É benéfico ler para o bebê durante a gravidez?

5 de outubro de 2019
A leitura é um prazer para todos. Mas quando estamos grávidas, lemos para dois. Você se beneficia da tranquilidade que a leitura traz e seu bebê se conecta contido através da sua voz.

Ler é um prazer, em geral, bastante individual. No entanto, quando estamos grávidas, a coisa muda. É possível ler para nós e para o bebê que está a caminho. Sabia que ler para o bebê durante a gravidez pode ser uma excelente técnica de estimulação pré-natal?

A estimulação pré-natal oferece possibilidades de conexão e vínculo entre a mãe e o filho.

Leitura e gravidez

Grávida lendo

Quando você planeja ler para o bebê durante a gravidez, abre um canal de comunicação e vínculo com seu filho dentro de sua barriga.

Além disso, se sempre foi uma leitora, mesmo que leia em silêncio, transmitirá ao bebê o prazer e a calma que a leitura te traz. Ambas sensações sempre serão bem-vindas durante a gravidez.

Contudo, se ler não estava entre seus passatempos, o estado de introspecção que a leitura e a gravidez oferecem pode gerar uma doce coincidência, que brinda várias sensações e que te leva por um caminho de infinitas emoções.

Ao ler para o seu bebê durante a gravidez, encontrará todo tipo de opções de leitura.

Desde as tipicamente relacionadas com os dias mágicos e emocionantes que está vivendo, até se iniciar na leitura de histórias para crianças. Estas últimas logo passarão a ser suas leituras fundamentais (para não dizer prioritárias).

Descubra: 5 dicas para ter uma gravidez saudável

Os livros impressos de sempre

Quando lemos em nosso tempo livrea leitura é uma forma extraordinária de relaxamento, reflexão, assim como de bem-estar geral. Isso é muito diferente de tudo que lemos durante nosso dia de trabalho.

Se logo depois de seu horário de trabalho, puder chegar em casa e deitar na cama ou em alguma poltrona confortável, e ler um livro de sua preferência, terá um momento de paz que tanto seu bebê como seu corpo gestante agradecerão.

No entanto, se é uma daquelas mães que preferem a tecnologia, durante a gravidez é manter afastados os dispositivos eletrônicos do ventre. As radiações eletromagnéticas que emitem podem ter efeitos não desejados no cérebro do bebê em desenvolvimento.

Dessa maneira, ainda que vivamos rodeados de equipamentos eletrônicos e é difícil escapar das radiações, se for ler para o bebê durante a gravidez, melhor que seja da forma antiga: um livro impresso em papel.

Benefícios de ler para o bebê

Casal lendo

Entre os benefícios que a leitura pode trazer para o bebê encontramos, por exemplo:

  • Estimula os sentidos e te conecta com o bebê.
  • O papai também pode participar nas jornadas de leitura e se sentir parte da gravidez. Ademais, propicia o vínculo entre papai e bebê.
  • Ajuda o bebê a conhecer as vozes dos pais.
  • Se o bebê tem irmãos, também podem participar na leitura.
  • Inicia o conhecimento da língua (ou línguas) dos pais.
  • Ensina a reconhecer as diferentes modulações da voz conforme a situação. Isso fazer com que te entenda melhor quando indicar que é hora de dormir ou de brincar.
  • Transmite emoções positivas que o bebê reconhecerá e que o ajudarão a se sentir bem.

Recomendações para ler para o bebê durante a gravidez

  • Comece a ler a partir do quarto mês de gestaçãoquando o ouvido já está completamente desenvolvido.
  • Além disso, busque um local silencioso, onde se sinta confortável.
  • Escolha o que lerá para o bebê. Pode ler contos para crianças ou suas leituras favoritas que o convidem a relaxar.
  • Respire profundamente e leia com a voz alta e de forma pausada.
  • Pronuncie bem as palavras.
  • Imprima emoção em sua narração.
  • Dedique uns 15 minutos do dia em que saiba que o bebê está acordado. Geralmente, logo após as refeições.

Leia também este artigo: 4 dicas para fazer seu filho feliz antes do nascimento

Reflexões finais

Por fim, se te custa expressar sentimentos, nos livros poderá encontrar as palavras que precisa para se comunicar com seu bebê, para que ele saiba tudo o que te inspira. Bastará fazer uma boa seleção de títulos.

Nos livros infantis certamente encontrará belas histórias, nas quais poderá encontrar as palavras que busca.

Os benefícios de ler contos para os bebês e para as crianças estão amplamente comprovados como fontes para despertar a criatividade e propiciar o desenvolvimento da fala e da linguagem desde as idades mais precoces.

Assim que não hesite e desfrute da leitura durante a gravidez!