7 sinais de que sua relação ainda possa ser salva

Gostaria de saber se deveria dar uma segunda chance ao seu relacionamento? Descubra os principais sinais a serem observados no seguinte artigo.
7 sinais de que sua relação ainda possa ser salva

Última atualização: 15 Maio, 2021

Quando um casal começa a perceber que existem lacunas intransponíveis, o mais recorrente é pensar na separação. No entanto, antes de dar esse passo, é importante determinar se a sua relação ainda possa ser salva.

Algumas pessoas precisam apenas analisar seu relacionamento e fazer um ajuste nas suas expectativas e compromissos. Você deve se perguntar se realmente fez tudo o que podia.

Alguns sinais importantes que o ajudarão a diferenciar se o relacionamento pode progredir ou não são os seguintes.

1. O outro segue te apoiando em seus sonhos e suas metas

O outro segue te apoiando em seus sonhos e suas metas

Saberá que sua relação ainda pode ser salva se perceber que, inclusive quando estão brigados ou já tenha decidido terminar a relação, o outro está disposto a te ajudar. Se pergunte:

  • Quando precisar de ajuda em algo, ele te ajudará?
  • Ainda te motiva e ainda se nota que te deseja o melhor com sinceridade?
  • Te demonstra afeto em todo momento, ainda que já tenham terminado?

Se você respondeu sim a todas ou à maioria dessas perguntas, a outra pessoa provavelmente ainda gosta de você. Pergunte a si mesma se você deseja manter a amizade ou, pelo contrário, gostaria de tentar novamente.

2. Aceitam os próprios erros

Se o relacionamento está falhando porque um de vocês tem atitudes ruins que não consegue aceitar, sua melhor aposta é desistir e seguir em frente.

No entanto, seu relacionamento ainda pode ser salvo se houver um compromisso de mudar o que está causando os problemas. Nesse sentido, é importante diferenciar o falso arrependimento da real intenção de melhorar.

Quando o pedido de desculpas é sincero, as atitudes prevalecem. No entanto, que fique claro que algumas pessoas só pedem desculpas porque não querem ficar sozinhas e é exatamente isso o que você deve evitar.

3. Trata você com respeito

Um sinal claro de que sua relação ainda possa ser salva é quando ambos estão cientes dos erros e defeitos do outro, mas sem exagerá-los.

  • Em relacionamentos que são tóxicos ou que deveriam terminar, é comum que as falhas sejam expostas sem tato ou boa vontade. A razão para isso pode ser qualquer uma, desde um dos dois tentando obter o controle do relacionamento, até que tenha atingido um ponto insustentável de tédio.
  • Em um relacionamento que vale a pena continuar, os dois se respeitam e se amam, apesar dos defeitos.

4. Sempre te escuta

Sempre te escuta

Ao enfrentar um problema, você sabe que pode ir até aquela pessoa porque ela te ouve com atenção, sem te julgar? Se ele for um daqueles que estão disponíveis quando você precisa dele, ele merece uma segunda chance. Claro, o fato de ele te ouvir deve vir acompanhado dos outros fatores que mencionamos aqui.

5. Respeita seu espaço pessoal e tempo com amizades

Se você decidiu dar um espaço ou terminar, um parceiro que vale a pena, terá a maturidade necessária de respeitar sua decisão. Se você o busca ele te fará sentir de forma respeitosa.

Não afetará suas outras relações, tanto familiares como de amizades. Tampouco buscará invadir mais, porque é consciente de que a prioridade não é a relação nesse momento, e sim a felicidade de cada um separadamente.

6. Ainda o ama

Seus entes queridos acreditam que sua relação ainda pode ser salva

Este é o ponto mais importante de todos: se ainda sente algo por essa pessoa, é um sinal de que sua relação ainda pode ser salva. Já não se trata de ver o que o parceiro ou ex-parceiro faz, e sim o que você faz.

  • Se você permitir que ainda esteja contigo e realmente não consegue imaginar sua vida sem ele, deve analisar se realmente vale a pena terminar.
  • Se ele cumpriu, apesar das falhas, e você considera que deveria dar uma segunda chance, deveria dá-la.

7. Seus entes queridos acreditam que sua relação ainda pode ser salva

No calor da discussão ou pela forma que vemos os problemas de casal, pode ser relativamente simples dar por terminada a relação. No entanto, se dê a oportunidade de escutar os que seus entes queridos têm a dizer.

Se todos concordam que a relação te faz bem e que vocês deveriam conversar, faça isso antes de dar um tempo. É comum que tudo pareça uma grande tragédia, mas pode parecer insignificante ao analisar as coisas por outro ponto de vista.

A última palavra é sua

Deve ficar claro para você que a última palavra sempre será sua. Não importa o que os amigos ou a família pensem, são os membros do casal que decidem se querem ficar juntos ou não.

A situação em que você se encontra é muito comum, e antes de dar um passo em falso, você deve refletir sobre o assunto. É possível que a resposta à sua pergunta já esteja dentro de você, mas você ainda não foi capaz de enxergá-la.

Pode interessar a você...
Os segredos dos casais felizes
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Os segredos dos casais felizes

Você sabe quais são alguns dos segredos dos casais felizes? O que faz com que uma relação seja saudável e duradoura? Saiba mais neste artigo!