5 benefícios do estímulo pré-natal

Você está grávida? O estímulo pré-natal é a melhor maneira para desenvolver o intelecto do seu bebê enquanto ele ainda está dentro da sua barriga. Leia este artigo para descobrir quais são os benefícios para o seu bebê antes do nascimento.
5 benefícios do estímulo pré-natal
Maricela Jiménez López

Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 01 março, 2021

A gravidez é uma etapa maravilhosa na vida de uma mulher. Há tantas sensações novas e diferentes que é difícil enumerar todas. Cada movimento do seu bebê representa um “Olá, mamãe! Aqui estou eu!”. Por isso, queremos que você coloque o estímulo pré-natal em prática. Você sabe como fazer isso? Continue lendo o artigo para descobrir.

Meu amor, coloque a mão e veja como o bebê está se mexendo.

Nosso bebê está dançando com a música!

Se você está grávida e estiver estimulando seu bebê, conversas como essas acima serão muito frequentes. Lembre-se de que, embora ainda esteja no seu ventre, trata-se de um ser humano que está aprendendo a sentir e a reconhecer sensações.

Por volta das 16 semanas de gestação, o bebê já pode ver luzes através da sua pele. No quarto mês, ele é capaz de sentir o toque e o paladar. Por isso, você pode estimulá-lo com carinhos e massagens. Todos esses avanços do seu bebê são ótimos para você iniciar o estímulo pré-natal.

A partir do quinto mês, a festa já pode começar: seu bebê perceberá os sons claramente. Não é maravilhoso poder se conectar com o seu bebê enquanto você ouve suas músicas favoritas? Veja os cinco benefícios dessas práticas para o seu bebê.

Descubra quais são os benefícios do estímulo pré-natal

O estímulo pré-natal usa a voz da mãe

1. Você terá um bebê relaxado com o estímulo pré-natal

Os bebês geralmente são agitados. Ainda mais quando ainda estão dentro da barriga. Uma forma de tranquilizá-lo é colocar música instrumental ou ruído branco. Isso ajudará seu bebê a relaxar e ter momentos de tranquilidade.

Se o seu bebê for muito tranquilo e você deseja que ele se mexa um pouco, tente colocar uma música com mais ritmo. Você pode usar músicas infantis ou as suas favoritas. Lembre-se de não abusar do volume para não atordoar o pequeno.

Outra opção é estimular o tato com algumas massagens acompanhadas de óleo de coco ou de amêndoas. Passe a mão ao longo da linha alba para estimular toda a superfície do útero.

2. Seu bebê vai desenvolver inteligência

Canções barrocas, como as compostas por Mozart, geram um estímulo nos neurônios das crianças desde a gravidez. Isso vai ajudar seu bebê a ser uma criança muito mais inteligente. O chamado efeito Mozart  em fetos se mostra cada vez mais benéfico. Portanto, pode ser aconselhável usar esta técnica.

Há muitos estudos que mostram que esse tipo de estímulo pré-natal é o mais eficaz para o desenvolvimento da criatividade, motivação e inteligência.

3. Você vai ajudar seu bebê a descobrir as emoções

Desde o quinto mês de gravidez, seu bebê começará a descobrir o que gosta e o que não gosta. Observe como ele reage a cada estímulo pré-natal e tente variar a cada dia. Peça ao seu parceiro para acompanhá-la a cada sessão de estímulo e avaliar junto com você a reação do seu bebê.

O estímulo pré-natal usa a música

4. Você vai conectá-lo ao mundo exterior com os estímulos pré-natais

Desde pequeno, através dos estímulos pré-natais, seu bebê poderá começar a entender como é o mundo ao redor. Com disciplina e exercitando seu bebê ao menos uma vez por dia, você fará com que ele desenvolva vínculos emocionais com você e com o mundo externo.

Esses exercícios se tornarão tão rotineiros que, ao nascer, seu bebê vai exigi-los.

É por isso que recomendamos que, após o parto, você mantenha a rotina de estímulo para que seu bebê entenda que o que ele sentiu era parte do mundo exterior.

5. Você vai fortalecer o vínculo entre mãe e filho

Nós sabemos como você está orgulhosa em ser mãeFaça com que essas práticas de estímulo pré-natal sejam um momento único para você e seu bebê. Lembre-se de que essas técnicas causam o mesmo efeito em bebês, crianças e adultos. A produção de endorfinas para ambos aumenta ao ouvir a música que mais gostam. Selecione seu álbum favorito e relaxe. Esse momento será benéfico para os dois.

Talvez seu bebê goste de estímulos que incluam o tato. Se for o caso, relaxe enquanto massageia a sua barriga. Nós garantimos que esse será um momento incomparável de tranquilidade e prazer.

O estímulo pré-natal serve para se conectar mais com o seu filho

Tenha criatividade!

A chave para a estimulação pré-natal é a organização do seu tempo e a criatividade ao decidir como mimar o bebê. Primeiramente, teste a hora do dia em que o seu filho está mais inquieto. Dessa maneira, você poderá usar esses momentos para exercitar todos os seus sentidos, além de terem alguns minutos especiais juntos.

Se você fizer a estimulação pré-natal com o seu bebê por um bom período, ele estará muito mais preparado para as mudanças trazidas pelo nascimento. É por isso que é tão aconselhável tentar.

Não hesite em colocar em prática todas essas recomendações que farão com que você e seu parceiro desfrutem ainda mais da gravidez.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bolten M, Nast I, Skrundz M, Stadler C, Hellhammer DH, Meinlschmidt G. Prenatal programming of emotion regulation: Neonatal reactivity as a differential susceptibility factor moderating the outcome of prenatal cortisol levels. J Psychosom Res. 2013;
  • Field T. Prenatal depression effects on early development: A review. Infant Behavior and Development. 2011.
  • Hernández, K. (2016). La estimulación prenatal: Evolución y beneficios. http://www.diyps.catolica.edu.sv/wp-content/uploads/2016/08/25EstimulacionAnVol5.pdf
  • Hernández, U. R., Rodríguez, L. C., Gómez, U. R., Martínez, M. O., Hernández, L. J., Ramírez, M. I. T., & Galaviz, J. L. G. (2006). Música de Mozart y su efecto antiestrés en la etapa prenatal. Boletín Clínico Hospital Infantil del Estado de Sonora, 23(2), 85-92. https://www.medigraphic.com/pdfs/bolclinhosinfson/bis-2006/bis062g.pdf
  • Partanen, E., Kujala, T., Tervaniemi, M., & Huotilainen, M. (2013). Prenatal music exposure induces long-term neural effects. PloS one, 8(10), e78946.
  • Reyes Gómez U, Patricia M, Rico H, Reyes Hernández D, Hernández LJ, Ortiz Martínez M. La música de Mozart en el periodo prenatal Artículo de revisión. Ginecol Obstet Mex. 2006;
  • Panthuraamphorn, C., Dookchitra, D., & Sanmaneechai, M. (1998). The effects of prenatal tactile and vestibular enrichment on human development. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRENATAL AND PERINATAL PSYCHOLOGY AND MEDICINE, 10, 181-188.
  • Partanen E, Kujala T, Tervaniemi M, Huotilainen M. Prenatal music exposure induces long-term neural effects. PLoS One. 2013;
  • Van de Carr, F. R. (1998). The factors in prenatal and perinatal sensory input. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRENATAL AND PERINATAL PSYCHOLOGY AND MEDICINE, 10, 477-482. http://mattes.de/buecher/praenatale_psychologie/PP_PDF/PP_10_4_CarrRene.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.