Pernas inchadas: 5 remédios caseiros que as aliviam

15 de janeiro de 2020
Além de colocá-las em posição elevada para promover a circulação, massagens localizadas e escovação a seco também ajudarão a aliviar as pernas inchadas

Por que temos pernas inchadas?

As pernas inchadas são um problema muito comum e não apenas para pessoas com sobrepeso ou obesidade, ou com doenças cardiovasculares. Também pode ser experimentado por pessoas que levam um estilo de vida sedentário, além de outros maus hábitos de vida.

estilo de vida sedentário é uma das principais causas do edema. Portanto, é essencial tentar abandoná-lo e adotar um estilo de vida ativo.

No entanto, não é apenas exercitando-se diariamente que a saúde e o bem-estar podem ser garantidos. É por isso que é necessário abandonar outros maus hábitos (como fumar e consumir álcool) e corrigir certos aspectos da vida cotidiana que, talvez, possam estar prejudicando a sua saúde.

O uso de sapatos inadequados (como sapatos de salto alto) e roupas apertadas pode piorar a retenção de líquidos e promover o inchaço nas pernas e em outras áreas do corpo.

Portanto, existem várias razões pelas quais você pode apresentar pernas inchadas todos os dias.

Remédios caseiros para aliviar as pernas inchadas

Aqui, mostraremos quais são os melhores remédios caseiros para que você possa se aliviar caso esteja com as pernas inchadas.

1. Pernas para cima

Colocar as pernas para cima

Colocar as pernas para cima é um método simples e eficaz com o qual você perceberá alívio em alguns minutos. Você só precisa deitar em uma superfície confortável (pode ser sua cama ou o chão) e colocar as pernas para o alto.

Você pode deitar no chão e colocar as pernas na parede por alguns minutos. O ideal é permanecer assim por pelo menos 20 a 30 minutos. Isso favorecerá o fluxo sanguíneo e ajudará a aliviar a sensação de inchaço e peso.

Algumas posturas de yoga invertidas também conseguem combater esse problema. Se você sofre de inchaço diariamente, sempre pode dormir com uma almofada sob as pernas. Existem até alguns travesseiros específicos para aliviar o peso e combater a má circulação.

Conheça os 5 melhores remédios caseiros contra Inchaço nas pernas

Ioga para pernas inchadas

2. Banhos de pés

Os banhos de pés são uma opção muito agradável para aliviar as pernas inchadas e, de passagem, obter um relaxamento completo. Portanto, se os fizermos antes de ir dormir, teremos um descanso muito melhor, e uma sensação agradável no geral.

Você pode tomar banho apenas com água morna e sabão ou pode adicionar qualquer um destes ingredientes:

  • Sal marinho
  • Camomila
  • Óleo essencial de lavanda

É importante que a água esteja bem aquecida (a um temperatura suportável) e você possa manter os pés de molho por pelo menos 20 minutos.

3. Ducha alternada

Banho com mudança de temperatura

A hidroterapia, isto é, a cura pela água com diferentes temperaturas, é um remédio muito eficaz para evitar o inchaço nas pernas. Se fizermos todos os dias, melhoraremos a circulação, e poderemos até reduzir a celulite.

Quando estivermos no chuveiro teremos que alternar a temperatura fria com a temperatura quente, e passar sobre as penas de baixo para cima, dos pés aos joelhos, ou coxas. Faremos 15 segundos com cada temperatura, e mudaremos várias vezes.

A sensação de alívio é muito agradável, e nos permitirá começar ou terminar o dia com as pernas leves.

Recomendamos ler: Pernas inchadas: causas e remédios 

4. Escovação à seco

A escovação a seco é uma técnica cada vez mais popular devido à sua simplicidade e aos resultados. Nós só precisamos de uma escova com a qual vamos esfregar o corpo, sempre na direção de baixo para cima.

Este método simples melhora a drenagem linfática e a circulação. Se fizermos isso diariamente, também notaremos como a textura da pele melhora, o que será muito mais suave e livre de imperfeições.

Escovação à seco para pernas inchadas

5. Massagem com aloe vera e óleo de hortelã

Se desejarmos, podemos realizar um tratamento completo com todos esses remédios. Finalmente, não podemos esquecer os benefícios de uma boa massagem ou automassagem. Desta forma, aumentaremos os efeitos de todos esses métodos e, como acréscimo, também nutriremos a pele em profundidade.

Se quisermos obter um alívio ainda maior, podemos usar o gel frio de aloe vera, que é hidratante e suavizante. Além disso, é conveniente adicionar algumas gotas de óleo essencial de hortelã. Assim, você aumentará a sensação de frescos e ativará a circulação.

A massagem deve sempre começar com os pés e ir subindo, com uma pressão leve ou média. A pele será impregnada com um delicioso aroma herbal e muito hidratada.

Nota final

Além de recorrer a esses remédios caseiros que mencionamos acima, é essencial que você siga as recomendações do seu médico e mantenha um estilo de vida saudável.

Alimente-se bem, pratique atividade física diariamente, evite excessos e mantenha a consistência e moderação em tudo o que você faz.

  • Campero Téllez, K. Evaluación del efecto relajante de piernas de un gel elaborado a base de extractos de Cupressus sempervirens L., Vitis vinífera L., Arnica montana L., Matricaria recutita L. y Mentha x piperita L (Químico Farmacéutico Industrial). Instituto Politécnico Nacional, Escuela Nacional de Ciencias Biológicas, México. 2016. Disponible en: https://tesis.ipn.mx/bitstream/handle/123456789/25535/CAMPERO%20T%C3%89LLEZ%20KARLA%20VANESSA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
  • García-Casal Maria Nieves, Pons-Garcia Héctor E. Dieta e inflamación. An Venez Nutr  [Internet]. 2014  Jun [citado  2018  Nov  02] ;  27( 1 ): 47-56. Disponible en: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&;pid=S0798-07522014000100009&lng=es.
  • López Córdova, A. M. El masaje terapéutico profundo como método de prevención en varices tipo i y ii en el personal docente que labora en la escuela particular Carmen Barona de la ciudad de Ambato (Licenciada en Terapia Física), Universidad Técnica de Ambato, Facultad de Ciencias de la Salud, Ecuador, 2013. Disponible en: http://repositorio.uta.edu.ec/jspui/handle/123456789/3646