Complementos alimentares para reduzir as náuseas durante a gravidez

As náuseas constituem um mal-estar muito própria da etapa da gravidez. Boa parte das mulheres grávidas apresentam este sintoma. Porém, há coplementos alimentares e práticas que podem ajudar a reduzi-las.

As náuseas são o primeiro sintoma da gravidez. Elas são causadas pelas mudanças hormonais que ocorrem neste período. Afetam entre 40% e 80% das mulheres no primeiro trimestre e desaparecem entre a décima quarta e a vigésima segunda semana.

A boa notícia é que há complementos alimentares que ajudam a reduzir as náuseas durante a gravidez.

É importante que saiba que as náuseas são normais nesta etapa. Com os dias, aprenderá a lidar com elas. Inclusive, até lembrará delas com certa graça quando seu bebê nascer.

Compartilhe este artigo com seu parceiro e familiares para que saibam como ajudar você a reduzir as náuseas durante a gravidez.

Como reduzir as náuseas durante a gravidez de forma natural?

Biscoitos salgados

Mulher grávida com náuseas

É comum que sinta enjoos ou náuseas ao acordar. Este sintoma é mais frequente quando não tem nada no estômago. Coma um biscoito salgado e tente ficar na cama por 15minutos antes de se levantar.

Comê-lo antes do café da manhã alivia a sensação que as náuseas causam, mas também ajuda a assimilar melhor a comida. Os biscoitos salgados favorecem os níveis de glicose que decaem durante a gravidez.

Visite este artigo: Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar

Menta

Dentre os complementos alimentares que ajudam a reduzir as náuseas durante a gravidez se encontra a menta. Tanto em chá quanto em folhas ou balas, é muito útil para aliviar as náuseas nesta etapa tão especial. A menta faz com que o seu estômago se encontre menos pesado depois de cada refeição.

Desta maneira, também evita a sensação de estômago pesado que ingerir comida em excesso causa. Pode realizar infusões de menta, deixando as folhas secas repousarem em água fervendo durante 5 minutos.

Também pode ferver as folhas e comê-las ou mastigar chiclete de menta. Não importa a apresentação em que consuma a menta, sempre ajudará a diminuir as cólicas e as náuseas.

Água de arroz

Água de arroz ajuda a reduzir as náuseas durante a gravidez

Este é um dos remédios caseiros mais efetivos para aliviar as náuseas, inclusive quando vêm acompanhadas de vômitos. Ainda que seu sabor não seja tão agradável, na medida em que toma, sentirá uma sensação de alívio em seu estômago. Só deve por o arroz para cozinhar e beber a água com a qual o cozinhou.

Gengibreajuda,

O gengibre é um dos melhores remédios contra as náuseas. Ajuda a reduzir os movimentos bruscos do intestino durante a digestão, além de bloquear os receptores de serotonina causadores das náuseas. Também ajuda a diminuir os refluxos na gravidez e a sensação de náuseas.

Pode prepara-lo de muitas formas, em qualquer apresentação é eficaz. Por exemplo, pode fazer infusões. Só deve adicionar colheradas de gengibre ralado e ferve-las em água. Porém, se não gostar do sabor, também pode comer pão ou balas de gengibre, uma forma diferente de ingeri-lo.

Água

Mulher bebendo água

A água é fundamental durante a etapa da gravidez, porém, não deve-se abusar dela. Pode tomar entre 10 e 12 copos de água por dia, levando sempre uma garrafa com você.

Reparta os copos de água entre diferentes horas do dia e tome-os pouco a pouco. Se sentir náuseas, descanse 10 minutos e tome um pouco de água.

Alimentos com zinco

O zinco é um mineral que ajuda o sistema imunológico e a produção de energia no organismo. Quando não consome a dose necessária, suas defesas são afetadas e com elas a falta de apetite, o que causa náuseas e mal-estar corporal.

Os cereais integrais, as bananas, os legumes e os fungos são alimentos ricos em zinco que oferecem todos os nutrientes que precisa durante a gravidez. Ajuda, claro, a diminuir as náuseas e o mal estar que lhes causam.

Alimentos com vitamina B6

Suplementos de vitamina B ajudam a reduzir as náuseas durante a gravidez

A vitamina B6 é fundamental nos complementos alimentares que ajudam a reduzir as náuseas durante a gravidez. O atum, o frango, as lentilhas e o abacate são alimentos com algo teor de vitamina B6. Consumi-los é a forma mais saudável de oferecer ao seu corpo os minerais que precisa durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses.

A vitamina B6 intervém na criação das células vermelhas e no metabolismo das proteínas. É por isso que ajuda a controlar as náuseas e os enjoos na gravidez. Também pode tomar a vitamina B6 em comprimidos. Porém, antes de fazê-lo, consulte o seu médico.

Por outro lado, é importante que saiba que há práticas que, junto com os referidos complementos alimentares, podem ajudar a diminuir a sensação das náuseas durante a gravidez.

Alguns conselhos básicos

1. Se afaste dos odores que te repugnam

As mulheres grávidas desenvolvem muito mais o sentido do olfato. Isso, definitivamente, joga contra elas, já que causa náuseas. Diante disso, simplesmente identifique os odores que lhe desagradam e evite-os.

2. Reduza suas porções de comida e coma mais vezes ao dia

Diminua as porções de comida e alimente-se entre três e cinco vezes por dia. Ao fazer isso, estará minimizando a sensação de náuseas.

3. Caminhe e conecte-se com a natureza

Beber muita água ajuda a reduzir as náuseas durante a gravidez

Para reduzir as náuseas durante a gravidez, caminhar e respirar ar fresco ajuda a controlar as incômodas náuseas. Fazer exercício durante a gravidez não causará dano, ao menos que seu médico o tenha proibido.

4. Descanse

O estresse e estar agitada todo o tempo aumenta as náuseas. Procure fazer descansos depois de cada refeição e não se submeta a altos níveis de estresse. É importante que durma durante a gravidez.

Está pronta para pôr em prática toda a informação que compartilhamos neste artigo? Prove os complementos alimentares e aplique cada conselho. Notará melhoria.

Recomendados para você