Precauções antes, durante e após a exposição ao sol

A exposição ao sol pode causar consequências negativas na pele, como vermelhidão, queimaduras, envelhecimento e aumento do risco de câncer. Que cuidados devemos tomar? Descubra a seguir!
Precauções antes, durante e após a exposição ao sol

Última atualização: 23 Junho, 2021

A exposição ao sol por mais tempo do que o recomendado, ou sem os devidos cuidados, pode causar danos para a saúde da pele. Talvez você queira apenas obter um bronzeado de capa de revista, mas na verdade pode acabar com queimaduras, envelhecimento precoce, danos aos olhos e, no pior dos casos, lesões tumorais na pele.

No entanto, não há necessidade de se preocupar. Existem vários estudos que fornecem ferramentas e dicas para tomar todos os cuidados antes, durante e depois do contato com o sol. Isso irá ajudá-lo a manter a sua pele saudável e evitar que você sofra as consequências que mencionamos. Quer saber quais são? Então continue lendo este artigo!

O que devemos considerar antes da exposição ao sol?

O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) indica em um de seus relatórios que a luz solar é um dos fatores de risco para o envelhecimento precoce da pele.

Além disso, a longo prazo, se não tomarmos os cuidados necessários, pode levar ao câncer. Portanto, antes da exposição ao sol, é necessário colocar em prática as seguintes recomendações.

Não aplique produtos com álcool

Perfumes e produtos que contenham álcool em sua fórmula não são recomendados para a pele. A razão? Quando em contato com o sol, eles tendem a provocar manchas escuras de difícil remoção.

O mesmo efeito pode ser causado por certos líquidos, como o suco de limão, por exemplo. Se você aplicá-lo sobre a pele e receber luz solar, notará um escurecimento quase imediato. Tenha cuidado!

Evite depilar com cera ou lâmina

Há quem opte pela depilação na última hora, antes de ir para a praia ou para a piscina. No entanto, isso é um erro. Ao fazer isso, sua pele ficará mais sujeita à irritação dos folículos capilares.

Com a exposição ao sol e outros fatores ambientais, você pode sentir dor, inflamação e até mesmo contrair uma infecção. Portanto, se você planeja ficar ao ar livre, depile-se com bastante antecedência.

Cuidado com os hematomas

Se você tiver hematomas, evite tomar sol por muito tempo. Caso tenha que se expor, tente protegê-los. Como explicam alguns especialistas do My Health Alberta, essa combinação pode fazer com que apareçam manchas na área onde o hematoma está localizado.

Use protetor solar

Por mais que queira exibir um bronzeado perfeito, o mais importante é a saúde da sua pele. Expor-se muitas horas ao sol sem proteção, como acontece quando se vai a uma praia ou piscina, é muito prejudicial.

A insolação é o menor dos problemas que você pode ter. A longo prazo, se você continuar sem o uso de protetor solar, acabará desenvolvendo doenças graves como o câncer de pele. Portanto, tenha cuidado!

Aplicar protetor solar
A aplicação prévia de filtro solar é uma das medidas mais importantes para proteger a pele dos efeitos negativos do sol.

Precauções durante a exposição ao sol

Este é, talvez, o passo mais importante quando você vai tomar sol. Não é apenas o antes e o depois, mas o cuidado que você deve ter quando estiver em plena exposição. A este respeito, vale a pena considerar o seguinte.

Beba água

Ao transpirar (um processo bastante comum quando há exposição ao sol) e não beber água, você estará perdendo uma quantidade significativa de líquidos, o que pode levar à desidratação. Portanto, se você for praticar esportes ao ar livre, for à praia ou curtir um dia na piscina, não deixe de levar uma garrafa térmica com água para manter a hidratação.

Além disso, de acordo com a rede de serviços médicos OSDE da Argentina, a água representa 60% da composição corporal. Portanto, manter um bom nível de hidratação garantirá o bom funcionamento de todos os órgãos.

Cuide do cabelo

O sol não é o melhor amigo dos cabelos. Na verdade, se você está planejando uma viagem de férias que envolve passar muito tempo ao sol, certifique-se de tomar todos os cuidados necessários.

Use um protetor térmico, faça máscaras hidratantes e, quando voltar à rotina, não se esqueça de fazer um pequeno corte das pontas para garantir a saúde dos seus cabelos.

Reaplique o protetor solar

Uma única aplicação de protetor solar não é suficiente. Quando estiver exposto ao sol, é aconselhável reaplicar o produto para garantir o cuidado ideal. De acordo com a American Cancer Society, deve-se usar um produto com FPS 30 (fator de proteção solar) no mínimo.

Quanto maior for esse número, maior será a proteção que o protetor oferecerá contra os raios ultravioleta. Leve-o com você em sua bolsa ou sacola de praia para que possa reaplicá-lo quando for necessário.

Não use maquiagem

A aplicação de maquiagem antes de ir à praia ou piscina pode ter consequências negativas para a saúde da pele. Os resíduos do produto podem causar obstrução dos poros durante a transpiração. Consequentemente, o risco de acne e infecções aumenta.

Isso também pode te interessar: Quais são os efeitos da radiação solar na saúde?

Cuidados depois da exposição ao sol

Por último, mas não menos importante, temos o cuidado que vem após a exposição ao sol. Acredite ou não, essas medidas são tão fundamentais quanto as demais que mencionamos, pois farão com que a sua pele relaxe depois de submetida ao estresse que os raios ultravioleta produzem.

Hidrate a pele

Após um longo período de exposição aos raios solares, é comum a pele entrar em um quadro de ressecamento ou desidratação. Para evitá-lo, você deve consumir entre 2 e 3 litros de água por dia.

Por outro lado, você pode usar hidratantes que forneçam nutrientes à pele que foi castigada. Produtos à base de aloe vera ou óleo de amêndoas são boas opções.

Hidratar a pele
Aplicar produtos hidratantes após a exposição ao sol ajuda a recuperar a umidade natural da pele.

Tome uma ducha de água fria

O salitre ou o cloro, conforme o caso, devem ser removidos da pele assim que você voltar para casa. Para isso, é recomendável tomar um banho frio. Isso permitirá melhorar a oxigenação da pele, além de oferecer uma sensação de frescor. Você pode complementá-lo com um sabonete neutro e uma secagem suave.

Aplique produtos pós-sol

No mercado você encontra produtos que são fabricados especialmente para cuidar da pele depois da exposição ao sol. Existem cremes feitos com aloe vera, camomila e alguns com extrato de menta. Todos eles ajudam a acalmar a vermelhidão e a inflamação, caso você tenha sofrido queimaduras.

Estas também são boas opções se você tiver a pele sensível. Para um melhor efeito, você pode colocá-los na geladeira um pouco antes de aplicá-los. Desta forma, você sentirá mais frescor ao passá-los na pele.

Corte o cabelo

Às vezes, os danos que uma longa exposição ao sol causam ao cabelo são irreparáveis. Nestes casos, mesmo que doa um pouco, o melhor é cortar pelo menos 2 dedos nas pontas do cabelo. Você removerá o que foi danificado e permitirá um novo crescimento saudável.

Você também pode reforçar o cuidado com os cabelos com máscaras hidratantes, ampolas e outros tratamentos nutritivos. Não se esqueça de usar um protetor térmico diariamente.

O que devemos lembrar sobre a exposição ao sol?

A exposição ao sol permite um bronzeado que melhora a estética da pele. No entanto, não se esqueça de que, em excesso, ela é prejudicial. Portanto, para minimizar os riscos, é fundamental tomar alguns cuidados antes, durante e após o contato direto com o sol.

Se a sua pele for muito sensível e avermelhar muito rápido, o ideal é maximizar os cuidados para amenizar os riscos. Além do protetor solar, outros itens como chapéus, roupas de mangas compridas e óculos de sol podem ajudar.

Pode interessar a você...
Como escolher o melhor filtro solar para a sua pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como escolher o melhor filtro solar para a sua pele

Com a chegada do verão, as férias e os passeios ao ar livre, surge uma pergunta: qual filtro solar devemos usar? Neste artigo conversaremos sobre i...