes também dificulta o fluxo sanguíneo.

Há também outras restrições, como os maus hábitos (tabaco, álcool), o uso de roupas muito justas, ou calçados inadequados. No entanto, se o inchaço é grave, ou se sofrermos outros problemas de saúde, devemos consultar o médico. Em alguns casos, pode ser o sintoma de alguma doença mais séria.

Remédios caseiros

1. Pernas para cima

O primeiro remédio caseiro que propomos para as pernas inchadas é um método simples e eficaz, para perceber o alívio em poucos minutos. Nós apenas temos que colocar nossas pernas para cima. Podemos fazê-lo deitado no chão, com as pernas na parede, ou com almofadas sob as pernas. O ideal é ficar assim por até meia hora.

Algumas posturas de Ioga invertidas também conseguem combater esse problema. Se sofrermos o inchaço diariamente, podemos sempre dormir com uma almofada sob as pernas. Existem até algumas específicas para esse propósito.

Conheça os 5 melhores remédios caseiros contra Inchaço nas pernas

Ioga para pernas inchadas

2. Banhos de pés

Os banhos de pés são uma opção muito agradável para aliviar as pernas inchadas e, de passagem, obter um relaxamento completo. Portanto, se os fizermos antes de ir dormir, teremos um descanso muito melhor, e uma sensação agradável nos pés e nas pernas.

Nós podemos fazer os banhos apenas com água, ou adicionar um destes ingredientes:

  • Bicarbonato de sódio
  • Sal marinho
  • Vinagre
  • Óleos essenciais
  • Sais de magnésio

É importante que a água esteja bem aquecida, e possamos manter os pés de molho por, pelo menos, 20 minutos. Se esfriar, teremos que adicionar mais água quente. Seu resultado será imediato.

3. Ducha alternada

A hidroterapia, isto é, a cura pela água com diferentes temperaturas, é um remédio muito eficaz para evitar o inchaço nas pernas. Se fizermos todos os dias, melhoraremos a circulação, e poderemos até reduzir a celulite.

Quando estivermos no chuveiro teremos que alternar a temperatura fria com a temperatura quente, e passar sobre as penas de baixo para cima, dos pés aos joelhos, ou coxas. Faremos 15 segundos com cada temperatura, e mudaremos várias vezes.

A sensação de alívio é muito agradável, e nos permitirá começar ou terminar o dia com pernas leves.

Recomendamos ler: Pernas inchadas: causas e remédios 

4. Escovação à seco

A escovação à seco é uma técnica cada vez mais popular devido à sua simplicidade, e aos resultados. Nós só precisamos de uma escova com a qual vamos esfregar o corpo, sempre na direção de baixo para cima.

Podemos fazer isso apenas nas pernas, ou aproveitar e fazer em todo o corpo. Este método simples melhora a drenagem linfática, e a circulação. Se fizermos isso diariamente, também notaremos como a textura da pele melhora, o que será muito mais suave e livre de imperfeições.

Escovação à seco para pernas inchadas

5. Massagem com aloe vera e óleo de hortelã

Se desejarmos, podemos realizar um tratamento completo com todos esses remédios. Finalmente, não podemos esquecer os benefícios de uma boa massagem ou automassagem. Desta forma, aumentaremos os efeitos de todos esses métodos e, como acréscimo, também nutriremos a pele em profundidade.

Se quisermos obter um alívio ainda maior, podemos usar o gel de aloe vera, que é hidratante e suavizante. Se, além disso, adicionarmos algumas gotas de óleo essencial de hortelã, aumentaremos a sensação de frescor e ativaremos a circulação. Além disso, nossa pele será impregnada com um delicioso aroma de ervas.

Devemos apenas enfatizar que a massagem deve sempre começar nos pés e ir subindo em direção ao tronco, com uma pressão leve ou média.

Recomendados para você