Gaspacho de aspargo verdes: saborosa receita!

20 de fevereiro de 2019
O gaspacho de aspargos verdes não é apenas uma receita deliciosa e diferente, mas também é muito adequada para purificar o organismo, devido às propriedades diuréticas do seu ingrediente principal.

O excelente fato sobre as receitas vegetarianas é que nos dão a oportunidade de aproveitar ao máximo os ingredientes. Além disso, estas também são um desafio para a imaginação no momento de cozinhar. Por esta razão, hoje você vai aprender como fazer um gaspacho de aspargos verdes em casa.

Tal como você está lendo, o gaspacho de sempre, mas com o melhor dos aspargos, que contribuem com um benefício inesperado para o seu organismo, e são depurativos. E, se isso não bastasse, também ajudam a perder os quilos extras.

Além do mais, como um creme frio, o gaspacho de aspargos verdes é excelente para ser consumido como um almoço leve, mas carregado de proteína. Isso se deve, em grande parte, aos elementos presentes na receita; especialmente o caldo, que contém muitas vitaminas e poucas calorias.

Segredo do sabor tão delicioso desse gaspacho

Agora, o que torna esta preparação especial? Simplesmente porque você a pode tê-la pronta em poucos minutos, e é tão tradicional quanto o pão. Deve-se destacar que, se você estiver fora do território espanhol, poderá achar isso um pouco estranho (e é normal), mas este prato é típico daquele país.

Às vezes, é geralmente acompanhado de fatias de pão, e é consumido à temperatura ambiente. Daí o termo “creme frio”, ou “sopa fria”. O certo é que, por ser tão delicioso, não importa de onde você esteja lendo, encontrará prazer em cada porção que provar.

Do mesmo modo, este prato não tem muitas complicações, e você pode facilmente tê-lo pronto em menos de 30 minutos. É muito simples de fazer, e com uma contribuição nutritiva e deliciosa para a sua saúde. No entanto, há uma diferença marcante no gaspacho tradicional da Andaluzia. Ou seja, esta versão é uma adaptação para as pessoas que praticam o vegetarianismo. Existem algumas mudanças substanciais em relação ao original:

  • Esta receita não leva tomate.
  • Também não inclui pepino, ou pimentas de nenhum tipo.

Você também pode adicionar alguns pedaços de pão, ou o que preferir, e que se adapte à sua ética e cultura culinária. No entanto, o que se mantém é o sabor dos ingredientes, que tornam este gaspacho de aspargos verdes tão especial e saudável.

Receita de gaspacho de aspargos verdes

Por que aspargos? O que fornecem para a saúde?

Aspargos verdes para a receita de gaspacho

Os aspargos pertencem ao grupo de plantas chamadas “herbáceas”, portanto, são um vegetal. Mas não se confunda: não se trata de qualquer tipo de vegetal ou verdura. De fato, a classe específica que você usará para esta receita é bem conhecida, e tem implicações importantes para a saúde do corpo.

Os aspargos selvagens são os substitutos do tomate nesta preparação, porque ajudam o seu organismo a limpar as impurezas acumuladas. Ao mesmo tempo, permitem que o sabor do vegetal não interfira no caldo, ou outros ingredientes.

Descubra: 4 sopas detox para desintoxicar seu organismo de maneira deliciosa

Ingredientes

Ingredientes para a receita de gaspacho de aspargo verdes

  • 1 punhado de aspargos verdes (180 g)
  • 1 ovo cozido
  • 2 dentes de alho sem pele
  • 1 colher de sopa de vinho branco (15 ml)
  • 2 xícaras de água filtrada (500 ml)
  • 1 batata grande, ou 2 médias (180 g)
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem (30 ml)
  • 2 colheres de sopa de vinagre de xerez (30 ml)
  • 1 colher de sopa de sal marinho (15 g)

Leia este artigo: Um maravilhoso tratamento com sal e azeite contra as dores articulares

Preparação

  1. Comece limpando os aspargos muito bem. Lembre-se de que, às vezes, eles estão cheios de terra, e você deve removê-la, o máximo possível.
  2. Após isso, você irá cortá-los e reservá-los. Não descarte as pontas.
  3. Em seguida, adicione algumas gotas de azeite em uma panela e, quando estiver quente, refogue um pouco os aspargos, até liberarem o aroma.
  4. Depois de ter passado pela panela, leve-os ao liquidificador, e acrescente o alho, o vinho, e a água.
  5. Processe por alguns minutos, até obter um creme mais ou menos homogêneo. Passe por uma peneira, e lá você vai notar como ficam as fibras do aspargo.
  6. Em seguida, adicione a gema do ovo cozido, juntamente com o vinagre de xerez e sal, e bata novamente. Desta vez, você vai colocando aos pouco as colheres de sopa de azeite. Depois disso, guarde na geladeira.
  7. Depois disso, descasque e corte as batatas e passe-as pela frigideira para fritá-las. Depois de fritas, adicione as pontas dos aspargos que você reservou, e frite-os também.
  8. Finalmente, corte a clara do ovo para combiná-la em uma guarnição, que você pode acompanhar com o gaspacho de aspargos verdes.

Se você quiser adaptar esta receita para torná-la vegana, basta fazer sem o ovo. Bom apetite!