5 livros que seu filho tem que ler antes dos 6 anos

A leitura é um dos melhores hábitos que podemos incentivar nas crianças pequenas. Descubra os livros que te ajudarão a ensinar a eles valores antes dos 6 anos. 

Antes dos 6 anos as crianças ainda não dominam a arte de ler. No entanto, desde muito pequenos aprendem a escutar e mostram interesse de iniciarem no hábito da leitura. Por isso, esses primeiros anos de vida são os mais adequados para transmitir o amor pela literatura.

Além disso, é a melhor etapa para ajudar a eles a relacionar os livros com uma atividade de diversão e não como uma simples obrigação escolar. Os pequenos adoram que seus pais tirem um tempo para lerem juntos e submergirem em histórias cheias de fantasias.

Por esta razão, independentemente de outros benefícios, ler com as crianças é uma demonstração de afeto que ajuda a fortalecer seu vínculo. Quais são os livros que seu filho tem que ler quando ainda é pequeno? Hoje compartilhamos 5 boas opções.

Livros que seu filho tem que ler antes dos 6 anos

Para que seu filho sinta amor e interesse pelos livros, deve começar a lê-los desde idades muito pequenas. Ainda que entre os 3 e os 6 anos nem sempre saibam ler sozinhos, uma leitura em voz alta sobre suas temáticas favoritas pode fortalecer esta capacidade.

Se já sabem ler, inclusive com dificuldades, a tarefa seguinte é aumentar seu interesse pelos livros. Para consegui-lo devemos levar em consideração qual tipo de leitura pode lhes interessar e quais são as histórias que os fazem querer “saber mais”.

Uma vez que tenha isso claro, pode orientá-lo para que escolha títulos que o façam desfrutar da leitura. A seguir queremos compartilhar 5 interessantes sugestões que, dentre outras coisas, servirão para transmiti-los alguns valores.

Saiba mais sobre os benefícios da leitura: 4 benefícios da leitura para a saúde geral do corpo

1. “Frog and Toad Together” 

Seu filho tem que ler junto a você

O autor deste livro é Arnold Lobel e sua temática está voltada para meninos e meninas entre 4 e 6 anos de idade. Frog and Toad” são dois melhores amigos que entram em emocionantes aventuras, onde aprendem o valor de trabalhar em equipe e compartilhar. É uma história de fácil interpretação para os pequeninos.

2. Cocorico

Com um franguinho como protagonista, Cocorico é uma história que ensina sobre a importância de escutar conselhos e cumprir promessas. Além disso, fala sobre as dificuldades de aprender e compartilhar. É uma história de Marisa Núñez, a partir de um conto popular da Birmânia. Ilustrações de Helga Bansch. 

3. A lenda de São Jorge

As histórias de cavaleiros são uma das melhores apostas para incentivar o hábito da leitura nos pequenos da casa. Neste caso, o autor Lluís Farré traz a história de mítica lenda de São Jorge através de um livro com pop-ups e textos rimados com grande sentido de humor.

Seu filho tem que ler sozinho

4. Adivinha o quanto eu te amo

Escrito por Sam McBratney, este livro é ideal para crianças entre 2 e 4 anos. A protagonista é uma pequena lebre que tentará fazer sua mãe entender o quão grande é o amor que sente por ela. É uma história ilustrada que poderá ler para seu filho em voz alta antes de dormir.

5. Os três porquinhos

O clássico conto dos três porquinhos e o lobo feroz, que tem a adaptação de vários autores, segue sendo um dos livros que seu filho tem que ler quando é pequeno. Trata-se de uma história que combina no sentido do humor com o ensinamento de trabalhar duro e ser solidário.

Por que é importante que seu filho leia?

O hábito da leitura tem muitos benefícios para a saúde cognitiva e emocional das crianças. Através de diferentes histórias, elas conseguem aumentar sua capacidade de criatividade e imaginação, além de fortalecer sua linguagem.

Ajudá-los a ver a leitura como algo positivo lhes trará muitas vantagens em sua idade escolar e no futuro. O melhor de tudo é que lhes permite conhecer, desde seus primeiros anos de vida, alguns conceitos que são essenciais durante seu desenvolvimento.

Confira esse artigo interessante: Benefícios de ler alguns minutos todos os dias

Seu filho tem que ler livros infantis

Outros benefícios da leitura nas crianças são:

  • Maior sensação de calma e relaxamento
  • Estímulo das habilidades cerebrais
  • Fortalecimento do vínculo pais e filhos
  • Ampliação do vocabulário
  • Maior inspiração e capacidade de reflexão
  • Mais criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico

Concluindo

São muitos os livros que seu filho tem que ler durante a primeira infância. No entanto, deve ser seu exemplo a seguir com relação a leitura. Tome um pouco de tempo para ler em voz alta com eles ou para ensiná-los a ler seus contos favoritos. Não deixe de aproveitar seus benefícios!

Recomendados para você