Aprenda a limpar cada tipo de sapato

· 23 de março de 2019
Os sapatos são um componente fundamental do traje de cada pessoa. Quer coisa melhor do que usar sapatos brilhantes todos os dias? Nós lhes contaremos alguns segredos para conseguir isso.

Além de sua qualidade, o cuidado com os sapatos é essencial para que eles durem vários anos. Você quer saber quais requisitos de limpeza cada um possui de acordo com o material? Aqui estão algumas dicas para limpar cada tipo de sapato.

Como limpar cada tipo de sapato?

1. Sapatos de couro

É uma pergunta muito comum entre aqueles que possuem este tipo de calçado, que se distingue pela sua elegância e durabilidadeO sapato de couro é uma das escolhas favoritas de muitas pessoas, portanto, é fundamental saber quais cuidados devemos ter com eles.

Os primeiros passos deste processo de limpeza serão limpar os cadarços e passar uma escova macia por todo o calçado. Assim, você removerá as partículas de sujeira que dificultam o método de limpeza.

Em seguida, você deve colocar duas xícaras de água em temperatura ambiente em um recipiente e adicionar uma quantidade considerável de detergente neutro. Com um pano ligeiramente molhado, limpe o sapato com esta preparação.

Finalmente, enxágue outro pano apenas com água e, depois de passar no calçado, enxugue-o com outro completamente seco. Por fim, você pode polir o sapato para dar um toque de brilho final e deixá-lo como novo.

2. Sapatos de camurça

Na hora de consultar como limpar cada tipo de sapato, sem dúvida a camurça é o material que apresenta mais incertezas. É uma característica muito suave e distinta para o calçado, mas a limpeza pode ser uma verdadeira dor de cabeça se não tivermos a informação correta.

Estes sapatos exigem uma escovação diária. Importante: faça isso com uma escova macia e sempre na mesma direção. Além disso, os protetores de camurça são muito eficazes para preservar o bom estado deste calçado.

Para remover a sujeira mais profunda, você pode passar a mesma escova com um pouco mais de força. Se eles estiverem manchados com lama, um bom truque é colocá-los ao sol até secarem e depois esfregar com uma toalha ou uma escova de camurça.

Confira também: 10 truques curiosos para deixar seus sapatos como novos

limpar cada tipo de sapato: seja cuidadoso com a camurça

Seu sapato está com uma mancha que parece não sair? Tente removê-la passando uma borracha nela. Esse truque geralmente funciona. Há também uma opção mais específica para isso: as borrachas de camurça.

Finalmente, se os sapatos tiverem sido molhados com água e a mancha não desaparecer, você pode molhar o sapato completamente com um pano úmido. Em seguida, coloque papel ou outro material dentro do calçado para preservar sua forma e deixe secar ao sol. Após ter se livrado da umidade, você pode limpá-lo com o processo que mencionamos anteriormente.

3. Sapatos de lona

Primeiro, para remover a poeira, você pode usar um elemento tão simples quanto uma escova de dentes antiga. Para a sola, que geralmente suja um pouco mais, principalmente em cores claras, você pode usar uma mistura de bicarbonato de sódio com água e escova.

Além disso, você também tem a possibilidade de colocá-los na máquina de lavar para uma lavagem com água fria. Se você fizer isso, deixe-os secar ao sol para que eles não sejam afetados pela umidade.

Por outro lado, não podemos esquecer dos cadarços. Para limpá-los, prepare em uma tigela duas xícaras de água morna com uma colher de chá de detergente para lavar louças e deixe de molho.

Esta combinação também pode ser usada para os sapatos se você a aplicar com uma escova macia. Depois de fazer isso, você terá que enxaguar com água fria, escorrê-los e deixá-los secar com algo dentro para que eles não se deformem.

4. Sapatos esportivos

Este é o tipo de sapato que usamos todos os dias. Como não poderíamos falar sobre como limpá-lo? Devido às suas características, eles oferecem mais algumas possibilidades de limpeza.

Primeiro, e como fizemos anteriormente, deixe os cadarços de molho em água com detergente. Em seguida, aplique a mesma mistura em um pano e limpe os sapatos com ela.

Neste caso, não é aconselhável usar uma escova, exceto em áreas brancas; pasta de dentes irá ajudá-lo a dar ainda mais brancura a este calçado. O último passo, como sempre, será deixá-los secar ao sol pelo tempo que for necessário.

Não deixe de ler: Sapatos velhos: formas de reciclá-los

Para limpar seus sapatos use os elementos que achar mais confortáveis

5. Sapatos de couro envernizado

Embora eles não sejam os mais usados, o couro envernizado não pode ser deixado de fora quando se fala sobre como limpar cada tipo de sapato. Muitos recomendam usar limpador de vidro com um pano seco para limpá-los; para as manchas, entretanto, o algodão com vaselina ou cera para móveis tem se mostrado eficaz. Além disso, esses produtos servem para restaurar o brilho do calçado.

Também é possível usar o vinagre para essa finalidade, principalmente quando eles estiverem muito sujos. Simplesmente umedeça o sapato com este produto e esfregue suavemente; não esqueça que este é um produto ácido. O álcool é outro elemento útil para remover as manchas.

Você sempre encontrará uma técnica adequada para limpar cada tipo de sapato. No momento de deixá-los brilhando, é essencial ter o conhecimento básico para não estragar seus calçados preferidos.

  • Ramirez, J. (2002). EL PROCESO DE CURTIDO. La generación de residuos en cada etapa. Forcillo.
  • Ricardo-da-silva, J. M., Sousa, I., & Laureano, O. (1980). Propiedades de los Alcoholes. Vitis.
  • Brunon, A., Maitre, M., Petiot, S., Romain, M., & Pélissier, J. (2004). Zapatos ortopédicos. {EMC} – Kinesiterapia – Medicina Física. https://doi.org/10.1016/S1293-2965(04)41485-6