O que é centelha asiática

· 24 de dezembro de 2018
Embora tenha muitos benefícios que permitem, entre outras coisas, o tratamento de úlceras ou aliviar a hipertensão, a centelha asiática é conhecida por suas propriedades para reduzir a celulite.

Centelha asiática é uma pequena planta usada pelas medicinas Aiurvédica e tradicional chinesa e é cada vez mais popular no Ocidente.

Talvez a tenha visto em casas de alimentos naturais ​​e se perguntou para que seve.

Portanto, neste artigo falaremos sobre a centelha asiática, uma erva poderosa.

Descrição da centelha asiática

centelha asiática

Nas  casas de produtos naturais é vendida em forma de comprimido, mas também em algumas lojas do mercado como uma planta para infusão ou como ingrediente para salada.

Os talos de centelha asiática são finos, as folhas longas e as raízes com coloração bege. As flores são cor de rosa e pequenas. O cultivo da erva é realizado em três meses e colhida à mão.

Seu nome científico é Hydrocotile Asiatica, é de origem indiana. Esta planta curativa tem muitas propriedades medicinais e, em terras orientais, é conhecida como Gotu Kola.

Há três mil anos é usada para tratar várias doenças internas e externas.

  • Caso necessite usar internamente, pode-se adicioná-la às saladas ou vitaminas. Também pode-se preparar chá com as folhas da planta.
  • Para uso externo recomenda-se cataplasmas ou emplastros naturais.
  • Bem como qualquer outro produto natural é encontrada em lojas de produtos naturais (cremes, loções, geles, etc…).

Veja também:  Como preparar saladas que irão ajudá-lo a perder peso e se sentir saciado

Propriedades da centelha asiática

Suco de centelha asiática

Muitos são os benefícios que fornece ao organismo o consumo periódico da centelha asiática.

Isto se deve às suas múltiplas propriedades entre as quais destacamos: cicatrizante, antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana.

Pode ser usada externamente para tratar, por exemplo, hemorroidas, entorses, dermatite e celulite. Tem ainda sido usada há anos para tratar a hanseníase.

No entanto, as maiores vantagens estão na aplicação interna. Nesse caso, a centelha asiática é excelente para pessoas com:

  • Úlceras
  • Anemia
  • Bronquite
  • Hipertensão
  • Disenteria

Graças à sua potência para formar fibras de colágeno e elastina pode ser usada para:

  • Tratar queimaduras e cicatrizar feridas.
  • Reduzir rugas e estrias.
  • Tratar feridas.

Também é recomendada para ter unhas e cabelos saudáveis ​​e fortes (é muito boa para eliminar a caspa).

A centelha asiática ajuda a fortalecer as unhas

Por se tratar de um ótimo tônico venoso, a centelha é usada para tratar qualquer doença relacionada com a circulação do sangue, como flebite, pernas cansadas, varizes ou formigamento.

Fortalece os vasos sanguíneos e devolve a elasticidade das paredes arteriais, portanto é também indicada para aqueles com pressão arterial elevada ou colesterol.

Esta planta é também muito adequada para eliminar o excesso de substâncias tóxicas ou nocivas que se acumulam no organismo.

  • Portanto, é considerada um diurético potente para as pessoas com problemas de sobrepeso, retenção de líquidos, ou doenças urinárias e renais.
  • É útil para excretar as toxinas e cistos de gordura que se formam nos seios.

Também trata diferentes problemas mentais. Consumir esta planta é sinônimo de tranquilidade. Portanto, é recomendável para aquelas pessoas que sofrem com episódios de ansiedade ou nervosismo muito graves.

Além disso, melhora a capacidade do cérebro, favorecendo a concentração e o aumento de memória.

A centelha asiática é recomendada para mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual, bem como para aqueles que se sentem constantemente fatigados ou cansados das atividades diárias.

Outros benefícios da centelha asiáticaPlanta de centelha asiática

É claro que esta poderosa planta tem dezenas de propriedades adicionais que vale a pena mencionar, por exemplo:

  • Atrasa o envelhecimento da pele, pois ajuda na fabricação de colágeno.
  • Trata grânulos e furúnculos.
  • Combate infecções da boca (por exemplo, aftas).
  • Elimina infecções oculares e combate a secura (pode ser utilizado como colírio).
  • Acelera o processo de cicatrização em cirurgias.

Recomendamos a leitura:  8 coisas sobre o seu período menstrual que você provavelmente desconhece

Centelha asiática e celulite

Além de todas as propriedades medicinais da centelha asiática, a verdade é que muitos a conhecem por sua capacidade de reduzir a celulite.

Para desfrutar de seus efeitos pode ser consumida por via oral, assim como com um tratamento de massagem externa.

As substâncias “responsáveis” por torná-la uma planta contra celulite são várias. Algumas são os ácidos graxos, taninos, fitosteróis e mucilagens.

A celulite é a formação de nódulos de gordura, líquido e toxinas sob a pele e a centelha asiática elimina todos estes resíduos graças às suas propriedades diuréticas.

Além disso, esta planta estimula o sistema linfático e permite que resíduos sejam excretados através da urina, suor e fezes.

Também ativa a circulação sanguínea, aumentando assim a irrigação e oxigenação da pele.

O tratamento baseia-se na ingestão de comprimidos ou gotas diárias; bem como na realização de massagem com cremes e gel contendo centelha asiática, pelo menos, duas vezes por semana.

O tratamento com esta planta não é recomendado para grávidas ou lactantes.

  • Shukla, A., Rasik, A. M., Jain, G. K., Shankar, R., Kulshrestha, D. K., & Dhawan, B. N. (1999). In vitro and in vivo wound healing activity of asiaticoside isolated from Centella asiatica. Journal of ethnopharmacology65(1), 1-11.
  • Inamdar, P. K., Yeole, R. D., Ghogare, A. B., & De Souza, N. J. (1996). Determination of biologically active constituents in Centella asiatica. Journal of Chromatography A742(1-2), 127-130.
  • Suguna, L., Sivakumar, P., & Chandrakasan, G. (1996). Effects of Centella asiatica extract on dermal wound healing in rats. Indian Journal of Experimental Biology34(12), 1208-1211.