4 benefícios da leitura para a saúde geral do corpo

· 14 de abril de 2018
Você sabia que a leitura, além de nos ajudar a dormir melhor, pode ser uma grande aliada para combater o estresse e nos ajudar a desenvolver diferentes habilidades sociais? 

Você saberia dizer quais são alguns dos benefícios da leitura para a saúde? Embora acreditemos que não é algo tão importante, a verdade é que ela tem muito a nos oferecer. Acima de tudo, em relação à nossa saúde.

A leitura é uma atividade muito agradável com a qual muitas pessoas se divertem. Ajuda a estimular a imaginação, favorece a criatividade e nos ajuda a melhorar a capacidade de atenção. No entanto, há muitos outros benefícios da leitura para a saúde. Descubra-os a seguir.

Benefícios da leitura para a saúde

Hoje vamos descobrir 4 benefícios da leitura para a saúde geral do nosso corpo. Muitos deles são amplamente conhecidos, mas certamente outros serão totalmente novos para nós.

Uma vez que descobrirmos todos eles, basta escolher um livro e começar a desfrutar dessa atividade saudável!

1. Ajuda a reduzir o estresse

Como mencionamos, um dos benefícios que a leitura traz para a saúde é que ela nos relaxa. No entanto, às vezes não percebemos o quanto o estresse afeta nosso organismo.

Você já viu seu cabelo caindo por causa do estresse? Ou você já percebeu uma descamação no couro cabeludo? Essas e muitas outras reações em nosso corpo podem indicar um estresse excessivo ao qual precisamos prestar atenção.

Mulher tomando café

A vida que levamos hoje nos faz desfrutar menos, estar menos atentos ao que está acontecendo ao nosso redor e, ao contrário, nos faz viver no piloto automático. Isso não nos beneficia.

Por esse motivo, parar e nos dar um momento para ler pode ser muito benéfico.

2. Ajuda a dormir melhor

Quantos de nós dormimos mal? Mesmo quando dormimos por muitas horas, percebemos que nosso corpo não descansou o suficiente. Outro benefício que a leitura traz é esse mesmo. Ler nos permite relaxar e dormir muito melhor.

É por isso que é importante nos acostumarmos a ler antes de dormir.

Assim, também evitaremos estar em contato com a televisão ou com o celular. Esses elementos nos impedem de relaxar e nosso corpo fica preparado para um descanso tranquilo.

Se pudermos ler em papel, melhor ainda.

3. Livros de autoajuda nos fazem sentir melhor

Hoje em dia podemos encontrar muitos livros de autoajuda. Livros que muitos profissionais não consideram muito ricos em conteúdo, embora seja verdade que motivam e dão esperança a quem os lê.

Estes livros podem ajudar muitas pessoas que estão passando por períodos difíceis de sua vida, com conflitos ou depressões. Embora levá-los ao pé da letra seja impossível, esses livros podem ser benéficos.

Homem lendo livro com xícara de café

4. Ajuda a desenvolver empatia

O último dos benefícios da leitura para a saúde é nos permitir aumentar e desenvolver nossa empatia. Há pessoas que têm menos empatia do que outras e a leitura pode ajudar muito mais do que pensamos.

Quando nos identificamos com um personagem e vemos que temos semelhanças com ele, criamos empatia. Por essa razão, muitas vezes choramos, nos sentimos tristes e mergulhamos na leitura de tal modo que acreditamos que somos o protagonista.

Esta é uma maneira fantástica de desenvolver essa habilidade social que nos traz muitos benefícios no momento de nos relacionarmos com os outros. Como está sua empatia?

Ler todos os dias

Embora muitas vezes não queiramos ler porque é difícil para nós nos mantermos concentrados, devemos saber que a leitura deve ser feita diariamente. Como? Dia após dia. Ler um pouco a cada dia, mesmo que apenas duas páginas de um livro, de forma contínua, nos permite ver certos avanços.

Além disso, nos sentiremos muito bem quando percebermos o quanto avançamos na leitura do livro dedicando apenas alguns minutos por dia. Claro, isso tem que ser uma atividade constante, a qual será extremamente enriquecedora.

Você toma um pouco do seu tempo para se dedicar à leitura? Você se sente bem ao ler? A leitura tem muitos benefícios, embora hoje tenhamos tratado apenas 4 deles.

Nós encorajamos você a procurar um livro de que goste e começar a colocar esse hábito em prática. Lembre-se de que ler é como ir à academia. Se você quiser obter resultados, tem de ser constante.