Gelatina na gravidez: podemos consumi-la?

· 12 de julho de 2018
A gelatina tem propriedades nutricionais que beneficiam a saúde das mulheres na gravidez. Seu consumo é ideal para acalmar a fome sem recorrer a refeições cheias de calorias.

Muitas mulheres se perguntam se é saudável consumir gelatina na gravidez. Sabemos que esse alimento, além de versátil, possui qualidades nutricionais muito especiais.

Há muitas maneiras de preparar gelatina e incluí-la na dieta regular; o que não temos claro são suas propriedades e efeitos sobre as futuras mães.

Para muitos, é um alimento refrescante e de poucas calorias, que pode ajudar a acalmar a fome durante períodos de ansiedade; outros, no entanto, consideram a gelatina um bom suplemento nutricional.

Por que seu uso é recomendado durante a gravidez? Embora, em geral, tenha benefícios para todos, as gestantes obtêm algumas vantagens ao consumi-la.

Descubra-as!

O que é a gelatina?

Gelatina caseira

A gelatina é um espessante natural obtido a partir do processamento dos tecidos conjuntivos de bovinos e suínos.

É uma substância incolor, semissólida, usada na cozinha como base para preparar sobremesas, doces, e uma grande variedade de receitas.

É composta principalmente por proteínas de alto valor biológico, mas também é fonte de vitaminas, minerais e carboidratos .

Veja também: Complementos alimentares para reduzir as náuseas durante a gravidez

Benefícios de comer gelatina na gravidez

A gelatina é um ingrediente facilmente combinado com outros alimentos na preparação de deliciosas sobremesas. É muito popular em todo o mundo, especialmente porque é atraente para as crianças.

Muitos a valorizam por suas aplicações medicinais, pois fortalece as defesas, melhora a saúde digestiva, e previne o surgimento de algumas doenças inflamatórias.

O mais interessante é que contém 18 aminoácidos essenciais, e ajuda a satisfazer os requisitos de vitaminas e minerais no organismo.

Podemos consumi-la durante a gravidez? Claro que sim! É um produto muito completo que, de fato, traz vários benefícios para as gestantes.

Reduz as náuseas

Mulher grávida com enjoos

Os nutrientes da gelatina são facilmente assimilados pelo corpo, e têm um efeito benéfico no controle de náuseas e vômitos que ocorrem na gravidez.

Suas propriedades anti-inflamatórias acalmam a irritação do estômago e, por regular seu pH, reduzem a tendência a ter convulsões devido a esses sintomas.

Facilita a digestão

Após o benefício anterior, deve-se mencionar de maneira especial que a ingestão de gelatina na gravidez ajuda a promover uma boa digestão, especialmente quando há constipação.

A gelatina neutraliza a produção excessiva de sucos ácidos, e diminui os incômodos episódios de acidez e refluxo gastroesofágico.

Por outro lado, graças às suas contribuições de um aminoácido chamado glicina, ajuda a melhorar o processo de absorção de nutrientes, reduzindo o risco de deficiências.

Fornece minerais essenciais

Uma absorção correta de minerais é crucial para a saúde da mãe e do feto em desenvolvimento. A gelatina, graças ao seu teor de cálcio, fósforo e magnésio, é um bom complemento para a gravidez.

É livre de gorduras e colesterol

Não há razão para se preocupar! A gelatina é uma sobremesa saudável que não contém gordura nem colesterol. Seu consumo não representa um risco para o peso na gravidez.

Evita a desidratação

Graças ao seu alto teor de água, comer gelatina na gravidez evita a desidratação.

Embora não substitua os copos de água, é um complemento refrescante para dias de frio e de calor.

Protege a pele e o cabelo

Pele saudável e bonita

O principal componente deste alimento é o colágeno. Graças a ele, sua ingestão regular tem efeitos positivos sobre a saúde da pele e do cabelo.

Este tipo de proteína apoia o processo de regeneração celular e diminui o risco de estrias, fraqueza capilar e pele seca.

Ajudar a acalmar a fome

Esta sobremesa, livre de açúcares e aditivos químicos, é uma excelente opção para saciar a fome sem medo de ganhar quilos desnecessários.

Graças ao seu efeito saciante, diminui a sensação de ansiedade que leva a excessos entre as refeições principais.

Leia também: 11 benefícios da gelatina sem sabor que você vai gostar de conhecer

Como consumir gelatina na gravidez

Para que o consumo de gelatina na gravidez seja seguro, é essencial respeitar algumas regras dietéticas básicas:

  • Não comê-la com açúcares adicionados
  • Evitar as apresentações industrializadas
  • Comer porções moderadas

Embora seja um alimento rico em proteínas, não deve ser considerado um substituto para carnes magras, leguminosas, e outros alimentos que fornecem esse nutriente.

No mercado há gelatina sem sabor de alta qualidade, perfeita para preparar sobremesas caseiras, livre de aditivos artificiais. Além disso, existem muitas receitas para consumi-la sem a necessidade de açúcar.

Você está grávida e não sabe o que incluir nos seus lanches? Experimente a gelatina! Como você pode ver, ela tem propriedades muito nutritivas e interessantes.