Qual deve ser a duração de uma dieta para perder peso?

· 27 de julho de 2018
Ainda que algumas dietas tenham um prazo limite para a sua realização, a melhor maneira de perder peso é adotando uma alimentação saudável de forma definitiva.

Quem luta contra o sobrepeso e a obesidade está consciente do papel que a alimentação desempenha no emagrecimento. Por esta razão, muitos têm dúvidas sobre qual deve ser a duração de uma dieta para perder peso para conseguir bons resultados.

Hoje em dia, existem muitas dietas que propõem perder uma determinada quantidade de quilos em questão de dias, ou no máximo em semanas. No entanto, devido às suas características, aqueles que as adotam sofrem reações indesejadas ou fracassam.

O inconveniente é que muitos relacionam a “dieta” com programas que são feitos em poucos dias para perder medidas milagrosamente. Poucos sabem que, para ter bons resultados, é fundamental dar um outro significado a este termo.

Uma boa dieta tem limite de realização? Quando tempo deve durar uma dieta? Nem todos sabem responder a estas perguntas. Por isso, no seguinte espaço queremos compartilhar alguns aspectos relevantes que ajudam a respondê-las.

Não perca!

Qual é a melhor forma de perder peso e qual deve ser a duração de uma dieta?

Mulher se pesando

Hoje em dia, qualquer pessoa pode ter acesso a centenas de recomendações e planos de alimentação para combater o excesso de peso. O que muitos ignoram é que várias das dietas que são recomendadas colocam a saúde em risco e não trazem os efeitos esperados.

É fundamental entender que, para combater o sobrepeso de forma efetiva, é preciso modificar 100% dos hábitos de vida. Não é suficiente seguir um programa de alimentação hipocalórico durante alguns dias, para depois voltar aos maus hábitos de sempre.

Este é, talvez, um dos grandes erros que são cometidos por quem quer emagrecer. Mesmo que existam muitas dietas que permitam perder os quilos extras em pouco tempo, suas restrições causam desequilíbrios que, mais tarde, danificam por completo os resultados obtidos.

Leia também: 6 maus hábitos que envelhecem sem você perceber

Qual é a melhor maneira de perder peso?

Dieta saudável

Há muito tempo especialistas recomendam as dietas balanceadas como a melhor via para alcança um peso saudável e estável. Esta forma de alimentação implica comer “de tudo um pouco” e levar em consideração fatores como a idade e o estado de saúde da pessoa.

Saiba mais: 5 bebidas que te ajudarão a emagrecer

Diferentemente das dietas extremas ou “milagrosas”, estes planos de alimentação são completos e se adaptam às necessidades de cada pessoa. Não se limitam a uma quantidade de tempo e propõem tornar a boa alimentação um hábito permanente. 

Na verdade, depois de fracassar algumas mil vezes com as dietas hipocalóricas, muitos entenderam que a forma mais efetiva de emagrecer é com estes modelos de alimentação. Apesar dos resultados não serem imediatos, são muito mais seguros e convenientes.

Uma boa dieta para perder peso se caracteriza por:

  • Incluir todos os grupos de nutrientes essenciais (macronutrientes e micronutriente).
  • Respeitar as necessidades calóricas do organismo.
  • Limitar ao máximo o consumo de processados, açúcares e sal.
  • Substituir as gorduras saturadas por gorduras “saudáveis” ou insaturadas.
  • Incluir fontes de carboidratos complexos e proteínas de alto valor biológico.
  • Fazer entre cinco e seis refeições por dia, em porções moderadas.

Além do mencionado, toda boa dieta para perder peso vem acompanha da prática de exercício físico e demais hábitos saudáveis. Concluindo, não é um plano de dias, e sim um hábito permanente que permite melhorar tanto o peso quanto a saúde.

Qual deve ser a duração de uma dieta?

Um dos grandes problemas com o conceito errado da dieta é que ele faz muitos pensarem que temos que fazê-la durante um tempo. É verdade que se for uma dieta tradicional, daquelas restritivas, ela só pode durar poucos dias.

No entanto, considerando que a melhor forma de emagrecer é com uma dieta equilibrada e permanente, este pensamento deve mudar.

Peixe com vegetais

Qual deve ser a duração de uma dietaAs dietas que têm um “limite” para perder um número determinado de quilos são as que devemos evitar.

Mudanças definitivas

A primeira coisa que toda pessoa deve considerar quando não está satisfeita com seu peso é que as mudanças na alimentação devem ser definitivas, e não temporárias. O peso que se perde com uma dieta de dias ou semanas é recuperado com muita facilidade.

O pior de tudo é que em muitos casos ocorre o chamado “efeito rebote”, que leva a ganhar ainda mais peso do que tínhamos inicialmente. Além disso, aumenta o risco de deficiências nutricionais e vários problemas de saúde.

Por essa razão, ainda que seja atrativo conseguir mudanças rápidas, o recomendado é melhorar a alimentação de maneira permanente e gradual. Esta é a melhor maneira de alcançar um peso saudável sem correr riscos.

Você pensava que seguir uma dieta de dias emagrecia? Como você pode notar, uma boa dieta não tem um limite. Mesmo que possamos mudar os cardápios ou modelos de forma constante, devemos nos assegurar de que a alimentação seja de boa qualidade o tempo todo.