5 ideias de casas minimalistas

As casas minimalistas estão comprometidas em ter apenas o que é essencial para viver. Desta forma você pode-se apreciar a beleza das coisas e focar a atenção. Coisa que é mais difícil quando temos decoração e ornamentos em excesso.

Dentro dos estilos de design que predominam hoje, um dos mais aceitos é o minimalismo. Se você quiser saber o que é, ou quiser experimentar algumas de suas principais noções em sua casa, essas ideias de casas minimalistas podem ser muito úteis.

Em que consistem  as casas minimalistas? Trata-se de uma corrente arquitetônica que se concentra, como o nome indica, em ter o mínimo, o que é realmente indispensável.

Ludwig Mies van der Rohe, um renomado arquiteto germano-americano do século XX, foi seu impulsor. Uma única frase dele é suficiente para resumir a essência dessa corrente: “Menos é mais”.

As casas minimalistas destacam-se pela sua forma simples e pela sua incrível capacidade de se destacar a partir da simplicidade. O que aqueles que as constroem procuram é criar um espaço harmonioso e funcional. Logicamente, a estética não é deixada de lado. Pelo contrário, destina-se a eliminar os detalhes desnecessários.

Cozinha minimalista

O minimalismo aplica-se tanto ao exterior das casas quanto à sua decoração interna. Neste último aspecto, a importância da organização é fortemente enfatizada, e cada objeto deve ter o seu lugar.

Aspectos centrais do minimalismo

  • Simplicidade.
  • Funcionalidade.
  • Economia dos elementos, em geral.
  • Descarta qualquer tipo de elemento que não seja indispensável.
  • A natureza e a luz desempenham um papel predominante no design.
  • As linhas retas e os blocos de formas geométricas se destacam.
  • A monocromatização se impõe, especialmente em cores neutras.

Para atingir esses objetivos, as casas minimalistas utilizam madeira, vidro, aço inox, cromo, mármore e granito. Em termos de decoração, elementos naturais como madeira e a pedra desempenham um papel central.

5 excelentes ideias de casas minimalistas

Agora que estabelecemos os aspectos centrais do minimalismo, podemos listar algumas idéias de casas minimalistas. Você pode considerá-las para um projeto futuro, ou adaptá-las à sua casa para aproveitar essa tendência.

1. Que nada fique à vista no quarto

Quarto minimalista

A organização é essencial para a tendência minimalista. Portanto, é melhor evitar roupas jogadas ou penduradas pelo quarto. Pense no seu quarto a partir do básico: se você tirou uma foto dele, só deverá ver como fundo o essencial.

Os grandes aliados para este propósito são os grandes armários embutidos na parede. Além disso, pelo menos uma gaveta também será necessária.

Finalmente, se você conseguir pequenas mesas com grandes gavetas, elas serão bem vindas. Tente evitar tapetes e fotos desnecessárias. As estampas florais não contribuem muito nestes casos.

2. Cortinas brancas somam espaço

Como dissemos, o minimalismo é um estilo austero. Por isso, é lógico que aproveitar a luz natural será um de seus principais objetivos. Para isso, além das grandes janelas, você pode usar as cortinas brancas de tecidos translúcidos.

Ao contrário do que acontece com as cores escuras, tons claros geralmente dão a sensação de um maior espaço para a sala, e aumentam sua iluminação. Um detalhe que você pode adicionar é um grande espelho: o reflexo oferece um notável efeito amplificador dos espaços.

3. Procure a praticidade nos banheiros

Mulher tomando banho

Alguns aspectos que nomeamos nas ideias anteriores de casas minimalistas são aprimorados quando se fala sobre os banheiros. Neles há a necessidade de entrada de luz natural, a busca de foco na funcionalidade dos objetos, e o uso de elementos claros e limpos.

Uma boa dica para o banheiro é incluir portas de correr, pois permitem economizar muito espaço. A chave para isso é uma boa distribuição: tente respeitar as linhas geométricas.

Algumas outras ideias interessantes:

  • Coloque espelhos grandes.
  • Use pias ou banheiras com formas geométricas.
  • Aproveite os tons brancos com alguns detalhes de cor.
  • Use elementos como madeira ou pedra para decorar.
  • Deixe lugares para guardar coisas, como gavetas ou cestas de vime.

4. Cozinhas minimalistas

As seguintes ideias de casas minimalistas que propomos aqui dizem respeito à cozinha. Neste compartimento as cores da escala de cinza predominam, em móveis com formas geométricas. Alumínio, mármore, e granito são ótimos materiais para alcançar o efeito desejado.

As bancadas são amplamente utilizadas em cozinhas minimalistas. Elas têm a vantagem de que você pode colocar eletrodomésticos embaixo e, assim, ganhar muito espaço. O mesmo acontece com a geladeira: encaixá-la na parede é muito bom. Mais uma vez, a iluminação natural deve ser maximizada.

5. Sala de estar com espaço para todos

Sala de estar bem decorada

Além serem regidas pelos mesmos princípios que os compartimentos anteriores, as salas de estar minimalistas tentam não ter muitos móveis. As grandes janelas são uma característica delas, assim como o grande número de luminárias no seu interior.

Cores fortes para combinar com as neutras são permitidas, mas delicadamente. Pode ser uma peça de mobiliário, um sofá, ou uma pintura; a chave é não sobrecarregar o ambiente.

Por outro lado, tapetes e ornamentos desnecessários são evitados. A tecnologia, em todo caso, é mais que permitida. As televisões modernas proporcionam um toque diferenciado a toda a sala. Além disso, como se busca a funcionalidade, é uma excelente ideia combiná-las com equipamentos de som, para desfrutar de um bom filme.

Embora não precisem de muitos elementos, esses tipos de casas exigem colocar à prova a criatividade e a imaginação. Com estas idéias de casas minimalistas você pode ter um esboço inicial: agora pense nos seus gostos e mãos à obra!

Recomendados para você