Como preparar o abacaxi para aliviar a prisão de ventre

· 23 de agosto de 2017
Graças a sua composição de  fibras, o abacaxi é um complemento ideal para aliviar a constipação e ter um intestino mais regular. Podemos combinar sua ingestão com outras frutas digestivas

A alimentação que temos atualmente “nos faz pagar um preço alto”, como diz o ditado. É muito normal deixarmos de lado o consumo de frutas, como é o caso do abacaxi, por exemplo.

O excesso de farinhas brancas e o estilo de vida sedentário prejudicam os intestinos e, assim, o impedem de evacuar os resíduos corretamente.

Se você tem esse problema, recomendamos que leia este artigo. Vamos dizer como preparar o abacaxi para aliviar a constipação.

As grandes propriedades do abacaxiAbacaxi na mesa

O abacaxi não só é uma fruta rica e refrescante, perfeita para os dias quentes de verão. Além disso, tem muitas propriedades que merecem destaque:

  • Em primeiro lugar, ele é ótimo para a queima de gordura e, portanto, é recomendado para pessoas com obesidade, sobrepeso e celulite;
  • Por ser um potente anti-inflamatório, é muito adequado para os pacientes com artrite ou gota;
  • Além disso, o abacaxi é diurético graças ao potássio. Ele serve para remover o acúmulo de líquidos e, simultaneamente, para purificar e desintoxicar o corpo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Promove a absorção de ferro (seu consumo é muito aconselhável para a anemia, por exemplo);
  • É anticoagulante (previne a formação de trombose e problemas circulatórios);
  • O abacaxi também regula a pressão sanguínea (especialmente quem sofre de hipertensão), regula resfriados, combate e reduz os sintomas de reumatismo.

Os benefícios do abacaxi para a constipação

Milhões de pessoas têm problemas para ir ao banheiro, pois possuem uma dieta pobre ou não fazem exercícios diários.

As evacuações pouco frequentes ou dificuldade de movimentos do intestino podem ser atenuadas se a nossa dieta for mais variada, se ignorarmos o estilo de vida sedentário e se bebermos 2 litros de água por dia.

No entanto, além disso, podemos aproveitar os maravilhosos benefícios do abacaxi.

Graças ao seu componente principal, a bromelina, ajuda a melhorar a digestão e permite que o intestino funcione sem problemas. Dessa forma, também devemos destacar a contribuição de fibras dietéticas, que mantêm a regularidade nas fezes.

Se você tiver problemas para ir ao banheiro, é recomendado consumir um copo de cubos de abacaxi por dia.

Se for algo habitual, seria bom se ingerir a fruta várias vezes por semana. Assim, você garante uma evacuação regular.Abacaxi para tratar a prisão de ventre

Além disso, você pode beber o suco de abacaxi, contanto que seja natural (sem contar o suco industrial, pois tem conservantes e açúcar).

Um copo de suco (250ml) dá 0,5g de fibras. Portanto, quando se está com uma constipação aguda, deve-se consumir 8 copos (cerca de meio litro) no mesmo dia. As enzimas naturais do abacaxi desempenham um papel importante na função do cólon.

Se a constipação é suave (pode acontecer, por exemplo, se saímos de férias ou alteramos a dieta) podemos consumir um copo de suco de abacaxi por dia, em jejum, e depois disso um copo de água (200ml).

Para as crianças, é aconselhável diluir metade de um copo de suco com outra metade de água.

Além disso, é sempre aconselhável ter um espremedor em casa para preparar e beber na mesma hora.

Contraindicações

Ainda que o abacaxi seja muito nutritivo e benéfico, possui algumas contraindicações:

  • Ele pode causar desidratação, por isso deve sempre ser acompanhado de água;
  • Para as pessoas com refluxo gastresofágico, por exemplo, o suco de abacaxi pode agravar os sintomas.

Leia também: Diga adeus à constipação tomando estes 5 sucos laxantes

Outras frutas para combater a constipação

Para não se cansar de sempre comer abacaxi, ou porque não gosta ou se não achar a fruta no mercado, também existem outras alternativas eficazes.

A dieta pode incorporar sobremesa, lanche ou café da manhã. No entanto, é sempre melhor ingerir em jejum quando temos constipação:

1. Frutas vermelhas

Elas são uma fonte importante de fibras: um copo de morangos (150g) possui 2,9g, e um copo de oxicocos possui 3,6g.

Amoras e framboesas são as mais ricas, possuem 8g de fibras por copo.

Assim, para manter uma função intestinal adequada é recomendado consumir de 20g a 30g de fibras por dia. Por isso, começar o seu dia com uma porção de frutas ajuda muito.

Além disso, elas são baixas em calorias, hidratam e protegem o corpo dos radicais livres.

2. Ameixa

Quando crianças, tínhamos constipação e nossas mães e avós nos faziam comer esta deliciosa fruta, fresca ou seca.

Isso porque a ameixa melhora o movimento do intestino e fornece uma grande quantidade de fibras. Você pode comê-las depois do almoço ou jantar, sobremesa, ou beber seu suco.Ameixa para tratar a prisão de ventre

3. Maçã

É uma das frutas mais saudáveis do mundo, pois proporciona uma boa dose de nutrientes.

A maçã melhora o sistema digestivo em geral, e alivia a constipação, pois contém pectina (um tipo de fibra). E mais, aumenta o volume das fezes, combate a inflamação e aguça o apetite.

Leia também: Benefícios da maçã e 9 maneiras de consumi-la

4. Kiwi

Esta é outra das frutas ricas em fibras. Além disso, o kiwi tem uma enzima chamada actinidina, que facilita o movimento do intestino e evita a formação de gases.

Dessa forma, recomendamos comer um kiwi fresco na parte da manhã com o estômago vazio. Ele também pode ser preparado com outras frutas em uma vitamina, caso você não goste de seu sabor ligeiramente ácido.

5. Pera

É uma fruta que também faz parte da receita para acabar com a constipação.

A boa notícia é que ela sempre está disponível. Além de ajudar a aliviar este problema através de sua contribuição de pectina, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão arterial.