Estrias nos homens: causas e como reduzi-las naturalmente
A origem que as estrias tem nos homens é semelhante a das mulheres. Para alguns, essas listras não passam de uma questão estética à qual não dão muita atenção. No entanto, embora não sejam prejudiciais, os sulcos avermelhados ou brancos na pele muitas vezes deixam aqueles que as possuem constrangidos.
Várias são as causas para essa condição e também as maneiras de reduzi-la. Antes de saber como livrar-se delas saiba por que elas aparecem.
O que são estrias?
A Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia define as estrias como uma distensão da pele que rompe as fibras elásticas. São placas atróficas lineares comuns no abdômen, seios, coxas e quadris.
Geralmente, surgem devido ao alongamento contínuo e progressivo da derme. São consideradas uma forma de cicatrização, provenientes do colágeno e elastina danificados.
Uma publicação do Indian Dermatology Online Journal destaca que as estrias de distensão (ED) são de natureza benigna e raramente podem ulcerar ou romper. Os sintomas são divididos em 2 fases:
- Aparecimento de linhas roxas ou vermelhas: aparecem na área esticada. Nesta, a pele coça e tende a se levantar.
- Alterações esbranquiçadas: Esta é a aparência definitiva das estrias. Sentem-se mais afundadas do que a pele ao seu redor.
Causas das estrias nos homens
Acredita-se que o fator hereditário afeta na formação das estrias. Existem tipos de pele com fibras bastante elásticas, mas outras carecem de colágeno e levam a essas alterações com mais frequência. Acontece que a flexibilidade cutânea chega a um ponto em que não cede mais ou não tensiona tão rapidamente.
Da mesma forma, existem patologias que causam a superprodução de corticóides naturais, substâncias que regulam a geração de células da pele, como fibroblastos e queratinócitos.
Outras particularidades influenciam nas estrias masculinas:
- Obesidade ou ganho de peso acelerado: os ganhos repentinos de peso fazem com que a gordura subcutânea gere estrias abdominais.
- Má alimentação: nutrientes como vitamina C, ômega 3 e 6, assim como suplementos de colágeno e elastina favorecem as fibras, prevenindo a ED.
- Puberdade: na transição para a adolescência, alguns jovens apresentam estrias nas costas, braços, nádegas e coxas. Isso acontece devido ao pico de estiramento da pele típico do crescimento.
- Musculação: qualquer exercício intenso para desenvolver os músculos de forma acelerada pode causar estrias; especialmente no peito ou na extremidade externa do músculo trabalhado. Também o consumo de esteróides anabolizantes para aumentar a massa muscular promove essas marcas indesejadas.
Descubra: O que é a síndrome de deficiência de testosterona?
Remédios naturais para reduzir estrias nos homens
Se as listras ainda estiverem vermelhas, é possível combatê-las. Caso contrário, quando ficam esbranquiçadas ou acinzentadas, é mais difícil fazer com que desapareçam.
De qualquer forma, os tratamentos não são 100% eficazes na eliminação de estrias. No entanto, existem alternativas que melhoram muito o visual.
Cremes
Os cremes e géis que diminuem as estrias, em sua maioria, contêm elementos naturais e outras substâncias como pantenol, silicone, lipídios e colágeno solúvel. Todos os componentes destinam-se a estimular o colágeno e a elasticidade.
Não existem cremes milagrosos, mas sim algumas combinações que recuperam a pele marcada.
Aloe vera
Massagens na região com estrias apresentam melhores resultados quando feitas com aloe vera. Este ingrediente é um regenerador de tecidos popular e cicatrizante.
Aproveite depois do banho e espalhe um gel que contenha a planta. A pele recém-lavada permite uma rápida absorção. Seja paciente, porque os resultados são graduais.
Rosa mosqueta
Segundo a revista Ocronos, a rosa mosqueta é reconhecida por seu poder de renovar a superfície da pele, suavizar a pele e minimizar imperfeições como as estrias. Os efeitos respondem ao conteúdo de ácidos essenciais ômega 3 e ômega 6, bem como da vitamina A.
A fórmula funciona como cicatrizante e emoliente.
Centelha asiática
Centelha asiática ou gotu kola é recomendado para tratar estrias topicamente, pois lhe são atribuídas capacidades de regenera a pele. A revista Avances de Dermatología y Alergología menciona que ela promove a proliferação de fibroblastos e melhora a síntese de colágeno e fibronectina intracelular.
A erva beneficia a resistência à tração da pele recém-formada.
Manteiga de cacau
Essa gordura vegetal hidrata, nutre e contribui com antioxidantes. Misturar uma colher de sopa de manteiga de cacau com outra de azeite é ideal para combater as estrias. Use a mistura pelas manhãs e pelas noites.
Limão
O ácido cítrico reduz as estrias nos homens. Nivea ®, uma marca reconhecida para cuidar da pele, sugere aplicar o suco de um limão recém-espremido nos pontos afetados, massageando e esperando meia hora.
Após 30 minutos, enxágue com água morna. Enquanto realiza o tratamento, evite o sol, pois pode causar hiperpigmentação. Se preferir, deixe o suco da fruta agir durante a noite e retire-o pela manhã.
O limão é rico em vitamina C, ou seja, um forte componente para prevenir o envelhecimento da pele e fazer com que as estrias vermelhas desapareçam.
Óleo de coco
O óleo de coco fornece à derme antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E. A substância supõe a reparação dos tecidos mais danificados da epiderme e que suscitam as estrias nos homens.
A forma de aplicá-lo é esquentando o óleo, espalhando-o na pele e fazendo massagens circulares. Dedique pelo menos 10 minutos à fricção para que a essência possa penetrar na pele.
Exercício
O exercício com pesos serve para tonificar e camuflar um pouco as estrias. As rotinas devem ser progressivas e não ser excessivas, pois seria contraproducente.
A prática de cardio, assim como de exercícios para as costas e para os glúteos, alcançam bons resultados.
É possível prevenir as estrias nos homens?
As estrias nem sempre são prevenidas, devido a circunstâncias genéticas, tanto em homens quanto em mulheres. Reduzir as chances de ter essas marcas está associado a um peso saudável, sem ganhos acelerados. Perder peso rápido também é um fator de risco, pois a derme também enfrenta um desequilíbrio.
Como precaução, será benéfico seguir as seguintes dicas:
- Hidrate e nutra a pele com óleo de amêndoa, calêndula, jojoba ou argan.
- Beba bastante água para preservar a elasticidade da pele.
- Coma fibras com frutas e verduras, pois eles também fornecem vitaminas e antioxidantes.
- Perder peso aos poucos. Dietas agressivas, além de afetar a saúde, causam flacidez e maior risco de estrias.
Leia também: 3 remédios naturais para tratar a calvície
Outros tratamentos para reduzir estrias em homens
Além dos remédios naturais para estrias, certas técnicas com aparelhos têm resultados eficazes. Exemplos incluem dermoabrasão, terapias com laser e a aplicação de injeção de plasma rico em plaquetas.
Ácido hialurônico, peeling químico e tretinoína tópica estão entre as opções para renovar a aparência das marcas na pele. Consulte um profissional caso tenha interesse em algum deles.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Archana L, Venkataram M. Revisión y actualización del tratamiento de Striae Distensae. Indian Dermatology Online Journal. Vol. 10. Núm. 4. pp. 380-395. India; 2019. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6615396/
- Brzezińska M, Bylka W, Studzińska-Sroka E, Znajdek-Awiżeń. Centella Asiática en Cosmetología. Avances en Dermatología y Cosmetología. Vol. 30. Polonia; 2013. https://www.mendeley.com/catalogue/1e8c0e96-4dd9-3098-b83a-ed1ec7a0a9f0/?utm_source=desktop
- Da Freitas L, González F, Ruiz A, Saenz AM. Queratinocitos y queratinización. Dermatología Pediátrica Latinoamericana. Vol. 11. Núm. 1. Venezuela; 2013. https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/02/195494/dermatol-pediatr-latinoam-2013-v11-n1-p05-11.pdf
- De Las Heras E. Las estrías… a raya. Academia Española de Dermatología y Venereología. España; 2014. https://aedv.es/comunicacion/notas-de-prensa/las-estrias-a-raya/
- Fibroblasto. National Human Genome Research Institute. Estados Unidos; 2022. https://www.genome.gov/es/genetics-glossary/Fibroblasto#:~:text=Definici%C3%B3n,marco%20estructural%20de%20los%20tejidos.
- ¿Funciona la rosa mosqueta para eliminar las estrías? Ocronos. España; 2020. https://revistamedica.com/funciona-rosa-mosqueta-eliminar-las-estrias/
- Las estrías: todo lo que necesitas saber. Nivea. España. https://www.nivea.es/consejos/piel-bonita/puedes-eliminar-estrias
- Tretinoína tópica. Biblioteca Nacional de Medicina. Estados Unidos; 2019. https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/meds/a682437-es.html
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.