Pele mais bonita com aveia e mel

· 7 de agosto de 2013
Conheça os cuidados de beleza à base de aveia e mel e aprenda a como fazer máscaras faciais para deixar sua pele mais hidratada, bela e saudável.

Anote os ingredientes desta receita: aveia e mel. Não, não se trata de nenhuma receita de biscoitos para um chá de fim de tarde, mas sim de dicas de beleza.

Além de deliciosas e saudáveis especiarias culinárias, a aveia e o mel possuem propriedades que ajudam a manter a beleza da pele, particularmente no inverno.

Quando ingeridos, ambos fazem muito bem ao organismo, mas quando aplicados topicamente sobre a pele, são excelentes aliados na manutenção de sua beleza e saúde.

Aveia

Além de ser rica em fibras, ajudando em dietas para emagrecimento e na manutenção de uma alimentação balanceada e saudável, a aveia possui várias propriedades que são potencialidades em sua aplicação tópica.

Rica em vitaminas do complexo B e outras substâncias, a aveia ajuda a diminuir irritações e inflamações da pele, a manter a pele hidrata e a promover uma aceleração da renovação celular.

O uso tópico de uma pasta uniforme de aveia e água pode ser aplicado em regiões isoladas do corpo que sofram de ressecamento excessivo e também no rosto, ajudando a hidratar a pele da face e a diminuir inflamações causadas pela acne.

Bastam de 15 a 20 minutos para obter bons resultados e eles podem ser observados já na primeira aplicação.

Descubra: Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

Mel

aveia e mel

O mel, como muitos sabem, possui propriedades medicinais que ajudam a tratar sintomas de resfriados e gripes e também a aliviar a irritação na garganta causada por alergias respiratórias diversas.

Esses já são excelentes motivos para sempre ter mel em casa e consumi-lo regularmente, mas se você ainda não se convenceu sobre os benefícios do mel, adicione à lista o grande potencial que ele possui para revitalizar a pele.

Máscaras caseiras à base de mel ajudam a hidratar a pele e a mantê-la viçosa. Ele pode atuar em misturas junto a outros ingredientes naturais ou ser aplicado sozinho sobre a face.

Neste caso, basta uma aplicação de cinco minutos semanalmente de uma fina máscara de mel sobre o rosto para garantir uma pele mais hidratada, bonita e saudável.

Leia também: 4 remédios naturais com mel de abelha para atenuar as rugas

A combinação perfeita da aveia e mel

Se separados a aveia e o mel são bastante eficazes, juntos ficam ainda melhor. Com a mistura de aveia e mel é possível fazer um leve peeling abrasivo em casa. Mesmo no inverno, é necessário esfoliar a pele para limpá-la de impurezas e ajudar a renovação celular.

Como o mel e a aveia possuem propriedades hidratantes, a mistura resulta num esfoliante menos agressivo e que deixa a pele limpa, macia e hidratada.

Para fazer este peeling caseiro, basta misturar a aveia e o mel num recipiente até que formem uma pasta. A quantidade de mel vai definir quão abrasivo será seu peeling; quanto menos mel, mais abrasivo ele será.

Se a sua pele for muito sensível, faça uma pasta com maior quantidade de mel ou escolha uma aveia com flocos um pouco mais finos.

Aplique a pasta no rosto fazendo movimentos circulares. Ao terminar, deixe o que sobrou da mistura sobre a pele por cinco minutos. Após isso, lave o rosto e aplique uma pasta uniforme de aveia e água sobre toda a face.

Cubra o rosto com gaze e deixa descansar por 15 a 20 minutos. Esta última etapa é fundamental para que os poros fechem e a pele não fique muito ressacada após o peeling.

O procedimento pode ser repetido semanalmente ou duas vezes ao mês, em caso de peles mais sensíveis. Os resultados são maravilhosos!