Ensine ao seu filho que esposas são companheiras, e não empregadas

Conheça a importância de transmitir às crianças a ideia de que esposas são companheiras, e não empregadas, e as consequências disso na nossa sociedade.
Ensine ao seu filho que esposas são companheiras, e não empregadas

Última atualização: 26 maio, 2022

Cada vez mais temos observado uma maior conscientização a respeito da igualdade entre homens e mulheres. Muitos direitos foram conquistados, mas é fato que ainda vivemos em um mundo machista. Felizmente, com movimentos como o feminismo, temos visto cada vez mais mulheres independentes e livres, mas também é comum vermos mulheres que desempenham o papel de “mães” de seus companheiros, sendo responsáveis por todas as tarefas do lar. Por isso, é importante ensinar às crianças que esposas são companheiras, e não empregadas.

Se observarmos com atenção, descobriremos que ainda vivemos em um mundo dominado pelo ponto de vista masculino. A sociedade foi pensada e construída pensando nos homens. Foram gerações e mais gerações com esse tipo de construção social, de forma que várias crenças estão profundamente enraizadas nas pessoas, tanto que às vezes nem são percebidas.

Um exemplo claro disso são as dinâmicas de relacionamento heterossexual. Mesmo que já estejamos no século XXI, ainda existem homens (e mulheres) que acreditam que a mulher tem como obrigação servir aos homens e viver para satisfazer as suas necessidades, desempenhando um papel que se confunde com o de mãe/empregada.

Mesmo com a repercussão negativa desse tipo de pensamento (com julgamentos e o famoso cancelamento), muitos homens ainda mantêm para si essa visão antiquada e injusta.

Geralmente, esse tipo de homem age como um perfeito cavalheiro durante o período de conquista, mostra-se independente e carinhoso e não deixa de enaltecer as qualidades de sua companheira quando surge uma oportunidade.

Infelizmente, tudo muda quando o compromisso se torna mais profundo, e o homem começa a mostrar a sua verdadeira face. Ele começa a exigir cada vez mais da mulher, seja no desempenho de tarefas “femininas”, seja no modo dela de se vestir ou em suas amizades e escolhas.

Não estamos afirmando que eles fazem mal de propósito, pois muitos deles acreditam que essa é a forma correta de se relacionar e tratar sua companheira, e não observam essa dinâmica de forma crítica. Obviamente, é possível mudar esse pensamento, se o homem assim desejar.

Não é raro encontrar esse tipo de homem, que deseja que sua companheira aja quase como uma serva. Mas o que as mulheres devem fazer? Aceitar a derrota e simplesmente torcer para que o homem amado decida “ajudá-la” nas tarefas cotidianas? A resposta, claramente, é não!

As mulheres precisam reafirmar a sua independência e exigir igualdade em todas as situações, inclusive nos relacionamentos amorosos. No entanto, para que isso não seja necessário, as mães e os pais de meninos devem ensiná-los desde cedo que esposas são companheiras, e não empregadas.

A importância de ensinar ao seu filho que esposas são companheiras, e não empregadas

É importante que as crianças cresçam valorizando as mulheres por virtudes como independência, autenticidade e personalidade. Com isso, serão formados homens que entendem que sua companheira não é responsável pelo seu bem-estar e cuidados e que sabem que um relacionamento consiste na escolha de duas pessoas em ficarem juntas, mas que respeitam a individualidade de cada um.

Dessa forma, é criada uma dinâmica saudável de relacionamento, na qual não se exige que a mulher abandone a si mesma para viver em função do homem ou dos filhos.

As mães de meninos precisam entender que está nas mãos delas a possibilidade e a responsabilidade de criar homens conscientes, que serão bons pais, amigos e namorados no futuro.

Mas não deve haver pressão, basta ensinar aos pequenos que nenhuma mulher tem como obrigação satisfazer seus caprichos e que cada um deve ser responsável por si mesmo e pela limpeza do ambiente em que vive. Ensine ao seu filho que esposas são companheiras, e não empregadas.

Pode interessar a você...
Marido diz que esposa é preguiçosa e tem tempo de sobra, e ela registra tudo o que faz em um dia
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Marido diz que esposa é preguiçosa e tem tempo de sobra, e ela registra tudo o que faz em um dia

O marido disse que sua esposa é preguiçosa , no entanto, ela registra tudo o que faz em um dia e o surpreende.