Ideias originais para fazer velas de gel perfumadas

9 de agosto de 2020
Você está procurando ideias originais para decorar a sua casa? Conheça estas velas de gel perfumadas!

Se você gosta de artesanato e ideias de decoração para se sentir em casa, certamente já ouviu falar das velas de gel perfumadas. Porém, cabe destacar que estas são diferentes das convencionais devido ao material utilizado, um gel que oferece muitas possibilidades.

Esses tipos de velas de gel permitem que você as personalize totalmente. Você pode usar diferentes recipientes e elementos para criar objetos de decoração exclusivos e até presentes muito especiais para seus entes queridos. Saiba mais detalhes a seguir!

Como as velas de gel perfumadas são feitas?

Velas de gel perfumadas para fazer em casa
As velas de gel perfumadas são ideais para qualquer ambiente da sua casa. Elas não apenas exalam um aroma agradável, mas também servem para decorar.

Do que você vai precisar?

Para começar, estes são os materiais necessários para fazer as velas:

  • Recipientes de vidro (o copo deve ser um pouco grosso para permanecer quente e evitar bolhas)
  • Pavios para velas de gel
  • Cera em gel
  • Corantes
  • Óleos essenciais
  • Ornamentos

Você também vai precisar de uma panela ou outro recipiente para aquecer e derreter a cera em gel.

Como fazer?

Abaixo, detalharemos o processo de elaboração passo a passo:

  • Para começar, cole o final do pavio na base do recipiente. Alguns produtos já possuem uma guia para facilitar esta etapa. No entanto, é essencial garantir que você não use cola que possa ser inflamável.
  • Em seguida, corte a cera em gel e aqueça-a em uma panela até derreter. A temperatura para derreter este gel é de 200° C.
  • Neste momento, você pode adicionar as cores e os óleos essenciais de acordo com as suas preferências, e depois misturar bem.
  • Em seguida, você pode encher os recipientes com o gel líquido e com as decorações que quiser. Tome muito cuidado nesse passo para não se queimar.
  • Deixe esfriar e suas velas estarão prontas!

Ideias originais para fazer velas de gel perfumadas

O perfume certo

Velas decorativas
A melhor coisa de fazer as suas próprias velas de gel perfumadas é que você pode escolher o aroma que mais gosta.

Devemos destacar que nem todas as velas de gel são aromáticas. Uma essência é o toque final perfeito para este trabalho original. É o caminho para garantir que esses elementos decorativos também perfumem a atmosfera da casa.

Para isso, recomendamos o uso de óleos essenciais puros em vez de essências sintéticas. Alguns dos mais populares são os seguintes:

  • Cítricos: Ajudam a melhorar o humor.
  • Lavanda: Possui propriedades calmantes.
  • Hortelã: Refresca e limpa o ambiente.
  • Eucalipto: Favorece a função respiratória.
  • Canela: É afrodisíaca e estimulante.

Talvez você possa se interessar: 6 óleos afrodisíacos que você deve experimentar

O que usar para decorar?

Como as velas criam um efeito como se fosse um líquido, permitem imitar diferentes paisagens ou cenas. Não hesite em usar areia, pedras, figuras, elementos marinhos, etc.

Podemos até recuperar objetos de valor emocional para nós ou pequenos brinquedos da infância para criar uma memória preciosa na forma de uma vela de gel. Diferentes cores e essências permitirão que você crie uma experiência sensorial única.

Não deixe de ler: 6 dicas rápidas para a decoração de interiores

Os recipientes mais originais para suas velas de gel perfumadas

Velas aromáticas
A escolha de recipientes diferentes para fazer essas velas perfumadas permitirá adicionar uma decoração extra à sua casa.

Nesse ponto, você pode deixar sua imaginação voar para criar velas de gel perfumadas diferentes e originais. Além disso, você pode aproveitar os recipientes que já possui em casa e reciclá-los, como copos, canecas, canecas de cerveja ou potes de iogurte de vidro.

As possibilidades são infinitas. Por que não fazer uma grande vela de gel com um aquário que você não usa maisUm jarro, um vaso de flores, aquelas taças de champanhe que você não usa mais ou algumas taças de licor que estão apenas retendo poeira. Procure e você vai encontrar diversas opções!

Agora você tem muitas ideias como ponto de partida para começar a fazer suas velas de gel perfumadas. Além disso, convide outros membros da sua família para fazer com você. Certamente as crianças vão adorar participar!

Essas velas também são ótimas como presentes personalizados ou lembrancinhas para ocasiões especiais, como batismos, comunhões ou casamentos. Aproveite essa ideia para criar objetos que ninguém vai esquecer.

  • Gnatta, J. R., Dornellas, E. V., & Da Silva, M. J. P. (2011). O uso da aromaterapia no alívo da ansiedade. ACTA Paulista de Enfermagem. https://doi.org/10.1590/S0103-21002011000200016
  • Prabuseenivasan, S., Jayakumar, M., & Ignacimuthu, S. (2006). In vitro antibacterial activity of some plant essential oils. BMC Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1186/1472-6882-6-39
  • Viuda-Martos, M., Ruiz-Navajas, Y., Fernández-López, J., & Perez-Álvarez, J. (2008). Antibacterial activity of lemon (Citrus lemon L.), mandarin (Citrus reticulata L.), grapefruit (Citrus paradisi L.) and orange (Citrus sinensis L.) essential oils. Journal of Food Safety. https://doi.org/10.1111/j.1745-4565.2008.00131.x