4 dicas para fazer seu filho feliz antes do nascimento

19 de julho de 2018
Acredite ou não, você pode deixar seu filho feliz antes de ele nascer. Conversar, tocar, ouvir música e até mesmo comer são atividades que fortalecem os laços de amor e afeição com o seu bebê, mesmo quando ele ainda está no ventre da mãe.

Se você estiver grávida, ou sua parceira estiver esperando um bebê, você deve estar pensando que terá que esperar para deixar seu filho feliz só depois que ele nascer. No entanto, temos uma surpresa para você: não será preciso esperar por 9 meses! Continue lendo este artigo para descobrir como você pode deixar seu filho feliz antes do nascimento.

Como fazer seu filho feliz antes do nascimento

Certamente você está animada ou animado para ter seu pequeno em seus braços e finalmente encontrá-lo. No entanto, você pode curtir o seu bebê antes do nascimento.

Na verdade, o tempo gasto com o seu bebê, mesmo no útero, é fundamental para o seu desenvolvimento e bem-estar. Como é importante aproveitar muito bem este processo, compartilharemos 4 dicas para deixar seu filho feliz antes do nascimento.

1. Converse com ele

No quarto mês de gravidez, seu filho já consegue ouvir sons. De fato, a partir desse momento, o bebê estará ouvindo você o tempo todo: a batida do seu coração, o som da sua respiração e até as vibrações dos seus órgãos. Incrível, você não acha?

Casal esperando um bebê

É importante notar que a primeira relação que o feto experimenta é aquela que estabelece com sua mãe; além de conhecê-la, ele também aprende com você. Esta relação cria laços muito fortes através dos sons, principalmente através da voz dos pais.

Quando uma mãe ou pai fala com seu bebê, eles transmitem sua própria linguagem. Como resultado, os bebês desenvolvem sua capacidade linguística, mas também se tornam mais saudáveis, mais afetuosos e sensíveis.

No artigo Logrando una maternidad feliz, a autora aponta que o canto materno é um dos “melhores alimentos que podem ser dados aos seus filhos”, uma vez que “potencializa o desenvolvimento cerebral da criança”.

Então, se você quiser deixar seu filho feliz antes de ele nascer, converse com ele sempre que puder. Talvez o seu pequeno responda lhe dando alguns chutes.

2. Escute música

Escutar música pode ser muito especial para você e seu pequeno. A música é um meio de expressão ou linguagem através do qual podemos nos comunicar, mesmo sem palavras. Por essa razão, não é incomum que a musicoterapia seja usada como uma ferramenta terapêutica para oferecer apoio emocional e relaxamento.

Graças à música, é possível refletir sobre o que realmente sentimos. Através dela, a expressão emocional da pessoa é favorecida. Isso é muito positivo, então compartilhe músicas com o seu bebê, visto que você estará dando a ele a oportunidade de se expressar, mesmo dentro da sua barriga.

A estimulação, comunicação e vínculo pré-natal através da música e alguns sons dentro dela têm certas frequências que viajam através da atmosfera sonora do feto.

Mulher grávida ouvindo música

Como resultado, o bebê pode perceber os sons que você compartilha com ele. De fato, graças à música, o feto associa uma série de sentimentos positivos, como proteção, segurança, confiança e amor, mas isso não é tudo.

A música também funciona como um neurotransmissor interativo. Ou seja, permite a transmissão de informações entre neurônios, glândulas, células ou fibras musculares. Além disso, esses neurotransmissores deixam um tipo de registro impresso no bebê.

Dessa forma, todas as sensações agradáveis ​​que o bebê experimentou durante sua gestação serão registradas em seu sistema celular e hipofisário. Como resultado, seu pequeno pode relembrar essas emoções agradáveis ​​quando ouvir uma música, e isso fará com que ele sinta uma sensação semelhante à da presença da mãe.

3. Brinque com ele

É possível brincar com o seu bebê enquanto ele ainda está no útero? Talvez este fato pareça um pouco estranho para você. No entanto, é possível interagir com o feto através de várias técnicas de estimulação fetal.

Um desses métodos é usar uma lanterna na barriga para estimular as sensações visuais do bebê. No interior, ao perceber os estímulos da luz, o feto fecha os olhos e reage fazendo algum movimento ou mudança de comportamento. Embora o feto não precise de luz para o seu desenvolvimento visual, essa dinâmica é importante para estabelecer seus ciclos circadianos.

Então, ao aplicar essa técnica, pode-se dizer que estamos brincando com o bebê enquanto o ajudamos a se desenvolver de maneira integral. Por que você não experimenta? Certamente assim você poderá deixar seu filho feliz antes do nascimento.

Leia também: Por que os bebês chutam na barriga?

4. Coma alimentos doces

A partir do quarto mês, o bebê pode sentir sabores do tipo azedo, doce, amargo e salgado. Mas como isso acontece? A explicação é reduzida ao que a mãe ingere através de alimentos ou cápsulas, que passa para o líquido amniótico e, por sua vez, alimenta o feto.

Alimentação saudável

De fato, é interessante notar que o bebê ingere quantidades consideráveis ​​desse fluido (entre 201 e 760 centímetros cúbicos por dia). Por esse motivo, o feto pode perceber esses sabores.

Agora, como você pode deixar seu filho feliz antes que ele nasça através dos sabores? Um artigo especializado sobre o comportamento do feto indica que os bebês em gestação são fascinados pelo doce.

Mais tarde, o mesmo artigo explica que, se uma substância doce é injetada no líquido amniótico, o feto ingere uma proporção maior em comparação aos níveis habituais. Por outro lado, se uma substância amarga for injetada, a ingestão de líquido amniótico do feto diminui.

Não perca este artigo: Gelatina na gravidez: podemos consumi-la?

Então, se você quiser fazer seu filho feliz antes do nascimento, consuma alimentos moderadamente doces e com açúcar natural (frutose), como o encontrado em frutas e legumes. Lembre-se de que o consumo de açúcar refinado durante a gravidez pode ser prejudicial à sua saúde e a do seu filho.

O que você achou dessas dicas para deixar seu filho feliz antes de ele nascer? Estas não são atividades que consomem muito tempo ou esforço. Na verdade, você já pode estar fazendo isso sem perceber. Caso não esteja, encorajamos você a experimentar.

Recomendados para você