Como eliminar os cravos?

· 10 de março de 2014
É fundamental limpar o rosto pela manhã e à noite para limpar os poros. Quando conseguir eliminar os cravos, mantenha essa rotina para que eles não apareçam de novo.

Os cravos são um verdadeiro pesadelo porque, geralmente, são realmente difíceis de tirar. Parece que eles se agarram ao nosso nariz e nunca mais vão sair. Eles não estão presentes apenas nos rostos das mulheres, mas também nos dos homens – mesmo que eles não se importem tanto com isso. Eliminar cravos não é uma tarefa fácil: é preciso muita paciência para erradicá-los e evitar que eles se convertam em grandes focos numa determinada área.

O que são os cravos?

Estes pontinhos famosos e antiestéticos que aparecem em determinadas áreas – como o nariz, o queixo, as bochechas e ao redor dos lábios – são aglomerados de sebo e de células mortas. Eles se tornam escuros devido à oxidação, ao entrarem em contato com a superfície externa.

Nem sempre estão relacionados à acne (diferentemente do que se pensa), mas ao excesso de produção de gordura na pele. Por isso, costumam ser mais frequentes nos meses de calor.

Eliminar cravos naturalmente

Os cravos não aparecem somente durante a adolescência. Se você tiver uma pele que produz muito sebo e, além disso, não sabe como limpá-la de maneira adequada, a probabilidade de que eles apareçam é maior. Eliminá-los requer tempo e dedicação mas, sobretudo, paciência.

Para tanto, é vital que você mantenha uma rotina de limpeza do seu rosto tanto durante o dia quanto à noite. Se você transpira em excesso, não remove a maquiagem antes de dormir ou não lava o rosto com água corrente quando chega da rua, é possível que os cravos apareçam.

De acordo com o seu tipo de pele, você precisará de mais ou menos lavagens. Nunca se esqueça de umedecer o rosto! Lembre-se: quando você tiver conseguido eliminar os cravos, será preciso manter a rotina para que eles não apareçam de novo. Tente deixar os seus poros limpos e “fechados”. Para conseguir isso, lave o rosto com água fria todos os dias.

Leia também: Combata as espinhas com estes 3 tratamentos com bicarbonato de sódio

Limpeza de pele para eliminar cravos

De vez em quando, aplique máscaras caseiras, feitas com aveia, iogurte ou açúcar, que são esfoliantes por excelência.

Como eliminar cravos?

Existem vários métodos para eliminar os cravos do seu rosto e fazer com que a sua pele fique maravilhosa. Vamos apresentar aqui os truques mais eficazes e populares para combater esse problema:

  • Para eliminar cravos, compre uma cola (uma dessas que se usa na escola e que não seja tóxica). Molhe o seu rosto com água quente ou com uma toalha molhada. Em seguida, aplique a cola nas áreas nas quais se encontram os cravos. Espere até secar completamente. Quando ela estiver seca, retire-a como se fosse uma fita adesiva. Observe o lado da cola que ficou em contato com a sua pele e então você verá as raízes dos cravos.
  • A segunda alternativa para eliminar cravos é aproveitar o banho para tirá-los um a um. Esquente a pele do rosto com a água do banho para que os poros se expandam. Se você apertá-los lenta e suavemente, eles sairão sozinhos, desde que estejam pouco profundos. Uma boa opção é usar uma pinça de depilação para removê-los. Desse modo você evitará marcas.

Aprenda a eliminar cravos

  • Use um esfoliante suave para eliminar cravos (pode ser uma máscara comprada ou caseira) para eliminar todas as células mortas. Após limpar a pele, seque-a bem, dando batidinhas suaves com uma toalha. Aplique uma compressa úmida por uns 10 minutos para suavizar os cravos. Seque bem o rosto. Faça bolinhas de algodão e coloque-as em cada um dos seus dedos: assim elas não vão escorregar pelo seu rosto e você não vai marcar a sua pele. Pressione levemente até que eles saiam.
  • Esse método requer uma escova de dentes que você não esteja usando e uma pasta. Aplique a pasta de dentes na escova, depois molhe a pasta e o seu rosto com água morna. Escove a região dos cravos suavemente por alguns minutos todos os dias antes de ir dormir. Depois, esterilize a escova com água fervida, mesmo que só você a use para tal finalidade. Lave bem o rosto e aplique um creme hidratante.
  • Prepare uma loção em partes iguais com suco de lima, óleo de amêndoas e glicerina para eliminar cravos. Aplique-a no rosto todas os dias à noite e deixe-a atuar por pelo menos 15 minutos. Em seguida, lave o rosto com água morna. Assim, você eliminará os cravos e também reduzirá as manchas no rosto.

Eliminar cravos de foma rápida

  • Bata uma clara de ovo e aplique-a no rosto inteiro, mas principalmente nas zonas onde os cravos costumam nascer. Coloque duas folhas de papel higiênico ou de papel de guardanapo e espere até que ele fique duro. Retire-o suavemente. Enxágue o rosto inteiro com água morna. Por último, seque sem esfregar.
  • Para eliminar cravos, enxágue o rosto com água morna ou quente para que os poros se abram. Em seguida, coloque um pouco de óleo de amêndoas ou azeite de oliva na ponta de uma toalha. Adicione pasta de dentes. Aplique sobre o nariz ou na região onde você tiver cravos, de maneira suave, porém firme. Massageie em círculos. Se for necessário, repita o procedimento. Espere 5 minutos e enxágue com água morna.
  • Esquente uma toalha com aquecedor ou com água quente. Com cuidado para não se queimar, coloque-a sobre o seu rosto por 10 minutos até que ela esfrie. Lave o rosto com água quente e sabonete neutro. Enxágue o rosto com água fria para que os poros se fechem e aplique um umectante que não contenha nenhum tipo de óleo. Para terminar, aplique um pouco de álcool e massageie durante 5 minutos, depois enxágue.

Imagens cortesia de Bradley Gordon, Orin Zebest, Juan Pablo Olmo, Michael Coghlan, Javier Cohen, Eleazar