11 razões pelas quais seus pés transpiram em excesso

· 31 de julho de 2018
Ainda que possa se dever a questões médicas que requeiram um diagnóstico e um tratamento, geralmente a sudorese dos pés se deve a fatores que podem ser solucionados facilmente.

Você sente que seus pés suam em excesso? Todos temos experimentado este problema uma vez na vida, e já sabemos que pode ser muito incômodo.

Por sorte, para a maioria das pessoas se trata de um episódio isolado, oriundo de realizar uma longa caminhada, ou porque o clima está muito quente.

Certamente se este problema ocorre de forma recorrente, você deve saber que as razões podem ser muito diversas, mas que geralmente se trata de uma condição natural.

Na maioria dos casos pode dever-se a fatores médicos, e a um asseio inadequado.

Aqui diremos a você nas razões pelas quais seus pés transpiram demais. Preste atenção e identifique qual deles pode ser o seu motivo.

No caso de você não poder controlar esse incômodo, recorra ao seu podólogo para que lhe ajude a encontrar a solução.

1.Seus pés transpiram demais porque você escolhe o calçado erradoAlguns sapatos fazem com que os pés transpirem em excesso

Esta é uma das principais razões pelas quais seus pés transpiram demais, mas também a mais fácil de ser solucionada.

Os sapatos são artigos muito importantes, mas poucas vezes prestamos a atenção que eles requerem. Se você costuma usar calçados fabricados com materiais sintéticos, ou muito apertados, certamente vai sofrer as consequências.

Isso se deve ao fato de que o calçado sem ventilação ou de material inadequado aumenta a sudorese dos pés.

O ideal é que você escolha sapatos de materiais naturais, e com boa ventilação.

Além disso, este deve adaptar-se às suas necessidades e evitar problemas como unhas encravadas.

 Veja também este artigo: 15 truques para recuperar roupas e sapatos que pareciam arruinados

2.Meias de má qualidade

O uso de materiais sintéticos ou fibras plásticas na fabricação de suas meias, as vezes se tornam recorrentes. Isso pode acontecer por motivo de economia ou porquê você escolheu o tipo de meia da qual você gostou da textura.

  • A má notícia é que as fibras sintéticas aumentam a temperatura de seus pés
  • Isso não será um problema no tempo frio ou durante a noite. Mas com certeza em climas quentes, ou ao praticar um esporte representa um grande risco.

3.Seus pés são prisioneiros de seus sapatos

Quem sabe você é uma pessoa muito ocupada e seus pés passam o dia todo encerrados em seus sapatos. Se você não tiver tempo para usar sandálias ou sapatos mais cômodos poderá ter seus pés suando em excesso.

  • Tente livrar-se dos sapatos algumas horas durante a tarde ou a noite.
  • Para evitar as lesões procure ter boas sandálias de banho. Além disso, é uma boa ideia que, por alguns dias da semana, você escolha usar sapatos abertos e cômodos.

4.AlimentaçãoOs alimentos picantes fazem com que os pés transpirem em excesso

É provável que você não tenha analisado, ou que não acredite, mas alimentos que aumentam a transpiração de seus pés. É o caso dos alimentos picantes, dos refrescos, e da cafeína. Se você sofre com o excesso de suor e seus pés, evite-os por alguns dias da semana.

No caso de verificar que a situação melhore, assegure-se de limitar o consumo desses produtos.

5.Problemas de saúde

Entre Outras razões pelas quais seus pés transpiram em excesso incluem as doenças como:

  • Diabetes
  • Enfermidades que alteram o sistema nervoso
  • Problemas no fígado
  • Prisão de ventre

Se você tem certeza que seus sapatos e meias são adequados, e sua alimentação está livre dos produtos que mencionamos, mas o problema continua, recorra a um médico para verificar se você tem estes problemas médicos.

6.Hiperidrose

A hiperidrose é uma condição que deve ser determinada pelo seu médico.

Trata-se da falha nas glândulas sudoríparas em determinadas áreas do corpo que fabricam o suor em excesso sem um motivo aparente.

Nos casos severos de hiperidrose se pode realizar um tratamento para controlar o problema. Nos casos mais extremos pode-se requerer um tratamento cirúrgico muito simples.

7.Falta de asseio

Esta é uma das razões óbvias da sudorese excessiva. Se você não manter um correto asseio em seus pés é provável que estes comecem a suar demais.

Através do suor do corpo liberamos toxinas. Se estas se sentem presas nos pés, buscam uma forma de liberar-se mediante o suor excessivo.

É conveniente:

  • Lavar sempre os pés
  • Secá-los corretamente
  • Trocar as meias diariamente
  • Usar talco

8.Fatores emocionaisMulher preocupada porque seus pés transpiram em excesso

Uma das razões pela quais seus pés suam em excesso pode ser seu estado de ânimo.

É provável que você sinta seus pés muito molhados em situações nas quais se sente nervoso, aborrecido com medo, estressado, ou excitado.

Se está passando por um momento onde suas emoções estão fora de controle, procure acalmar-se para evitar a sudorese excessiva nos pés.

Recomendamos que você leia: Elimine o mau odor nas axilas com estes seis remédios caseiros

9. Genética

Em outros casos, a sudorese em excesso tem origem na genética.

Você percebe que os membros de sua família suam em excesso. Se for assim, você não terá muitas opções, exceto buscar a solução em produtos cosméticos que controlam o problema.

10. Infecções

As infecções encontram um habitat perfeito no pé se não forem mantidos limpos.

 A proliferação de fungos é resultado de uma maceração de bactérias e afetam tanto as unhas como resto do pé.

Se você sofre desta condição pode aplicar creme contra as infecções. Estes cremes podem ser encontrados nos supermercados e são muito econômicos.

11. Apego a um calçado

Você tem um par de sapatos que não deixa de usar porque são seus favoritos? Usa por muitos dias seguidos o mesmo calçado?

No caso de que este par de sapatos na verdade lhe agrade muito, adquira mais de um. Assim você pode aproveitar e ter várias cores que facilitem a combinação com vários de seus looks.