Como preparar o abacaxi para aliviar a prisão de ventre

Graças à sua composição de  fibras, o abacaxi é um complemento ideal para aliviar a constipação e ter um intestino mais regular. Podemos combinar sua ingestão com outras frutas digestivas

A alimentação que temos atualmente “nos faz pagar um preço alto”, como diz o ditado.

O excesso de farinha e o estilo de vida sedentário prejudicam os intestinos e o impedem de evacuar os resíduos corretamente.

Se você tem esse problema, recomendamos que leia o seguinte artigo. Vamos lhe dizer como preparar o abacaxi para aliviar a constipação.

As grandes propriedades do abacaxiAbacaxi na mesa

Não só é uma fruta rica e refrescante, perfeita para os dias quentes de verão. Além disso, o abacaxi tem muitas propriedades que merecem destaque.

  • Primeiro, ele é ótimo para a queima de gordura e, portanto, é recomendado para pessoas com obesidade, sobrepeso e celulite.
  • Por ser um potente anti-inflamatório é muito adequado para os pacientes com artrite ou gota.
  • Além disso, o abacaxi é diurético graças ao potássio. Ele serve para remover o acúmulo de líquido e, simultaneamente, para purificar e desintoxicar o corpo.
  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Promove a absorção de ferro (seu consumo é muito aconselhável para a anemia).
  • Um anticoagulante (previne a formação de trombose e problemas circulatórios).
  • O abacaxi também regula a pressão sanguínea (especialmente quem sofre de hipertensão), resfriados combate e reduz os sintomas de reumatismo.

Os benefícios do abacaxi para a constipação

Milhões de pessoas sofrem problemas ao ir ao banheiro, devido à uma dieta pobre ou à falta de exercício diário.

As evacuações pouco frequentes ou dificuldade de movimentos do intestino podem ser atenuadas se a nossa dieta for mais variada, se ignorarmos o estilo de vida sedentário e se bebermos 2 litros de água por dia.

No entanto, além disso, podemos aproveitar os maravilhosos benefícios do abacaxi.

Graças ao seu componente principal, a bromelina, ajuda a melhorar a digestão e permite que o intestino funcione sem problemas. Devemos também destacar a contribuição de fibras dietéticas, que mantêm a regularidade nas fezes.

Quando temos problemas para ir ao banheiro, é recomendado consumir um copo de cubos de abacaxi por dia.

Se for algo habitual, seria bom se ingeríssemos a fruta várias vezes por semana. Assim, iríamos garantir uma evacuação regular.Abacaxi para tratar a prisão de ventre

Além disso, você pode beber o suco de abacaxi, contanto que seja o natural (sem contar o suco industrial porque tem conservantes e açúcar).

Um copo de suco (250 ml) dá 0,5 gramas de fibras. Portanto, quando se está com uma constipação aguda, deve-se consumir 8 copos (cerca de meio litro) no mesmo dia. As enzimas naturais do abacaxi desempenham um papel importante na função do cólon.

Se a constipação é suave (pode acontecer, por exemplo, se saímos de férias ou alteramos a dieta) podemos consumir um copo de suco de abacaxi por dia, em jejum, e depois disso bebemos um copo de água (200 ml).

Para as crianças, é aconselhável diluir metade de um copo de suco com outra metade de água. É sempre aconselhável ter um espremedor em casa para preparar e beber na mesma hora.

Ainda que o abacaxi seja muito nutritivo e benéfico, tem também algumas contraindicações:

  • Por exemplo, ele pode causar desidratação (por isso deve sempre ser acompanhado com a ingestão de água).
  • Para as pessoas com refluxo gastresofágico, o suco de abacaxi pode agravar os sintomas.

Outras frutas para combater a constipação

Para não se cansar de comer sempre abacaxi, ou porque não gosta ou se não achar a fruta no mercado, também existem outras alternativas eficazes.

A dieta pode incorporar sobremesa, lanche ou café da manhã. No entanto é sempre melhor ingerir em jejum quando temos constipação:

1. Amoras

Elas são uma fonte importante de fibras: um copo de morangos (150g) possui 2,9 gramas, e 3,6 gramas num copo de oxicocos.

Amoras e framboesas são as mais ricas, possuem 8 gramas de fibra por copo.

Para manter uma função intestinal adequada é recomendado consumir de 20 a 30 gramas de fibra por dia. Assim, começar o seu dia com uma porção de frutas ajuda muito.

Além disso, elas são baixas em calorias, hidratam e protegem o corpo dos radicais livres.

2. Ameixa

Quando crianças, tínhamos constipação e nossas mães e avós nos faziam comer esta deliciosa fruta, fresca ou seca.

A ameixa melhora o movimento do intestino e fornece uma grande quantidade de fibras. Você pode comê-las depois do almoço ou jantar, sobremesa, ou beber o suco.Ameixa para tratar a prisão de ventre

3. Maçã

É uma das frutas mais saudáveis do mundo, pois proporciona uma boa dose de nutrientes.

maçã melhora o sistema digestivo em geral, e alivia a constipação porque contém pectina (um tipo de fibra). Aumenta o volume das fezes, combate a inflamação e aguça o apetite.

4. Kiwi

Outra dessas frutas ricas em fibras. Além disso, o kiwi tem uma enzima chamada actinidina, que facilita o trabalho e evita a formação de gases intestinais.

Recomendamos comer um kiwi fresco na parte da manhã com o estômago vazio. Ele também pode ser preparado com outras frutas em uma vitamina, no caso de não gostarmos de seu sabor ligeiramente ácido.

5. Pera

É uma fruta que também faz parte da receita para acabar com a constipação.

A boa notícia é que ela é colhida ao longo do ano. Além de ajudar a aliviar este problema através da sua contribuição de pectina, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão arterial.

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