Estresse e ansiedade? Sinta-se melhor com estas batidas naturais
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Apesar do estresse e ansiedade serem mecanismos de defesa que nos permitem agir antecipadamente em certas situações para buscar melhores recursos, nem sempre sabemos controlá-los da melhor forma e eles nos sobrecarregam.
Em alguns momentos, fatores biológicos como a nossa própria pré-disposição ou o fato de ter que viver situações onde pedem mais do que podemos dar fazem com que soframos estados de ansiedade que afetam diretamente a nossa saúde.
Aprender a controlar estas situações, estabelecer prioridades e nos apoiarmos em pessoas que possam nos ajudar sempre fará com que nos sintamos melhor. Além disso, algo tão simples como cuidar de nossa dieta pode nos beneficiar muitíssimo.
O que comemos tem efeitos diretos sobre a forma como nos sentimos física e emocionalmente. Por isso, hoje em nosso espaço queremos falar sobre 3 batidas deliciosas que permitirão aliviar o estresse e a ansiedade.
Não deixe de conferir a seguir.
Batida de manga, nozes e limão para reduzir o estresse e ansiedade
Esta batida antioxidante e rica em nutrientes vai permitir relaxar os músculos, favorecer a transmissão neuromuscular e cuidar de nossos vasos sanguíneos.
Todos estes benefícios se devem a uma combinação muito interessante entre o magnésio presente na manga e o alto teor de vitamina C do limão.
Graças às enzimas e minerais do limão, da manga e das nozes, conseguiremos aliviar tanto a agitação quanto o nervosismo, e até combater a insônia.
Conheça: 5 vitaminas fantásticas para combater a insônia naturalmente
Devemos levar em conta que o poder destas batidas é cumulativo. Ou seja, se nos habituarmos a beber umas duas bebidas com estes componentes todos os dias, pouco a pouco iremos notar os benefícios.
Ingredientes
- 1 manga
- Suco de 1 limão
- 4 nozes
- 1 copo de água (200 ml)
Modo de preparo
- O primeiro passo é procurar uma manga que não esteja excessivamente verde nem muito madura. Descasque, retirar a semente central e corte-a em pedaços pequenos para facilitar a batida.
- A seguir, obtenha o suco de um limão e vá preparando as nozes. Descasque-as e triture-as um pouco para que se integrem melhor ao restante dos ingredientes.
- Já no liquidificador, basta acrescentar um copo de água, o suco de limão, a manga picada e as nozes. Bata durante alguns segundos até conseguir uma textura homogênea.
Beba pela manhã ou no final da tarde, após chegar em casa.
Batida de abacate, morango e tofu para aliviar o estresse e a ansiedade
É possível que entre os ingredientes desta batida você tenha se surpreendido bastante com o tofu. É interessante saber que o tofu é um dos alimentos mais ricos em cálcio, um mineral muito adequado para tratar o estresse e a ansiedade.
- Graças ao cálcio conseguimos um equilíbrio eletrolítico adequado, necessário para controlar os nervos e regular a secreção hormonal.
- Se, além disso, o combinarmos com as propriedades do abacate, rico em ômega 3, conseguiremos controlar a ansiedade graças ao seu efeito relaxante.
- Os morangos, por sua parte, são maravilhosos para tratar o estresse e a ansiedade graças ao seu tesouro natural à base de vitaminas B1, B2, B3, B6 e B12.
Um déficit destas vitaminas pode nos causar insônia e nos impedir de controlar melhor nossos focos de estresse e ansiedade.
Ingredientes
- 1 abacate pequeno
- 8 morangos
- 50 g de tofu
- 1 copo de água (200 ml)
Modo de preparo
- Uma vez que tenhamos nossos ingredientes em mãos (se forem orgânicos, ainda melhor), começaremos descascando o abacate e retirando a semente central. Iremos cortá-lo em pedaços pequenos e reservar.
- O passo seguinte muito simples: lave os morangos, corte-os pela metade e leve ao liquidificador junto com as 50 g de tofu, o abacate e o copo de água. Bata bem e sirva em seu copo favorito.
Leia também: Morango: uma fruta muito benéfica para o organismo
É delicioso!
Batida de tomate contra a fadiga mental e o estresse
Assim como mencionamos no início, existem alimentos que podem regular muitas de nossas funções básicas para nos proporcionar calma e bem-estar.
O consumo regular de frutas e verduras frescas melhora de forma notável a nossa saúde, mas se além disso escolhermos as “mais adequadas”, também iremos regular os sintomas do estresse e da ansiedade.
O tomate, combinado com a salsinha, a alface e o aipo, favorecem a liberação de serotonina, um neurotransmissor que nos oferece calma e bem-estar. Por isso, seria muito bom tomar esta batida natural para começar melhor o dia.
Ingredientes
- 4 folhas de alface
- 2 tomates
- 2 folhas de salsinha
- 1 ramo de aipo
- 1 copo de água (200 ml)
Modo de preparo
- O primeiro passo será lavar bem todas as verduras e, em seguida, cortá-las em pedaços para facilitar a batida.
- Acrescente ao liquidificador os tomates e as folhas de alface junto com o aipo, as folhinhas de salsinha (com pouco já conseguimos um sabor intenso) e o copo de água.
- Bata até obter uma bebida homogênea e, se desejar, não hesite em acrescentar alguns cubos de gelo. É refrescante e irá ajudá-lo a clarear a mente e desintoxicar seu organismo.
É ideal para começar o dia com mais energia! Você vai perder?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Foster, J. A., & McVey Neufeld, K. A. (2013). Gut-brain axis: How the microbiome influences anxiety and depression. Trends in Neurosciences. https://doi.org/10.1016/j.tins.2013.01.005
- Folkman, S. (2008). The case for positive emotions in the stress process. Anxiety, Stress and Coping. https://doi.org/10.1080/10615800701740457
- Kikusui, T., Winslow, J. T., & Mori, Y. (2006). Social buffering: Relief from stress and anxiety. Philosophical Transactions of the Royal Society B: Biological Sciences. https://doi.org/10.1098/rstb.2006.1941
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.