Como controlar a ansiedade usando óleos essenciais

06 Março, 2020
Você sofre de ansiedade? Experimente esses óleos essenciais de várias maneiras diferentes para reduzi-la e mantê-la sob controle.
 

Talvez você já tenha se perguntado como controlar a ansiedade de uma maneira que não seja tomando medicamentos que causam efeitos colaterais. Entre estes efeitos, podemos citar a fadiga, o desânimo e a apatia. A seguir, você descobrirá uma alternativa natural para reduzir a ansiedade graças ao uso de certos óleos essenciais.

Diversos artigos de atenção primária mostram que uma em cada quatro consultas tem relação com a ansiedade. Isso é bastante grave. A seguir, descobriremos como controlar a ansiedade com a ajuda de três óleos essenciais.

Como controlar a ansiedade com óleos essenciais

1. Lavanda

Óleo essencial de lavanda
A lavanda é um dos óleos essenciais mais tradicionais, com efeitos calmantes e relaxantes.

A primeira maneira de controlar a ansiedade não poderia ser outra senão o óleo essencial de lavanda. Esta é uma planta que muitos consideram medicinal devido às suas propriedades calmantes e relaxantes.

Como podemos usá-lo para essa finalidade? Colocando uma gota deste óleo essencial em um difusor ou fazendo uma massagem suave. Ele oferece os seguintes benefícios:

  • Estimula o estado emocional positivo.
  • Reduz a fadiga causada pelo estresse.
  • Reduz a hostilidade.
  • Promove a harmonia e o equilíbrio das emoções.
 

Uma dica para melhorar os efeitos da lavanda quando sofremos de ansiedade é tomar um banho de água quente. Para fazer isso, coloque algumas gotas deste óleo essencial na água. Este é um remédio ideal para pessoas com ansiedade utilizarem pelo menos a cada quinze dias para manter este sentimento sob controle.

2. Gerânio para controlar a ansiedade

O óleo essencial de gerânio é pouco conhecido. No entanto, assim como a lavanda, ele possui propriedades muito benéficas que podem ser de grande ajuda para todos aqueles que estão sofrendo um período de ansiedade.

Como no caso anterior, podemos usá-lo em um difusor para que seu aroma se espalhe por toda a casa e nos forneça todos os benefícios da aromaterapia.

  • Ajuda a reduzir estados de ansiedade e agitação.
  • Permite equilibrar o sistema nervoso.
  • Melhora as mudanças de humor.
  • Reduz a fadiga nervosa.

É importante dizer que este óleo essencial pode ser misturado com o de lavanda. Assim, podemos aumentar seus efeitos e receber benefícios duplos.

Como controlar a ansiedade com essa mistura? Existe um truque, além de colocar esse óleo em um difusor: faça uma massagem suave nos pés com essa mistura ou nas partes do corpo que estiverem mais tensas.

3. Ylang ylang

Ylang ylang
Embora pouco conhecida, esta flor tem a capacidade de acalmar estados de ansiedade.
 

Se quiser descobrir como controlar a ansiedade com outros óleos essenciais, você também pode usar o ylang ylang, cujo significado é “flor de flores”. É um óleo pouco conhecido, mas cujas propriedades podem ter um impacto surpreendente para reduzir e acalmar os estados de ansiedade:

  • É um antidepressivo natural.
  • Permite reduzir a tensão nervosa.
  • Ajuda a controlar o medo e as frustrações.
  • Favorece uma boa autoestima.

No caso de estarmos em um estado de alta ansiedade, podemos fazer uma inalação com o vapor do óleo: ferva a água e adicione algumas gotas desse óleo essencial. Quando a água ferver, com uma toalha sobre a cabeça, inspire o vapor do óleo essencial de ylang ylang.

Dicas adicionais para controlar a ansiedade

Além de utilizar os óleos essenciais mencionados das diferentes maneiras indicadas, é importante realizar outros tipos de ações. Por exemplo, podemos colocar o óleo essencial desejado em um difusor e meditar por cerca de cinco ou dez minutos. Dessa maneira, o estado de relaxamento será muito maior.

Além disso, é preciso ressaltar a importância do exercício físico. Se não você não gosta de correr, pode praticar ioga, uma atividade muito positiva para reduzir a ansiedade e que nos traz muito bem-estar. Além de tudo isso, procurar um psicólogo é essencial nesses casos.

Esperamos que você tenha aprendido a controlar a ansiedade com esses remédios naturais. Também encorajamos você a iniciar um processo de terapia, pois o profissional vai entender a causa da ansiedade e as ferramentas que podem ser colocadas em prática para enfrentá-la. Isso, juntamente com a ajuda dos óleos essenciais, vai lhe proporcionar um grande bem-estar.

 
  • Avello Lorca, Marcia, Fernández Rocca, Pola, Faundez Curiante, Benjamín, Zagal Montecinos, Ana María, Gordon Martí, Jenny, & Valenzuela Zambrano, Bárbara. (2011). Fitoaromaterapia como complemento para mejorar la salud laboral. Revista Cubana de Plantas Medicinales16(3), 279-295. Recuperado en 25 de febrero de 2019, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1028-47962011000300008&lng=es&tlng=es.
  • Fajardo Hurtado, L. Y. (2018). Efecto de los aceites esenciales en los síntomas emocionales de la ansiedad, depresión y estrés una revisión literaria.
  • Gnatta, Juliana Rizzo, Dornellas, Eliane Vasconcellos, & Silva, Maria Júlia Paes da. (2011). O uso da aromaterapia no alívo da ansiedade. Acta Paulista de Enfermagem24(2), 257-263. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002011000200016
  • Gnatta, Juliana Rizzo, Piason, Patricia Petrone, Lopes, Cristiane de Lion Botero Couto, Rogenski, Noemi Marisa Brunet, & Silva, Maria Júlia Paes da. (2014). Aromatherapy with ylang ylang for anxiety and self-esteem: a pilot study. Revista da Escola de Enfermagem da USP48(3), 492-499. https://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420140000300015