Como limpar as folhas das plantas em casa?

Você já limpou as folhas de suas plantas? Deveria fazê-lo; esta pode ser uma razão que impede seu crescimento saudável.

A limpeza em casa pode alcançar até os cantos mais escondidos, e isso inclui as plantas. Você sabia que é possível deixá-las brilhando com alguns passos simples? A seguir contaremos como você pode limpar as folhas das plantas em casa para ter o jardim bonito e colorido que você sempre quis.

É importante limpar as folhas das plantas?

Sim, com certeza. Isso ocorre porque mantê-las em bom estado e bem cuidadas favorece a respiração das mesmas. A poeira ou a até mesmo a poluição de um ambiente pode se acumular nela e, assim, reduzir consideravelmente a quantidade de luz solar que recebe.

Como você já deve saber, isso resultará em menos clorofila e, portanto, em uma planta doente. Caso chegue a este ponto, a planta ficará amarelada e parará de crescer, podendo até morrer.

Benefícios de ter plantas em casa

Portanto, a limpeza das plantas que não recebem água da chuva se torna muito importante. É aconselhável repetir este procedimento ao menos duas vezes por mês.

Métodos para limpar as folhas das plantas

1. A água como primeiro recurso

É claro que você não precisa ser um especialista para pensar na água como um bom recurso para limpar as folhas das plantas. Essa ideia é muito boa, na verdade.

Um bom conselho é levar a planta para o chuveiro e abrir a torneira. Certifique-se de que a água esteja morna. Deixe cair gotas leves em vez de um jato mais intenso e direto, que pode danificar as folhas. Usar uma mangueira ou regador também pode funcionar muito bem.

Caso a planta esteja muito suja, você pode misturar um litro de água com um pouco de sabonete líquido de banho. Molhe a planta com esta preparação e depois lave com água limpa. Aqueles que recomendam este método sugerem que é melhor cobrir a terra ou inclinar a planta para que essa mistura permaneça apenas nas folhas.

2. Brilho natural

Esta é uma técnica muito eficaz, com exceção daquelas plantas com folhas encaracoladas ou com pelos pequenos; não use nelas. Passe pelas folhas uma esponja com água e sabão para fazê-las brilhar. Outra opção é fazê-lo com azeite. De ambas as maneiras, você terá mais brilho em suas plantas.

3. Limpe as folhas das plantas com leite ou cerveja

Por incrível que pareça, o leite é um produto adequado para o propósito que estamos buscando aqui. O procedimento é simples: molhe um pano com leite e esfregue-o nas folhas que deseja limpar. Você notará instantaneamente os resultados. Você também pode usar um pouco de cerveja em vez do leite.

Jarra e copo de leite

4. Cascas de banana para limpar as plantas

Esfregar a parte interna da casca de banana nas folhas das plantas irá deixá-las limpas e brilhantes. Assim como no caso do leite, você notará rapidamente como a aparência da folha muda. Ela se tornará mais verde e mais radiante.

5. Limpe as plantas com uma escova de dentes

Aqui enfatizamos uma cautela em relação às plantas aveludadas ou com pelos pequenos. Para limpá-las, você pode usar uma escova de dentes velha.

É muito simples: segure a folha com a mão por baixo e passe a escova suavemente sobre ela. Comece pela base e mova com cuidado até a ponta da folha. Lembre-se de lavar a escova de vez em quando e deixe secar antes de usá-la novamente para limpar as folhas das plantas.

Alguns outros objetos que podem servir para esta técnica são pincéis suaves ou arames felpudos. Além disso, até mesmo uma folha da mesma planta pode ser útil para remover a poeira do resto delas.

Outras dicas

Além de ser importante limpar as folhas das plantas, você também precisa oferecer-lhe outros cuidados. Um deles, talvez o mais importante, tem a ver com a eliminação de partes não saudáveis.

Se a planta tiver flores murchas ou folhas secas, amarelas ou fracas, será melhor removê-las. Desta forma, você pode dedicar todos os seus recursos para a conservação e crescimento das partes saudáveis.

Leve em conta as características das plantas para o cuidado apropriado. Por exemplo, há algumas que não são favorecidas quando suas folhas ficam molhadas; alguns exemplos são os cactos e as suculentas. Para eles, é melhor optar pela limpeza a seco.

Limpar as folhas das plantas é algo que levará apenas alguns minutos. No entanto, isso pode ter efeitos muito positivos. Se você usá-las como parte da decoração de interiores, uma aparência saudável e brilhante mudará totalmente a vitalidade de seus ambientes.

Categorias: Curiosidades Tags:
Recomendados para você