Massagem nos pés. Você sabe o quão benéfica ela é antes de dormir?

· 28 de agosto de 2016
De acordo com a reflexologia, os pés estão relacionados com a saúde do resto do corpo, e as diferentes zonas das plantas dos pés apresentam uma conexão direta com nossos órgãos.

Massagem nos pés. Que delícia! Além de gostosa, sua finalidade é estimular os reflexos dos pés para relaxar e curar. Este tipo de técnica contribui para prevenir os efeitos nocivos do estresse que, como muitos sabem, podem acabar em sérios problemas de saúde física e emocional.

Os pés cumprem um papel muito importante em nossa vida, porque suportam todo nosso corpo para ir e vir quantas vezes quisermos.

Além disso, permitem que realizemos as atividades cotidianas.

Poucas vezes paramos para pensar no quão duro é o trabalho de nossos pés.

Todos os dias têm que suportar os passos, as subidas, as descidas, as longas caminhadas e, em geral, cada movimento que fazemos para ir de um lado para outro.

Quase nunca damos algum tipo de cuidado especial para os pés, porque é uma parte que passa despercebida a maior parte do tempo.

Somente quando começamos a sentir dores, calos ou outros problemas é que buscamos formas de aliviar o problema.

Uma forma de acabar com os problemas e prevenir futuros incômodos é através de massagens diárias antes de dormir. Este tipo de técnica ajuda a relaxar os pés e todo o corpo. Além disso, traz para o organismo importantes benefícios.

Ainda tem dúvidas sobre os benefícios de fazer massagem nos pés diariamente?

A seguir, mostramos 8 importantes razões para esse hábito antes de dormir.

Massagem nos pés fortalece o sistema imune

Massagem nos pés fortalece o sistema imune

 

Uma massagem regular nos pés pode ajudar a fortalecer o sistema imune para prevenir os problemas de saúde associados com o estresse.

Energia e rejuvenescimento

Através das massagens nos pés restauramos nossa energia. Porque quando esfregamos e apalpamos os pés, estes reúnem todos os benefícios da massagem para prover energia para todo o corpo.

As teorias da reflexologia sugerem que uma massagem nos pés libera os bloqueios que possam estar obstruindo a energia que deveria estar fluindo por todo o corpo.

Massagem nos pés melhora a circulação

Massagem nos pés para melhorar a circulação nas pernas

Uma boa circulação sanguínea é a responsável pelo transporte adequado de oxigênio e nutrientes para as células do corpo. Através dessa função, o sangue também se depura e tem a capacidade de eliminar as toxinas e resíduos.

Como o fluxo sanguíneo pode ser afetado pelo estresse, uma massagem nos pés pode melhorar este problema por ajudar a liberar a tensão.

Equilíbrio e harmonia

Harmonizar corpo e mente pode ser muito complicado, principalmente quando os sistemas estão afetados pelo estresse e pelo cansaço.

O equilíbrio do corpo e da mente pode ser alcançado graças a uma massagem nos pés.

Isso é possível, porque ela facilita a homeostase, processo que faz com que todos os sistemas do corpo trabalhem em harmonia uns com os outros.

Isso também pode interessar você: Automassagem para eliminar a celulite

Pele saudável

As massagem nos pés beneficiam a pele

Ao contribuir para a melhora da circulação sanguínea, temos ainda um benefício extra para a pele. Porque isso ajuda a evitar a secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas, eliminando o excesso de gordura que afeta a pele.

Além disso, promove ação sobre os radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento prematuro e melhorando o tônus da pele.

Previne câimbras

Relaxar os pés mediante a prática de massagens fortalece seus tecidos e ajuda a reduzir os níveis de ácido lático. Em muitos casos, essa seria a causa das câimbras e dores musculares.

Leia também: Você conhece a massagem facial feita com uma colher? Descubra seus efeitos incríveis!

Tranquilidade e relaxamento

Fazer massagem nos pés para embelezá-los

A conexão que existe entre os pés e o resto do corpo faz com que as massagens aliviem a ansiedade e nos ajudem assim, a alcançar um estado de relaxamento profundo.

Um ponto importante que se encontra em ambos os pés é o reflexo do plexo solar.

Este ponto é onde se acumula o estresse. Podemos então trabalhá-lo com uma técnica de acupressão para renovar o corpo e eliminar as energias negativas.

A acupressão consiste em fazer uma leve pressão e massagem utilizando os dedos para conseguir vários benefícios para a saúde.

Alivia dores

A medicina tradicional chinesa descobriu que a acupressão atua sobre os “pontos de pressão” que existem nos pés. Essa técnica, ajuda no tratamento de várias condições de saúde.

Recomenda-se fazer uma massagem que dure de 10 a 15 minutos para reduzir dores e prevenir doenças.

As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue lendo nossos artigos. Certamente vão ajudar a sua saúde e bem estar.

Vázquez Gallego, J. (2009). Manual profesional del masaje. Editorial Paidotribo. https://doi.org/10.1109/POWERCON.2014.6993622