Como limpar sapatos de couro: 5 conselhos úteis

8 de outubro de 2019
Os sapatos de couro requerem um cuidado especial para serem mantidos em ótimas condições. Devido a isso, vamos compartilhar 5 dicas interessantes para limpá-los sem dificuldade. Tome nota!

Limpar sapatos de couro é uma tarefa que pode ser tediosa quando se desconhece a técnica adequada. Apesar de existirem produtos especializados que facilitam esse processo, é conveniente conhecer algumas dicas que permitem deixá-los impecáveis e macios sem gastar muito. Você quer conhecê-las?

5 conselhos para limpar os sapatos de couro

A melhor maneira de conservar os sapatos de couro em perfeito estado é realizando a manutenção após cada uso. Embora às vezes nos esqueçamos, na superfície vão se acumulando restos de sujeira que podem acelerar a deterioração do material. Como facilitar sua limpeza?

1. Limpar os sapatos de couro com uma escova ou um pano

Homem limpando sapatos

A primeira recomendação para limpar os sapatos de couro é eliminar a sujeira de sua superfície com a ajuda de uma escova macia ou um pano. Se o sapato tiver cadarços, o ideal é lavá-los separadamente com água e sabão para que fiquem completamente limpos.

  • Passe o pano ou a escova em várias direções, fazendo uma leve pressão para remover o pó superficial. Para finalizar, passe um pano seco e limpo no sapato.

Não deixe de ver esse artigo: Sapatos velhos: formas de reciclá-los

2. Água e vinagre branco

Uma solução de água e vinagre branco pode ajudar a retirar as manchas que deixam marcas na superfície desse tipo de sapato. No entanto, é importante aplicar essa solução de maneira uniforme, não só na parte manchada, visto que pode acentuar as manchas.

  • Após aplicar a solução sobre o sapato, seque com um pano limpo e macio, e deixe sob o sol.

3. Azeite

O azeite é útil quando os sapatos estão com um aspecto opaco e sujo.

A aplicação de azeite sobre os sapatos de couro pode deixá-los mais lisos e brilhantes. Por isso, se estiverem parecendo opacos e sujos, experimente utilizar essa dica.  É ideal para substituir as ceras e os produtos especiais.

  • Aplique algumas gotas de azeite sobre os sapatos e esfregue com um pano limpo e macio.

4. Pó de talco para as manchas de gordura

As manchas de gordura costumam ser bastante evidentes nas superfícies do couro. Felizmente, elas podem ser removidas com facilidade usando pó de talco. Esse ingrediente absorve a gordura e evita que se formem manchas sobre o material.

  • Para começar, seque a mancha de azeite com um pano limpo e seco de algodão até que a umidade desapareça. Tenha cuidado ao limpar a gordura, pois ao esfregá-la, você pode acabar aumentando a mancha.
  • Em seguida, aplique o pó de talco sobre a área desejada e deixe descansar a noite toda.
  • Na manhã seguinte, chacoalhe os sapatos e retire os resíduos com uma escova macia.

Leia também: 10 truques curiosos para deixar seus sapatos como novos

5. Casca de banana

Você sabia que pode limpar os sapatos de couro com uma casca de banana? Apesar de frequentemente ser considerada um resíduo, é possível aproveitá-la utilizando para outros fins em casa. Os compostos que a casca tem em sua parte interior ajudam a remover os resíduos que se acumulam sobre o couro, deixando a superfície brilhante.

  • Pegue uma casca de banana e passe a parte branca nos sapatos. Em seguida, use um pano de algodão para polir até retirar os resíduos. Por fim, deixe-os secar ao ar livre.

Como limpar os sapatos de couro por dentro?

A limpeza interna é fundamental para eliminar fungos e odores desagradáveis

Depois de limpar os sapatos de couro por fora, é o momento de limpar a parte interna a fim de evitar a proliferação de germes e odores desagradáveis. Se ignorarmos essa etapa, o suor e as bactérias que se acumulam no interior vão acabar causando odores indesejados e infecções.

Instruções

  • Para começar, umedeça um pano com água e algumas gotas de amoníaco. Em seguida, passe-o no interior dos sapatos e os deixe secar à sombra.
  • Mais tarde, quando os sapatos já estiverem secos, passe em seu interior uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio. Chacoalhe-os para que o bicarbonato fique bem distribuído.
  • Deixe agir a noite toda e, na manhã seguinte, retire os resíduos.
  • Por fim, lembre-se de aplicar um pouco de talco para os pés antes de usar os sapatos com o objetivo de evitar o mau cheiro.

Você ainda não tem o costume de limpar seus sapatos de couro? Anote essas dicas simples e deixe-os como se fossem novos. Como você pôde notar, são muito fáceis de aplicar e não requerem grandes investimentos.