As 10 melhores frutas para combater a retenção de líquidos

Apesar de se destacarem pela sua doçura, os figos são diuréticos e laxantes, por isso podem nos ajudar a combater a retenção de líquidos e até mesmo a perder peso. Conheça outras frutas eficazes para isso.
As 10 melhores frutas para combater a retenção de líquidos

Última atualização: 18 Fevereiro, 2021

O melão e a melancia estão entre as melhores frutas para combater a retenção de líquidos de forma natural. A razão? Seu alto teor de água ajuda a estimular a micção. Por isso, é conveniente integrá-los a uma alimentação balanceada.

Mantendo uma boa rotina de exercícios, assim como uma boa hidratação, consegue-se uma alimentação balanceada. Porém, aumentando o consumo de alimentos com propriedades diuréticas é possível sentir um maior alívio.

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos é uma acumulação de água nos tecidos do nosso corpo. Esse distúrbio também é conhecido pelo nome de edema e é caracterizado por causar inflamação. Especialmente em áreas do corpo como pés, tornozelos, pernas, barriga ou rosto.

Causas

As causas mais comuns da retenção de líquidos são as seguintes:

  • Sedentário.
  • Circulação ruim.
  • Alimentos pouco saudáveis, pré-cozidos, fritos, embalados, etc. Geralmente são muito ricos em sal.
  • Tempo quente: calor, pressão atmosférica e umidade são fatores que aumentam a retenção de fluidos.
  • Certos medicamentos, como corticosteroides, anti-hipertensivos ou tratamentos hormonais.
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez, menopausa ou antes do período menstrual.
  • Algumas doenças, como insuficiência venosa, renal ou cardíaca, hipotireoidismo, etc.

Os especialistas apontam ainda que “há outras causas relacionadas aos medicamentos (bloqueadores dos canais de cálcio), com distúrbios da distribuição da gordura subcutânea (lipedema), endócrinas (hipotireoidismo) e em alguns casos a origem é desconhecida”.

Dependendo da causa do edema, o tratamento que o médico irá indicar será um ou outro. No entanto, em todos os casos, inclui a melhora dos hábitos de vida, o que por sua vez implica uma melhora na alimentação.

Frutas para combater a retenção de líquidos

O consumo regular de frutas é altamente recomendável para usufruir da saúde e do bem-estar. Porém, caso você queira combater a retenção de fluidos, as melhores opções são as seguintes, que comentaremos a seguir.

1. Abacaxi para combater a retenção de líquidos

Abacaxi para combater a retenção de líquidos

O abacaxi é uma excelente fruta tropical para combater o inchaço e melhorar a digestão, graças ao seu teor de água. Além disso, é fonte de iodo, vitamina C e bromelaína, uma enzima com propriedades benéficas para a saúde, segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição.

2. Pera

Diurética e refrescante, a pera é ideal para ser consumida a qualquer hora. Devido ao seu conteúdo antioxidante, é considerada um alimento recomendado para complementar a dieta alimentar e também para cuidar da saúde da pele e dos cabelos.

Segundo os especialistas da Associação 5 por dia não só apresenta um elevado teor de água mas também “quantidades apreciáveis ​​de fibras (2,3 g/100g), principalmente a lignina, por isso é considerada um alimento que contribui para a prevenção e tratamento da constipação”.

É dito que seu sabor doce ajuda a mitigar a ansiedade ao comer, por isso é recomendada em dietas para emagrecer.

3. Melancia

Melancia

A melancia, devido ao seu alto teor de água e fibras, é um alimento muito diurético e satisfatório. Segundo os especialistas da FEN “é muito apreciada por ser refrescante e rica em água e sais. Especificamente, é a fruta que contém a maior quantidade de água (95% do peso)”. Além disso, é uma fonte de licopeno.

4. Toranja para combater a retenção de líquidos

toranja é outra fruta com alto teor de água e fibras que deve ser ingerida no combate à retenção de líquidos. Além disso, também é fonte de várias vitaminas e minerais.

5. Melão

Melão e melancia

O melão é um antioxidante, diurético, saciante e laxante, por isso é uma das melhores frutas no combate à retenção de líquidos. É altamente recomendável consumir fora das refeições.

6. Mirtilos

O mirtilo é conhecido por ser uma excelente fonte de antioxidantes e fibras, essenciais para a manutenção da saúde de todo o corpo. Eles podem ser incluídos regularmente na dieta para combater a constipação e a retenção de líquidos.

7. Mamão papaia para combater a retenção de líquidos

Mamão papaia para combater a retenção de líquidos

O mamão é uma fruta carnuda de sabor adocicado que, além de conter muita fibra, também contém um alto percentual de água. Portanto, ajuda a regular o trânsito intestinal, a combater a acidez, a eliminar os líquidos retidos e a prevenir as parasitoses intestinais. Além disso, contém papaína, uma enzima que está sendo estudada por seu potencial medicinal.

8. Manga

Outra fruta que combate a retenção de líquidos é a manga. Fornece várias vitaminas e minerais essenciais, bem como fibras e antioxidantes. Por este motivo, considera-se que ela facilita a digestão e evita gases ou a acidez.

Os especialistas da Associação 5 ao dia indicam que “as frutas verdes são ricas em vitamina C e contêm uma quantidade moderada de pró-vitamina A, enquanto as mangas maduras são uma importante fonte de pró-vitamina A (principalmente na forma de betacarotenos), sendo moderadas sua contribuição de vitamina C”.

9. Figo

Os especialistas do FEN indicam que “depois da água, o componente majoritário dos figos frescos é composto de carboidratos (glicose, frutose e sacarose). Aliás, junto com a banana, a nata e a uva, o figo é uma das frutas com maior teor de açúcar”. Portanto, é melhor consumi-los com moderação dentro de uma dieta balanceada.

10. Tangerina

Além de rica em água, fibras e vitamina C, essa deliciosa, suculenta e aromática fruta cítrica fornece outros nutrientes essenciais, embora em menor quantidade. Portanto, é altamente recomendável incluí-la regularmente na dieta. Especialmente se houver retenção de líquidos.

É hora de você começar a aproveitar todas essas frutas para combater a retenção de líquidos e melhorar a sua alimentação. Lembre-se de que embora o ideal seja degustá-las sempre em sua forma natural, também é possível consumi-las em sucos caseiros e outras formas igualmente saborosas.

Pode interessar a você...
5 conselhos para eliminar líquidos retidos em seu organismo
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 conselhos para eliminar líquidos retidos em seu organismo

O sistema linfático costuma se encarregar de drenar estes componentes, mas quando este apresenta alguma incapacidade, os líquidos retidos se acumulam.