Ingredientes naturais para aliviar a vontade de vomitar

28 Dezembro, 2019
A infusão de hortelã, erva-doce e canela pode ser útil no alívio do vômito. Falaremos mais a seguir.
 

De repente, o desejo de vomitar parece perturbar nosso bem-estar e, às vezes, as causas podem ir além de um simples problema estomacal. Às vezes, emoções fortes, maus cheiros ou imagens desagradáveis ​​podem estimular o vômito, mas em outros casos, as causas são outras.

Problemas digestivos, enxaqueca, estresse, enjoo e  gravidez podem fazer com que você vomite e esse sintoma pode vir acompanhado por outros sintomas irritantes, como dor de estômago e sensação de falta de ar.

  • Se o vômito persistir, você deve sempre procurar um médico, pois pode ser um sinal de outra doença grave, como apendicite, hematomas, meningite ou até um tumor.
  • O vômito repetido pode causar desidratação, especialmente em crianças, por isso é aconselhável procurar ajuda de especialistas.

6 ingredientes naturais que ajudam a aliviar a vontade de vomitar

A seguir, mostramos quais são os ingredientes naturais que podem ajudá-lo a reduzir aliviar a vontade de vomitar e os desconfortos.

Gengibre

Esta raiz tem o benefício de promover o fluxo sanguíneo no estômago. Estudos da Universidade de Exeter, no Reino Unido, demonstraram a eficácia do gengibre no combate ao vômito.

A melhor maneira de prepará-lo para aproveitá-lo nesses casos é a seguinte:

  1. Corte dois pequenos pedaços de gengibre fresco, do tamanho de uma moeda.
  2. Coloque 500 ml de água em uma panela para ferver.
  3. Quando a água estiver fervendo, adicione os dois pedaços de gengibre.
  4. Reduza o calor e deixe que ocorra a infusão.
  5. Desligue o fogo e deixe o líquido descansar por alguns minutos antes de servir.
 

Hortelã

Hortelã

A hortelã é uma erva que possui um aroma refrescante e agradável que pode ajudar a acalmar náuseas e aliviar a vontade de vomitar. Para tirar proveito desses benefícios, você pode pegar algumas folhas, lavar bem e mastigá-las frescas ou beber sua infusão. 

Para aproveitar seus benefícios, você não precisa fazer nenhum tipo de mistura. Basta pegar algumas folhas, lavá-las, mastigá-las e engoli-las. Você descobrirá que, em pouco tempo, eliminará a vontade de vomitar.

Se não quer comer as folhas cruas, você também pode experimentar esta infusão: coloque uma colher de folhas de hortelã seca em 2 xícaras de água quente e deixe repousar por 30 minutos. Coe e beba.

Outra maneira de aproveitar os benefícios da hortelã é molhando uma toalha com um pouco de óleo essencial de hortelã e aplicando-a com suavidade sobre a pele da região do estômago.

Limão

O limão é uma fruta ácida, rica em vitamina C, fibras e antioxidantesNa área popular, geralmente é recomendável cortar meio limão e colocá-lo perto do nariz para evitar náuseas ao viajar.

Para evitar vômitos, também é recomendável beber água morna com limão, lentamente.

 

Sementes de erva-doce

Erva-doce

As sementes de erva-doce são excelentes para aliviar a náusea e melhorar a digestão. Ao mesmo tempo, têm propriedades antimicrobianas que ajudam a prevenir e tratar a gripe estomacal que pode ser a causa do desconforto.

Para preparar o chá, você deve adicionar uma colher de sementes de erva-doce trituradas em uma xícara de água fervente e deixar infusionar por 10 minutos. Coe e beba.

Tal como acontece com a hortelã, mastigar uma colher de chá de sementes de erva-doce também ajuda a combater o problema.

Canela

Beber uma infusão de canela também ajuda a aliviar a vontade de vomitar  e proporciona alívio. Para prepará-la, basta pegar meia colher de chá de canela em pó e ferver em 1 xícara de água. Beba quando estiver quente. Evite adicionar açúcar.

Cominho

Cominho
 

Este tempero estimula a secreção de enzimas pancreáticas, por isso é útil para combater a sensação de náusea causada por problemas digestivos.

Tem uma preparação muito simples. Basta misturar metade de uma colher de chá de sementes de cominho em água quente, aguardar que esfrie um pouco e beber.

Outra maneira de obter os benefícios do cominho é misturando uma colher de chá de sementes de cominho com uma pitada de noz-moscada em uma xícara de água fervente e deixando repousar por alguns minutos. Quando estiver morno, coe e beba o líquido.

Você também pode misturar um pouco de cominho em pó e cardamomo em pó com uma colher de chá de mel e tomar.

Aspectos a considerar

Para qualquer desconforto, a melhor cura é a prevenção. Portanto, você deve considerar parar de ingerir alguns alimentos e bebidas com tanta frequência, no caso de perceber que eles despertam a vontade de vomitar.

Por outro lado, você pode adotar as seguintes medidas:

  • Se a vontade de vomitar é mais frequente pela manhã, coma lentamente e em pequenas quantidades. Também é recomendável repousar pelo menos 10 ou 15 minutos após a refeição.
  • Coma alimentos que contenham carboidratos, como biscoitos ou pão torrado.
  • Desfrute de alimentos à temperatura ambiente. Isso porque as temperaturas extremas geralmente aumentam a vontade de vomitar.
  • Evite beber muitos líquidos durante as refeições. É preferível beber antes ou depois de comer.
  • Evite bebidas com gás, álcool ou cafeína, bem como sucos excessivamente ácidos.
  • Beba água em pequenos goles.
  • Beba água em temperatura ambiente para estabilizar o estômago.
 
  • Scorza, K., Williams, A., Phillips, J. D., & Shaw, J. (2007). Evaluation of nausea and vomiting. American Family Physician.

  • Olson, G. (2015). Nausea and Vomiting. In Protocols for High-Risk Pregnancies: An Evidence-Based Approach: Sixth Edition. https://doi.org/10.1002/9781119001256.ch36