Logo image
Logo image

Estou com um caroço atrás da orelha. O que posso fazer?

7 minutos
Embora os caroços atrás da orelha geralmente não sejam perigosos, é sempre aconselhável consultar um especialista se eles produzirem secreções ou mudarem de cor ou forma.
Estou com um caroço atrás da orelha. O que posso fazer?
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira

Escrito por Equipe Editorial
Última atualização: 16 janeiro, 2023

As áreas do corpo que geralmente não são visualizadas à primeira vista no espelho são aquelas nas quais costumamos prestar menos atenção. No entanto, o aparecimento de um caroço atrás da orelha é algo que pode ser preocupante, pois mesmo que não o vejamos, é possível senti-lo ao tocar e com isso ser gerado um desconforto. Neste momento percebemos o pouco cuidado que é oferecido a essa área.

Existem vários tipos de caroços ou protuberâncias que podem surgir atrás das orelhas e, embora possa não parecer, seu aparecimento é bastante frequente. Detectar esses caroços é difícil, pois geralmente eles não doem, coçam ou provocam um desconforto perceptível.

Um caroço atrás da orelha é algo sério?

Geralmente, caroços atrás da orelha não representam nenhum risco à saúde. No entanto, é aconselhável procurar um médico para fazer um exame físico, a fim de obter um diagnóstico adequado e, se necessário, um tratamento.

Ainda assim, devem ser considerados alguns fatores antes de minimizar este assunto:

  • Se o caroço for muito grande ou aumentar de tamanho rapidamente, procure um especialista.
  • Caroços pequenos e redondos são quase sempre inofensivos, mas tome cuidado se eles tiverem um formato irregular ou se sentir que eles se movem.
  • Fique atento também a uma mudança de cor ou se o caroço produzir uma secreção, e também se um ou mais deles aparecerem em outras partes do corpo.

Quer saber mais? Leia: O que as suas orelhas dizem sobre você

Causas comuns para o surgimento de um caroço atrás da orelha

Some figure

Você pode se surpreender com a aparição do caroço ou ele fazer parte das consequências de um quadro viral. Saiba o que está por trás:

1. Adenopatia

O aparecimento de um caroço atrás da orelha geralmente está relacionado aos gânglios linfáticos. Estes são responsáveis por fornecer defesas ao organismo e, na presença de micróbios ou bactérias nocivas, eles reagem com uma inflamação. Outra razão pela qual esses caroços ficam inchados está relacionada a lesões no pescoço.

2. Infecção

Pode ser o caso de uma infecção viral, por exemplo, um resfriado comum. O mesmo pode ocorrer em quadros de mononucleose, amigdalite, otite, faringite, gripe, entre outras.

Recomenda-se não tocar o caroço e aguardar, pois quando a infecção diminuir os gânglios linfáticos retornarão ao seu tamanho normal.

3. Acne

Os caroços atrás das orelhas provavelmente são provocados pela produção excessiva de óleo acumulado na pele, que causa acne. Esses caroços são caracterizados por terem uma ponta preta ou vermelha.

4. Cisto sebáceo

Além da inflamação nos gânglios linfáticos, um caroço pode se desenvolver atrás da orelha quando um folículo da pele fica infectado e entupido, levando à formação de um cisto sebáceo.

Os cistos sebáceos cedem com a realização de um tratamento médico e, em muito poucos casos, exigem uma pequena cirurgia para serem removidos.

5. Lipoma

A diferença entre um cisto sebáceo e o lipoma é que neste último as células mortas da pele nas quais a gordura está concentrada não ficam em uma bolsa. Esses caroços têm forma irregular, aspecto emborrachado e se movem quando pressionados. Para serem removidos é necessária uma intervenção cirúrgica ou lipoaspiração.

Trata-se de tumores benignos que optam por aparecer principalmente na parte superior do tronco, pescoço, braços e costas.

6. Mastoidite

A mastoidite é uma complicação da otite média que se encontra no âmbito das infecções comuns, principalmente em crianças menores de dois anos. O caroço atrás da orelha seria uma de suas possíveis consequências.

Os sintomas que a acompanham são dor de ouvido, perda auditiva, inchaço atrás da orelha, água no ouvido e febre.

O que posso fazer diante da aparição de um caroço atrás da orelha?

Esse tipo de protuberância geralmente desaparece sem que seja necessário fazer nada. No entanto, existem alguns casos que exigem um tratamento com medicamentos tópicos.

O mais importante é prestar atenção à condição do caroço atrás da orelha. Se você perceber alguma das alterações que mencionamos anteriormente ou a sua audição for afetada, é importante procurar um médico para evitar que o problema seja agravado.

Para tratar casos leves, existem alguns remédios naturais que podem ajudar o caroço a desaparecer mais rapidamente. No entanto, é importante notar que eles não são um tratamento, apenas um suplemento. Em casos mais graves, eles não resolverão o problema.

Mas como esses remédios ajudam? Dizem que eles auxiliam a desinflamar a área e inibem a proliferação de bactérias e micróbios oportunistas. Mostraremos alguns deles a seguir:

1. Aloe vera

Some figure

Esta planta é conhecida pelas propriedades antibacterianas que são atribuídas a ela, por isso considera-se que esta pode ser uma aliada diante do aparecimento de um caroço atrás da orelha.

De fato, diversos estudos indicam que vários de seus componentes (como o etanol ou o metanol) possuem propriedades antimicrobianas, de modo que podem ser úteis para aliviar algumas doenças bacterianas, como infecções.

Devido a isso considera-se que, ao aplicar aloe vera na área do caroço, os micróbios que provocaram o aparecimento dele não serão capazes de se espalhar.

Ingredientes

  • 2 folhas de aloe vera.
  • ½ xícara de água (125ml).

Preparo

  • Primeiramente, corte as folhas de aloe vera e extraia o gel interno.
  • Em seguida, em um recipiente, coloque o gel de aloe vera e acrescente meia xícara de água.
  • Depois disso, misture os dois ingredientes até obter uma consistência pastosa.
  • Por fim, aplique no caroço atrás da orelha e deixe por alguns minutos, ou até secar.

2. Óleo de rícino e dente de leão

O óleo de rícino tem sido tradicionalmente usado na cultura popular para tratar feridas e dores, pois acredita-se que ele tenha propriedades anti-inflamatórias.

Alguns estudos recentes confirmaram que este produto realmente tem uma certa ação anti-inflamatória e antioxidante, razão pela qual pode ser benéfico na redução da inflamação.

Além disso, considera se que o dente-de-leão tem propriedades antibacterianas, portanto, em combinação com o óleo de rícino, pode ajudar a reduzir o caroço atrás da orelha.

Ingredientes

  • ½ xícara de água (125ml).
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino (15 g).
  • 1 colher de sopa de folhas secas de dente-de-leão (10 g).

Preparo

  • Primeiramente, aqueça uma xícara de água e, quando levantar fervura, adicione as folhas secas de dente-de-leão e deixe em infusão por 10 minutos.
  • Após o tempo indicado, retire do fogo, deixe esfriar e coloque as folhas em um recipiente separado.
  • Em seguida, adicione o óleo de rícino às folhas e misture bem até obter uma pasta.
  • Por fim, aplique a pomada na área afetada, cubra com uma gaze ou algodão e deixe agir durante toda a noite.

Leia também: O dente-de-leão ajuda a tratar o eczema

3. Vinagre de maçã

Some figure

O vinagre de maçã contém ácido acético, uma substância que pode ajudar a combater infecções e bactérias. De fato, vários estudos indicam que ele possui propriedades antibacterianas e antissépticas.

No entanto, é importante ter em mente que essa é uma substância ácida, portanto, se você tem uma pele sensível ou ferida, o vinagre de maçã pode provocar irritação. Se este for o seu caso, recomendamos o uso de algum dos outros remédios.

Para prepará-lo, você apenas precisa de 1 colher de sopa de vinagre de maçã (10 ml), algodão, um curativo e fita adesiva. É muito simples.

Aplicação

  • Primeiramente, mergulhe o algodão no vinagre de maçã.
  • Em seguida, fixe-o no caroço atrás da orelha com o curativo ou esparadrapo e deixe agir por um tempo.
  • Após esse período, retire o curativo. Você vai perceber que uma crosta se formou; ela cairá sozinha em alguns dias. Caso contrário, repita a operação quantos dias forem necessários, mas sempre prestando atenção ao estado da sua pele, para evitar irritações.
  • Quando a crosta cair, lave a área com sabão neutro ou algum antisséptico.
  • Em seguida, coloque outro curativo, mas sem vinagre de maçã.
  • Alguns dias depois, a infecção e o caroço devem desaparecer.

Em suma, o que fazer quando aparece um caroço atrás da orelha?

A princípio, o surgimento de caroços atrás da orelha não indica necessariamente um problema de saúde grave. Muitas vezes eles aparecem devido a algum tipo de inflamação, ou trata-se de um cisto benigno.

No entanto, como já mencionamos, é importante prestar atenção à aparência e evolução deles. Os remédios que mostramos podem te ajudar a reduzir o inchaço em casos leves, mas não a eliminar o caroço propriamente dito.

Por outro lado, lembre-se de que a ação desses remédios não é 100% eficaz e, dependendo do organismo de cada pessoa, podem ser desencadeadas algumas reações. Portanto, é aconselhável consultar um médico antes de aplicá-los.

Quando ir ao médico

Diante de sintomas que indicam uma complicação, como:

  • Dor.
  • Vermelhidão.
  • Crescimento ou mudança na forma do caroço.
  • Torna-se difícil girar a cabeça ou engolir.

O aspecto do caroço e a presença de dor ou febre podem indicar o desenvolvimento de uma infecção. O médico saberá o que fazer; neste caso a protuberância provavelmente precisará ser removida por um profissional, que utilizará técnicas assépticas.

As áreas do corpo que geralmente não são visualizadas à primeira vista no espelho são aquelas nas quais costumamos prestar menos atenção. No entanto, o aparecimento de um caroço atrás da orelha é algo que pode ser preocupante, pois mesmo que não o vejamos, é possível senti-lo ao tocar e com isso ser gerado um desconforto. Neste momento percebemos o pouco cuidado que é oferecido a essa área.

Existem vários tipos de caroços ou protuberâncias que podem surgir atrás das orelhas e, embora possa não parecer, seu aparecimento é bastante frequente. Detectar esses caroços é difícil, pois geralmente eles não doem, coçam ou provocam um desconforto perceptível.

Um caroço atrás da orelha é algo sério?

Geralmente, caroços atrás da orelha não representam nenhum risco à saúde. No entanto, é aconselhável procurar um médico para fazer um exame físico, a fim de obter um diagnóstico adequado e, se necessário, um tratamento.

Ainda assim, devem ser considerados alguns fatores antes de minimizar este assunto:

  • Se o caroço for muito grande ou aumentar de tamanho rapidamente, procure um especialista.
  • Caroços pequenos e redondos são quase sempre inofensivos, mas tome cuidado se eles tiverem um formato irregular ou se sentir que eles se movem.
  • Fique atento também a uma mudança de cor ou se o caroço produzir uma secreção, e também se um ou mais deles aparecerem em outras partes do corpo.

Quer saber mais? Leia: O que as suas orelhas dizem sobre você

Causas comuns para o surgimento de um caroço atrás da orelha

Some figure

Você pode se surpreender com a aparição do caroço ou ele fazer parte das consequências de um quadro viral. Saiba o que está por trás:

1. Adenopatia

O aparecimento de um caroço atrás da orelha geralmente está relacionado aos gânglios linfáticos. Estes são responsáveis por fornecer defesas ao organismo e, na presença de micróbios ou bactérias nocivas, eles reagem com uma inflamação. Outra razão pela qual esses caroços ficam inchados está relacionada a lesões no pescoço.

2. Infecção

Pode ser o caso de uma infecção viral, por exemplo, um resfriado comum. O mesmo pode ocorrer em quadros de mononucleose, amigdalite, otite, faringite, gripe, entre outras.

Recomenda-se não tocar o caroço e aguardar, pois quando a infecção diminuir os gânglios linfáticos retornarão ao seu tamanho normal.

3. Acne

Os caroços atrás das orelhas provavelmente são provocados pela produção excessiva de óleo acumulado na pele, que causa acne. Esses caroços são caracterizados por terem uma ponta preta ou vermelha.

4. Cisto sebáceo

Além da inflamação nos gânglios linfáticos, um caroço pode se desenvolver atrás da orelha quando um folículo da pele fica infectado e entupido, levando à formação de um cisto sebáceo.

Os cistos sebáceos cedem com a realização de um tratamento médico e, em muito poucos casos, exigem uma pequena cirurgia para serem removidos.

5. Lipoma

A diferença entre um cisto sebáceo e o lipoma é que neste último as células mortas da pele nas quais a gordura está concentrada não ficam em uma bolsa. Esses caroços têm forma irregular, aspecto emborrachado e se movem quando pressionados. Para serem removidos é necessária uma intervenção cirúrgica ou lipoaspiração.

Trata-se de tumores benignos que optam por aparecer principalmente na parte superior do tronco, pescoço, braços e costas.

6. Mastoidite

A mastoidite é uma complicação da otite média que se encontra no âmbito das infecções comuns, principalmente em crianças menores de dois anos. O caroço atrás da orelha seria uma de suas possíveis consequências.

Os sintomas que a acompanham são dor de ouvido, perda auditiva, inchaço atrás da orelha, água no ouvido e febre.

O que posso fazer diante da aparição de um caroço atrás da orelha?

Esse tipo de protuberância geralmente desaparece sem que seja necessário fazer nada. No entanto, existem alguns casos que exigem um tratamento com medicamentos tópicos.

O mais importante é prestar atenção à condição do caroço atrás da orelha. Se você perceber alguma das alterações que mencionamos anteriormente ou a sua audição for afetada, é importante procurar um médico para evitar que o problema seja agravado.

Para tratar casos leves, existem alguns remédios naturais que podem ajudar o caroço a desaparecer mais rapidamente. No entanto, é importante notar que eles não são um tratamento, apenas um suplemento. Em casos mais graves, eles não resolverão o problema.

Mas como esses remédios ajudam? Dizem que eles auxiliam a desinflamar a área e inibem a proliferação de bactérias e micróbios oportunistas. Mostraremos alguns deles a seguir:

1. Aloe vera

Some figure

Esta planta é conhecida pelas propriedades antibacterianas que são atribuídas a ela, por isso considera-se que esta pode ser uma aliada diante do aparecimento de um caroço atrás da orelha.

De fato, diversos estudos indicam que vários de seus componentes (como o etanol ou o metanol) possuem propriedades antimicrobianas, de modo que podem ser úteis para aliviar algumas doenças bacterianas, como infecções.

Devido a isso considera-se que, ao aplicar aloe vera na área do caroço, os micróbios que provocaram o aparecimento dele não serão capazes de se espalhar.

Ingredientes

  • 2 folhas de aloe vera.
  • ½ xícara de água (125ml).

Preparo

  • Primeiramente, corte as folhas de aloe vera e extraia o gel interno.
  • Em seguida, em um recipiente, coloque o gel de aloe vera e acrescente meia xícara de água.
  • Depois disso, misture os dois ingredientes até obter uma consistência pastosa.
  • Por fim, aplique no caroço atrás da orelha e deixe por alguns minutos, ou até secar.

2. Óleo de rícino e dente de leão

O óleo de rícino tem sido tradicionalmente usado na cultura popular para tratar feridas e dores, pois acredita-se que ele tenha propriedades anti-inflamatórias.

Alguns estudos recentes confirmaram que este produto realmente tem uma certa ação anti-inflamatória e antioxidante, razão pela qual pode ser benéfico na redução da inflamação.

Além disso, considera se que o dente-de-leão tem propriedades antibacterianas, portanto, em combinação com o óleo de rícino, pode ajudar a reduzir o caroço atrás da orelha.

Ingredientes

  • ½ xícara de água (125ml).
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino (15 g).
  • 1 colher de sopa de folhas secas de dente-de-leão (10 g).

Preparo

  • Primeiramente, aqueça uma xícara de água e, quando levantar fervura, adicione as folhas secas de dente-de-leão e deixe em infusão por 10 minutos.
  • Após o tempo indicado, retire do fogo, deixe esfriar e coloque as folhas em um recipiente separado.
  • Em seguida, adicione o óleo de rícino às folhas e misture bem até obter uma pasta.
  • Por fim, aplique a pomada na área afetada, cubra com uma gaze ou algodão e deixe agir durante toda a noite.

Leia também: O dente-de-leão ajuda a tratar o eczema

3. Vinagre de maçã

Some figure

O vinagre de maçã contém ácido acético, uma substância que pode ajudar a combater infecções e bactérias. De fato, vários estudos indicam que ele possui propriedades antibacterianas e antissépticas.

No entanto, é importante ter em mente que essa é uma substância ácida, portanto, se você tem uma pele sensível ou ferida, o vinagre de maçã pode provocar irritação. Se este for o seu caso, recomendamos o uso de algum dos outros remédios.

Para prepará-lo, você apenas precisa de 1 colher de sopa de vinagre de maçã (10 ml), algodão, um curativo e fita adesiva. É muito simples.

Aplicação

  • Primeiramente, mergulhe o algodão no vinagre de maçã.
  • Em seguida, fixe-o no caroço atrás da orelha com o curativo ou esparadrapo e deixe agir por um tempo.
  • Após esse período, retire o curativo. Você vai perceber que uma crosta se formou; ela cairá sozinha em alguns dias. Caso contrário, repita a operação quantos dias forem necessários, mas sempre prestando atenção ao estado da sua pele, para evitar irritações.
  • Quando a crosta cair, lave a área com sabão neutro ou algum antisséptico.
  • Em seguida, coloque outro curativo, mas sem vinagre de maçã.
  • Alguns dias depois, a infecção e o caroço devem desaparecer.

Em suma, o que fazer quando aparece um caroço atrás da orelha?

A princípio, o surgimento de caroços atrás da orelha não indica necessariamente um problema de saúde grave. Muitas vezes eles aparecem devido a algum tipo de inflamação, ou trata-se de um cisto benigno.

No entanto, como já mencionamos, é importante prestar atenção à aparência e evolução deles. Os remédios que mostramos podem te ajudar a reduzir o inchaço em casos leves, mas não a eliminar o caroço propriamente dito.

Por outro lado, lembre-se de que a ação desses remédios não é 100% eficaz e, dependendo do organismo de cada pessoa, podem ser desencadeadas algumas reações. Portanto, é aconselhável consultar um médico antes de aplicá-los.

Quando ir ao médico

Diante de sintomas que indicam uma complicação, como:

  • Dor.
  • Vermelhidão.
  • Crescimento ou mudança na forma do caroço.
  • Torna-se difícil girar a cabeça ou engolir.

O aspecto do caroço e a presença de dor ou febre podem indicar o desenvolvimento de uma infecção. O médico saberá o que fazer; neste caso a protuberância provavelmente precisará ser removida por um profissional, que utilizará técnicas assépticas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Holzapfel, C. (2014). Weight Loss and Good Health with Apple Cider Vinegar. Book Publishing Company.
  • Karen L. Herbst, Ph.D. M.D. (2008). Treatments for Painful and Other Fatty lumps (Lipomatosis). Consulta en: https://lipedemasource.com/wp-content/uploads/2021/07/Treatments-for-painful-and-other-fatty-lumps.pdf
  • Kenny, O., Brunton, N. P., Walsh, D., Hewage, C. M., McLoughlin, P., & Smyth, T. J. (2015). Characterisation of antimicrobial extracts from dandelion root (Taraxacum officinale) using LC‐SPE‐NMR. Phytotherapy research29(4), 526-532. Available at: https://doi.org/10.1002/ptr.5276. Accessed 20/04/2020.
  • Lawrence, R., Tripathi, P., & Jeyakumar, E. (2009). Isolation, purification and evaluation of antibacterial agents from Aloe vera. Brazilian Journal of Microbiology40(4), 906-915. Available at: https://doi.org/10.1590/S1517-83822009000400023. Accessed 20/04/2020.
  • McGarey, W. A. (1994). The oil that heals: A physician’s successes with castor oil treatment. ARE Press.
  • MedlinePlus (2018). Ganglios linfáticos inflamados. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/003097.htm. Accessed 20/04/2020.
  • MedlinePlus (2018). Quiste o tumor benigno de oído. Available at: https://medlineplus.gov/spanish/ency/article/001033.htm. Accessed 20/04/2020.
  • Nemudzivhadi, V., & Masoko, P. (2014). In vitro assessment of cytotoxicity, antioxidant, and anti-inflammatory activities of Ricinus communis (Euphorbiaceae) leaf extracts. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine2014. Available at: https://doi.org/10.1155/2014/625961. Accessed 20/04/2020.
  • Ryssel, H., Kloeters, O., Germann, G., Schäfer, T., Wiedemann, G., & Oehlbauer, M. (2009). The antimicrobial effect of acetic acid—an alternative to common local antiseptics?. Burns35(5), 695-700. Available at: https://doi.org/10.1016/j.burns.2008.11.009Get. Accessed 20/04/2020.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.