Formas de terrários para decorar a casa

3 de abril de 2019
Aprenda o necessário para fazer seu próprio terrário em casa. Com poucos materiais, conseguirá resultados excepcionais.

Se você adora a natureza, as flores e as plantas, mas não tem em sua casa um jardim onde plantar isso tudo, propomos decorar a casa com terrários. Trata-se de uma ideia simples de fazer e o resultados é sempre muito bonito.

Para dar a sua casa diferentes gamas de cor, você pode realizar terrários naturais com pequenas peças decorativas, por exemplo, areia, pedras, ramos, flores secas ou cactos. A seguir, explicamos como prepará-los.

Confira também: Presentes: maneiras fáceis e econômicas de fazê-los

Terrário geométrico para decorar a casa

Características dos terrários

Um terrário é um pequeno recipiente, seja de cristal, vidro, madeira ou alumínio, que pode ser decorado com artigos naturais como plantas, ramos ou pedras. O mais comum é o recipiente de cristal, já que deixa ver o interior.

A falta de espaço nas casas faz com que possas pessoas possam contar com um terreno ou jardim. Por isso, os terrários são uma das melhores soluções para suprir essa falta de natureza dentro de casa.

Além disso, tratam-se de elementos decorativos extremamente versáteis, que poderão ser colocados na cozinha, na sala de jantar e estar e nos quartos.

Por último, estas pequenas obras de arte não requerem muita atenção, já que estas costumam ser completadas e decoradas com plantas simples e bem resistentes que raramente estragam no interior das casas.

Você certamente já viu muitos terrários, pois são cada vez mais pessoas que se animam a prepará-los em casa. Com o movimento DIY, “faça você mesmo”, podemos encontrar na Internet ideias preciosas tanto de decoração como de outros assuntos.

Desde um centro de mesa para um casamento, um terrário para nossas aromáticas, terrários para plantas, flores ou recipientes para introduzir grinaldas de luz LED que dão um toque de cor em nossa casa.

Se você sempre pensou em fazer um terrário, esta é sua chance. Para isso, oferecemos vários exemplo para que você se inspire, ainda que você sempre pode deixar sua imaginação voar e prepará-lo com os materiais que mais gostar. 

Terrários para decorar sua casa

Os terrários e os vasos são dois dos objetos que mais são utilizados para decorar uma casa, pois não ocupam muito espaço e também podem ser aromatizantes, já que podem ser utilizados para ambientar e absorver cheiros.

Existe uma grande diversidade de plantas e flores que podemos usar. As mais comuns são as plantas de interior ou os cactos, que não precisam de muita água. Outras opções são as samambaias que suportam bem a umidade, e as violetas africanas que são duras e não murcham.

Pode te interessar: 5 ideias de plantas os cactos de forma diferente

Enfeites naturais

A tendência de hoje em dia com relação à decoração da casa está relacionada com tudo que é antigo, o retrô e o vintage. Mas também é bem comum que a decoração esteja relacionada com motivos naturais. Por isso, os terrários estão na moda e são a ordem do dia com relação ao interiorismo. 

Terrário com pedras para decorar a casa

Materiais para fazer um terrário

O procedimento para prepará-lo é simples; precisa-se unicamente de terra, pedras, alguma planta de seu gosto e, logicamente, o recipiente.

Recomendamos certos tipos de plantas:

  • Bromélia.
  • Fitônia.
  • Acorus gramineus. 
  • Samambaia.
  • Peperomia caperata.
  • Pilea glauca. 
  • Tillandsia stricta. 

Estas plantas não precisam de muita luz e são ideais como plantas de interior; além disso, são muito fáceis de combinar entre eles.

Tipos de terrários para decorar

Os terrários podem ser de diferentes tipos, seja dependendo de seu tamanho, material ou pela maneira e o lugar que estão dentro de casa.

  • Terrários pendurados.
  • Terrários que se sustentam na parede.
  • Terrários que são colocados em vasos.
  • Terrários de exterior.
  • Terrários de interior. 
Tipo de terrário para decorar

Vantagens dos terrários para decorar

Estes terrários têm muitas vantagens, pois são uma das opções mais econômicas para decorar a casa. Mas, além disso, contam com os seguintes benefícios:

  • São muito vistosos e chamativos.
  • São originais e podem ser bem diferentes entre si.
  • Além disso, são fáceis de regar e, devido ao seu pequeno tamanho, não são difíceis de transportar.
  • Não precisam de longas horas de sol. As plantas aguentam na sombra e no interior.
  • Podem ser adicionados luzes para dá-los um toque divertido e que sirvam para iluminar durante as horas nas quais não haja sol. 

Em conclusão, existem muitas ideias para realizar terrários, somente devemos combinar texturas, materiais e plantas para fazer de cada um deles uma peça única.

Já decidiu seu estilo?

  • Dauner, EnriqueF. El Terrario Fácil. De Vecchi.
  • Legates, T. A., Fernandez, D. C., & Hattar, S. (2014). Light as a central modulator of circadian rhythms, sleep and affect. Nature Reviews Neuroscience. https://doi.org/10.1038/nrn3743