A melhor maneira de limpar o aquário

A seguir mostramos algumas dicas para limpar seu aquário corretamente e assim, mantê-lo sem nenhum tipo de inconveniente. 

No geral, os peixes são animais de estimação de baixa manutenção. Eles só precisam de uma alimentação adequada, água limpa e oxigênio. Neste artigo mostramos como limpar o aquário da forma correta para que você possa mantê-los saudáveis e tranquilos.

Normalmente colocamos nossos peixes em uma área ventilada da sala de estar. Como parte do ambiente caseiro e para a saúde dos peixes, é importante manter o aquário sempre limpo.

A água pega substâncias do ambiente que se sedimentam nas paredes, além dos resíduos do peixes, por isso é importante limpar com frequência. Está pronto para aprender como manter seus peixes em um ambiente limpo e saudável? Continue lendo.

Do que você precisa para limpar o aquário?

Aquário em casa

É importante ter tudo pronto antes de começar, incluindo as toalhas porque é provável que você derrame um pouco de água fora do aquário enquanto limpa.

Saiba que sua prioridade deve ser causar o menor impacto possível aos peixes. É por esta razão que se deve remover a água pouco a pouco. Agora, estes são os materiais que devemos ter em mãos para começar a limpeza:

  • 1 cubeta vazia.
  • Toalhas limpas.
  • 1 sifão de água.
  • 1 raspador de algas.
  • Condicionador para água.

Como limpar o aquário corretamente?

Aquário decorando sala

Lembramos novamente que devemos ter muito cuidado para não alterar muito os peixes e não lhes fazer mal.

  1. Coloque a toalha limpa ao redor do aquário para absorver qualquer quantidade de água que derrame. Coloque mais toalhas ao redor se uma não for suficiente.
  2. Com muito cuidado, retire todos os ornamentos do aquário e limpe-os com ajuda de uma esponja e água quente corrente.
  3. Assegure-se de remover os restos de alga que possam ter. Não utilize limpadores abrasivos, já que podem ficar resíduos dentro do ornamento e danificar seus peixes. Os químicos contidos nos sabões de limpeza de utensílios são tóxicos para os peixes.
  4. Limpe o vidro interior do aquário utilizando um raspador de algas. Faça movimentos ascendentes e descendentes, lentamente. Utilize primeiro a parte mais rugosa do raspador e depois repasse com a superfície suave.
  5. Utilize a rede para remover os restos de sujeira que se acumulam na superfície.
  6. Agora comece a remover parte da água com o sifão. Coloque o extremo menor do sifão dentro do aquário e a parte mais larga dentro da cubeta vazia.
  7. Faça movimentos suaves, mas rápidos com o sifão dentro do aquário, para cima e para baixo até que a água comece a sair pelo mesmo. Se você tem acesso a uma, também pode utilizar uma bomba pequena que facilite o trabalho.
  8. Coloque o sifão sobre o cascalho que está sujo para que aspire parte da sujeira. Tenha cuidado para não aspirar nenhuma pedra que possa entupir o sifão.
  9. Quando tiver 15-20% de água no aquário, retire o sifão. Não precisa limpar todo o cascalho no aquário, somente algumas partes.
  10. Volte a introduzir os ornamentos limpos.
  11. Adicione água limpa da torneira ao aquário para terminar de enchê-lo com o condicionador de água. Ao verter a água limpa, tenha cuidado de fazê-lo de forma lenta, em um canto, para não incomodar os peixes.

Recomendações para limpar o aquário

Aquário

  • Lave o aquário pelo menos 1 vez por semana.
  • Não utilize água sanitária, nem sabões de nenhum tipo, já que pode envenenar os peixes.
  • Se você notar que há algas crescendo no aquário, é necessário limpar imediatamente.
  • Utilize os utensílios de limpeza do aquário exclusivamente para esse uso. Do contrário, poderá introduzir bactérias que podem prejudicar seus peixes.
  • Existem alguns peixes conhecidos como “peixes limpadores” que comem os resíduos que flutuam na água. Antes de introduzi-los, assegure-se de que sejam compatíveis com os peixes que já se encontram no aquário.
  • Assegure-se de que a água nova seja da mesma temperatura que a que se encontra no aquário, para evitar que os peixes sofram com choque térmico.
  • É importante estar consciente que, quanto mais peixes estiverem no aquário, mais rápido a água ficará suja.
  • Se você tem plantas, assegure-se de retirá-las cuidadosamente e lavá-las bem.
Recomendados para você