Sintomas de gravidez nos homens prestes a ser pais

· 6 de agosto de 2018
A síndrome de Couvade é uma reação psicossomática dos sintomas da gravidez feminina sobre o homem. É percebida como uma resposta empática aos sinais da mulher grávida.

Os pais também apresentam sintomas durante a gravidez de sua parceira? Acredite ou não, isso é algo comum entre casais grávidos. Agora, quais são os sintomas de gravidez nos homens? Nós falaremos sobre o tema a seguir.

Muitos casais celebram juntos a futura paternidade, e sabem que ambos têm a responsabilidade de cuidar do seu bebê. Tamanho é o nível de união e solidariedade entre os dois que os homens podem desenvolver a síndrome de Couvade.

O que é a síndrome de Couvade?

síndrome de Couvade se refere a manifestações psicossomáticas e involuntárias em homens associadas à gestação de suas parceiras ou durante o período pós-parto das mesmas. Em outras palavras, é o conjunto de sintomas da gravidez que os pais apresentam.

Homem com sintomas de gravidez

As raízes da gravidez nos pais

A palavra couvade deriva da palavra francesa “couver”, que significa levantar ou incubar. O antropólogo Edward Burnett Tylor foi o primeiro a usar esse termo em 1865 para descrever o conjunto de rituais que os homens de culturas primitivas faziam para preparar e receber seus filhos.

Por exemplo, verificou-se que na Grécia o homem imitava as dores do parto da mulher e deixava de fazer trabalho físico. Depois que o bebê nascia, ele mesmo o segurava no peito como se fosse amamentá-lo.

Por outro lado, em algumas outras culturas, como na África, o homem participava de uma forma de ritual em que sentia as dores e angústias do parto.

O propósito desses rituais era proteger o bebê e a mãe dos poderes do mal, mas era não só isso: também servia para o pai estabelecer um vínculo maior com o seu filho.

Síndrome de Couvade hoje

Sintomas de gravidez nos pais

Atualmente, em muitas partes do mundo esses tipos de rituais não são mais observados. No entanto, os sintomas da gravidez compartilhados pelo parceiro são muito comuns.

Em 2013, um estudo foi conduzido com 143 homens poloneses que estavam esperando a chegada de um bebê para identificar a presença da síndrome de Couvade.

Embora, em média, os futuros pais não tenham experimentado a síndrome como tal, eles apresentaram sintomas relacionados, como ganho de peso, alterações no apetite e flatulências.

Da mesma forma, um artigo na revista Perinatología y Reproducción Humana indica que a prevalência de gravidez nos pais abrange uma faixa muito ampla, de 11% a 97%. Por esta razão, é muito provável que quase todos os futuros pais tenham alguns sintomas da síndrome de Couvade.

Leia também: Complementos alimentares para reduzir as náuseas durante a gravidez

Sintomas de gravidez nos homens

A origem fisiológica dos sintomas da gravidez nos pais não é conhecida com certeza. No entanto, acredita-se que a síndrome de Couvade seja uma reação psicossomática dos sintomas da gravidez feminina no homem.

Entre algumas das manifestações físicas, sob as perspectivas médicas e psicológicas, da conexão entre mulheres e homens durante a gravidez estão:

  • Náuseas matinais ou vômito
  • Distúrbios do apetite
  • Ânsias
  • Ganho de peso
  • Acidez estomacal
  • Prisão de ventre
  • Mudanças frequentes de humor
  • Tontura
  • Dor abdominal e dental
  • Fadiga
  • Insônia
  • Redução da libido

Os sintomas da gravidez nos pais estão relacionados com as respostas empáticas aos sinais da parceira grávida.

Segundo especialistas, as emoções ou sentimentos, especialmente os negativos, como a angústia, estão intimamente relacionados às respostas físicas. Esse tipo de correlação é conhecido como compatia.

Conheça também: 8 dicas para uma alimentação adequada durante a gravidez

O que é a compatia?

Sintomas de gravidez que os pais apresentam

A compatia é um termo que foi cunhado por Al Siebert para unir as palavras compaixão e empatia. A compatia é usada para resolver conflitos de força e inteligência emocional com outras pessoas.

Portanto, se um dos pais sente compatia pela angústia ou desconforto sofrido por seu parceiro durante a gravidez, é muito provável que ele possa desenvolver respostas físicas, o que na realidade seria a projeção da síndrome de Couvade.

Outras causas

Por outro lado, esse comportamento também pode ser devido às alterações hormonais do homem.

Durante a gravidez da sua parceira, o homem tem um aumento nos hormônios prolactina e estrogênio. Isso poderia explicar o comportamento paterno e alguns sintomas relacionados à síndrome de Couvade.

Conclusões

A síndrome de Couvade é absolutamente normal. Não é uma doença psiquiátrica, nem significa que os homens acreditem que estão grávidos.

Pelo contrário, é o produto do que ele sente quando vê sua parceira passar por esse processo, às vezes angustiante, tanto física, mental, quanto hormonalmente; e no qual inclui sua própria ansiedade, medos, e inseguranças. Isso, por sua vez, se apresenta como uma somatização da experiência psicológica da gravidez.

Algo semelhante aconteceu com o seu parceiro?