Como eliminar calos e verrugas dos pés

· 2 de agosto de 2015
Os calos e as verrugas são dois problemas totalmente diferentes. Os calos são causados pelo atrito ou por pressão, e as verrugas são provocadas pelo papiloma vírus humano. Neste artigo, você aprenderá a como eliminar calos e verrugas de maneira natural. Confira!

Os calos se formam como uma barreira de proteção da pele nas áreas dos pés que enfrentam maior pressão e atrito, como as laterais dos dedos, o calcanhar e o tornozelo, onde a pele fica mais grossa e insensível. Pensando nisso, hoje falaremos sobre como eliminar calos e verrugas dos pés.

Dicas para eliminar calos e verrugas dos pés

A maioria dos calos é completamente benigna, e as pessoas só querem eliminá-los por questões estéticas, mas alguns podem se tornar dolorosos e até sangrar. A melhor maneira de combatê-los é colocando os pés de molho em água morna para que se amaciem.

Depois de cerca de 20 minutos, passe pedra-pomes sobre os calos e então unte os pés com óleos essenciais naturais, como o de rícino. Repita o procedimento duas a três vezes por semana. Você também pode aplicar sobre os pés algumas receitas caseiras, como as que compartilhamos aqui.

dicas para eliminar calos

Cebola e vinagre contra calos e verrugas

Ingredientes

  • 2 rodelas de cebola
  • 1 pouco de vinagre de vinho

Modo de preparo

Triture a cebola, misturando-a com o vinagre e aplique sobre o calo. Envolva com papel-filme e vista meias. Deixe agir por toda a noite e, de manhã, passe a pedra-pomes sobre o calo para retirar a pele morta.

Remédio com urtiga contra calos e verrugas

Ingredientes

  • 1 punhado de talos e flores de urtiga
  • Um pouco de água

Modo de preparo

Amasse a urtiga usando um pilão para extrair seu suco. No liquidificador, você pode misturar as plantas e a água até obter uma pasta. Aplique essa pasta sobre o calo várias vezes ao dia, deixando secar. É possível substituir a urtiga pela camomila.

Como eliminar calos e verrugas dos pés

Limão contra calos e verrugas

A acidez do limão pode amaciar os calos, facilitando a sua remoção. Basta esfregar uma rodela de limão sobre o calo, com cuidado para não atingir a pele ao redor, mais sensível. Ponha uma gaze com esparadrapo por cima, vista meias e deixe agir por toda a noite.

Limão para eliminar calos nos pés

Chá de camomila

Conhecida como uma flor calmante e digestiva, a camomila também ajuda a eliminar os calos. Para isso, basta fazer a seguinte infusão:

Ingredientes

  • 4 colheres de flores de camomila
  • 1 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água com as flores por 15 minutos. Tampe e deixe descansar. Derrame a água em uma bacia e acrescente mais água para esquentá-la, mas sem queimar a pele dos pés. Deixe seus pés de molho até que a água esfrie por completo. Depois, passe a pedra-pomes como de costume.

pés sem calos e verrugas

Dicas para eliminar as verrugas dos pés

Por serem causadas por um vírus (papiloma vírus humano, ou HPV), as verrugas são altamente contagiosas e podem aparecer em qualquer parte do corpo, não apenas nos pés. Alguns tratamentos podem ajudar a eliminar o problema.

Leia: Remédios caseiros para tratar os pés e tornozelos inchados

Alho

Suas propriedades antivirais e antissépticas são perfeitas para combater as verrugas. Amasse um dente de alho e aplique-o diretamente sobre a área afetada. Cubra com um esparadrapo e deixe agir por todo o dia. Reaplique à noite.

Aloe vera

A aloe vera é muito conhecida no Brasil como babosa, e há milênios tem sido usada como cicatrizante da pele. Corte um pequeno pedaço de uma folha de babosa e retire o gel. Aplique-o sobre a verruga e deixe agir por cerca de duas horas.

Vinagre de maçã

Assim como acontece com os calos, este remédio é muito bom para deixar nossos pés livres de verrugas. Umedeça um algodão com vinagre de maçã e aplique sobre a verruga.

Cubra com um curativo, vista meias e deixe agir por toda a noite. Realize o procedimento duas semanas para ver os resultados.

tratamento para os pés

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais têm a capacidade de eliminar verrugas. Os mais usados e eficazes são o de rícino e de limão, dois antissépticos muito eficazes. Aplique algumas gotas sobre a pele e faça uma massagem todas as noites.

Gengibre

A raiz fresca de gengibre misturada com uma batata pode ser muito útil.

Descubra: Como cultivar uma planta de gengibre dentro da sua casa

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 batata

Modo de preparo

Rale o gengibre e misture-o com uma batata descascada e cortada em cubos. Passe em um processador de alimentos ou liquidificador até obter uma pasta.

Aplique sobre a verruga todas as noites, cobrindo a área com gaze e esparadrapo. Repita diariamente até a verruga desaparecer por completo.