5 frases que você deve evitar dizer ao seu parceiro

24 de julho de 2018
A linguagem cria experiência, a linguagem se conecta com imagens e emoções. No relacionamento do casal, há frases que é melhor não dizer para não causar inconveniências ou mal-entendidos. Quais são elas? Descubra aqui.

A comunicação em um relacionamento é muito importante; no entanto, às vezes abusamos da confiança que temos com o outro. É essencial colocar um freio em nossos lábios antes de pronunciar certas frases ou palavras. Você gostaria de saber quais são as frases que você deve evitar dizer ao seu parceiro? Então, continue lendo este artigo.

Independentemente de quanto tempo vocês estão juntos ou se ‘contam tudo um ao outro’, com certeza vocês já brigaram e falaram o que não deviam em mais de uma ocasião. Talvez naquele momento você tenha considerado que o que disse ao seu parceiro era uma simples opinião, no entanto, suas palavras feriram os sentimentos dele, levando a uma grande discussão.

Frases que você deve evitar dizer ao seu parceiro

Casal discutindo

Não se trata de ficar em silêncio e não dizer o que sentimos ou pensamos, mas sim da maneira como nos expressamos. Muitas vezes usamos frases, tons de voz ou palavras que levam a confusões ou discussões. O conflito em um relacionamento é comum.

Não podemos nos dar bem 24 horas por dia, 365 dias por ano. Mesmo se tivermos sido feitos ‘um para o outro’, haverá momentos de tensão ou não tão felizes. Uma maneira de reduzir as situações negativas ou interferências é prestar atenção ao que falamos.

Portanto, nós diremos neste artigo o que você deve evitar dizer ao seu parceiro, seja no meio de uma discussão ou antes dela começar.

1. “Sempre”e “nunca”

Essas duas palavras que parecem tão inofensivas podem gerar problemas suficientes se as usarmos como reprovações. “Você nunca leva o prato para a pia quando termina de comer” ou “Sempre temos que fazer o que você diz” são exemplos claros do uso indevido dessas duas palavras.

Leia também: 7 palavras tóxicas que você deve parar de usar

As acusações afiadas minimizam as chances de ter uma conversa amigável ou construtiva. Se usarmos ambas as palavras no início da frase, predispomos a outra pessoa a se fechar ou querer se defender. Ela vai ouvir apenas o que quer!

É necessário mudar o foco do nosso pedido. Por exemplo: “Eu gostaria que você levasse o prato para a pia depois de jantar” ou “Nós poderíamos fazer isso de acordo com o meu ponto de vista desta vez”. Embora a mesma coisa tenha sido dita, o tom é diferente e convida ao diálogo e à participação.

Casal em uma discussão

2. “É assim que se faz”

É outra frase que você deve evitar dizer ao seu parceiro, pois gera uma reação semelhante à anterior. Quem ouve um “é assim que se faz” ou um “eu faço melhor” provavelmente se sentirá desprezado e atacado. Claro, tudo dependerá do tom que usarmos.

Na maioria dos casos, tornar-se o “especialista” e dizer a alguém que ele “não sabe como fazer” cria problemas. Em vez disso, recomendamos que você seja um pouco mais “suave” na maneira como se expressa, usando frases como: “Eu gostaria de mostrar a você como eu faço isso” ou “Você quer que eu mostre como eu faço?”

Mais uma vez, lembre-se de abrir a conversar e dar espaço para o outro participar. Um casal não é algo unilateral, não se esqueça.

3. “Eu avisei”

Esta expressão sugere “superioridade” sobre o outro. Ninguém gosta de ser repreendido, muito menos pelo parceiro. O conhecido “eu avisei” se vangloria, acusa, mostra falhas, gera argumentos e maus-tratos. Se você não gosta de ser tratado como bobo ou ineficaz, não faça isso com o seu parceiro também!

Em vez de usar essas duas palavras tão dolorosas, você deve tentar dizer ao seu parceiro algo como: “O que podemos fazer para que da próxima vez tudo ocorra bem?” ou “Você quer que eu te ajude a melhorar?”.

4. “Meu ex fazia isso”

As comparações nunca são boas, principalmente quando se trata de relacionamentos. O que aconteceu no passado, fica no passado. Sob nenhuma circunstância você deve dizer: “Meu ex fez isso de tal maneira”, nem mesmo brincando. Com certeza o outro não vai gostar nada disso.

Não perca este artigo: Como superar um término

Pode ser muito doloroso ser comparado a alguém que estava anteriormente na vida daquele que você ama, principalmente se a comparação colocar o ex em um pedestal. “Meu ex cortava a grama sem que eu precisasse pedir”, “Meu ex cozinhava a melhor massa do mundo”, e assim por diante.

Coloque-se no lugar do seu parceiro e pense: como você se sentiria se ele falasse o tempo todo sobre um ex e o comparasse com você? Certamente, você não ficaria feliz com isso.

Casal brigando

5. “Eu não acredito em você”

Parar de confiar no outro é angustiante, não há dúvida disso. No entanto, às vezes somos nós que estamos equivocados quanto ao que nosso parceiro está nos dizendo, com base em ciúmes, inseguranças ou experiências passadas.

Se você suspeitar que o seu parceiro não está lhe dizendo a verdade ou está escondendo algo de você, em vez de transmitir sua incerteza ou ceticismo com um franco “eu não acredito em você”, experimente outra técnica. Você pode dizer algo como: “Tem alguma coisa que não se encaixa nessa história que você está me contando” ou “Tenho a sensação de que você não está sendo completamente honesto comigo”. Desta forma, você evitará uma acusação direta.

Além disso, você permitirá que a outra pessoa reconsidere o que está dizendo ou faça um esforço extra para explicar a história novamente com mais detalhes ou esclarecimentos. Evitar brigas com o seu parceiro pode ser difícil, mas não é impossível. Você só precisa evitar certas frases e palavras!

Recomendados para você