Doenças da tireoide: causas e sintomas

· 2 de janeiro de 2014
Uma alimentação equilibrada, uma vida saudável e um descanso adequado são os três pilares fundamentais para um bom funcionamento dos hormônios da tireoide.

As doenças da tireoide afetam grande parte da população, tendo maior incidência nas mulheres devido as constantes mudanças hormonais.

Existem vários tipos de doenças associadas à tireoide e, embora todas tenham tratamento, algumas delas pode se tornar crônicas. Isso afeta as pessoas em diferentes aspectos. Dessa forma, o estado de ânimo pode se ver envolvido como consequência das mudanças físicas.

Por isso dizemos que, para qualquer doença, é necessário muita força de vontade e muito ânimo.

Quais são as funções da tireoide?

A função básica da tireoide é secretar os hormônios tiroxina e triiodotironina. Esses hormônios regulam nosso metabolismo, além de todas as funções relacionadas à reprodução e ao nosso crescimento quando somos pequenos. Assim, a tireoide é uma ponte básica para determinadas funções fisiológicas do nosso corpo.

Trata-se de uma pequena glândula de 25 gramas localizada na base da garganta com a forma de uma borboleta. É a maior glândula endócrina que temos e é formada por muitos folículos.

Quando sofremos de uma determinada doença da tireoide, as alterações podem afetar muitas partes e funções do nosso organismo. Isso ocorre devido à produção excessiva ou à falta de produção de hormônios da tireoide, incidindo oito vezes mais em mulheres que em homens, e especialmente durante a gravidez ou depois.

No entanto, na maioria dos casos de doenças da tireoide, o tratamento é seguro e simples.

Não deixe de ler: 6 recomendações para melhorar o funcionamento da tireoide

Principais doenças da tireoide

A glândula tireoide é controlada por uma glândula localizada no cérebro chamada hipófise, que produz o hormônio que estimula a tireoide. Além disso, é ela quem causa um excesso ou déficit na produção dos hormônios da tireoide.

Hipotiroidismo

Principais doenças da tireoide

Quando não há hormônios tireoidianos o suficiente no sangue, o metabolismo se torna lento e, como resultado, ocasiona o hipotireoidismo.

Causas

A causa mais habitual do hipotireoidismo é um transtorno chamado de tireoidite, ou seja, a inflamação da glândula tireoide.

É conhecida como a doença de Hashimoto e faz com que o nosso sistema imune (as defesas) confundam a tireoide como algo nocivo para o organismo, enviando glóbulos brancos para destruí-la.

O organismo se defende tentando produzir mais hormônios tireoidianos, mas essa tentativa provoca inchaço na tireoide, sintoma que chamamos de bócio, um inchaço característico na garganta.

Sintomas

  • Cansaço
  • Aumento de peso
  • Alteração na menstruação
  • Sensação de frio quando outros não a tem
  • Prisão de ventre
  • Dor muscular
  • Unhas quebradiças e queda de cabelo

Tratamento

Para tratar o hipotireoidismo existem medicamentos muito efetivos. Também, como complemento ao tratamento médico, podemos incrementar nossa dose de iodo e levar uma alimentação adequada.

Hipertiroidismo

O hipertiroidismo é uma das principais doenças da tireoide

O hipertireoidismo é uma doença da tireoide na qual os hormônios são produzidos em quantidades excessivas, como resultado, o metabolismo acelera e nosso corpo perde o equilíbrio.

A causa mais comum é atribuída a doença de Graves, e acontece entre os 20 e 40 anos. Também pode ser causado por determinados medicamentos e inclusive por nódulos ou pequenas massas na tireoide denominados “nódulos quentes”.

Sintomas

  • Cansaço
  • Perda de peso
  • Nervosismo
  • Sudoração, sensação de calor quando outros não a sentem
  • Alterações na menstruação
  • Evacuações intestinais mais frequentes

Tratamento

Devemos estar atentos a todos os sintomas, mas o médico diagnosticará da forma mais adequada de acordo com os seus sintomas.

Devemos ter mais cuidado com as crises da tireoide, que são episódios de infecção onde há muita febre e maior perigo.

Nódulos tireoidianos

O nódulo tireoidiano é uma das principais doenças da tireoide

É outra doença da tireoide na qual aparecem massas ou nódulos ao redor da glândula tireoide.

É detectada em exames médicos que podem nos dizer se os nódulos são massas benignas ou cancerosas.

Doenças da tireoide na gravidez

É muito comum as mulheres sofrerem um quadro de doenças da tireoide durante a gravidez, que não se pode ser descuidada porque pode afetar a saúde do bebê.

O tratamento sempre é eficaz e o mais relevante, sem dúvida, são as revisões contínuas para descartar qualquer problema.

Dessa forma, é importante não se automedicar durante a gestação, já que muitos medicamentos podem causar graves doenças no feto e também nas gestantes.

Recomendamos a leitura deste artigo: Como reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez?

Exames das doenças da tireoide

O médico fará o diagnóstico da doença de acordo com os sintomas através de alguns exames de rotina. Por exemplo:

  • Exame da glândula tireoide mediante palpação (engolindo saliva)
  • Exame da pele e dos olhos
  • Peso e temperatura
  • Exame de sangue
  • Ecografia da tireoide

Você pode fazer sua parte cuidando da sua alimentação, levando uma vida saudável e descansando. O sono também é necessário para o funcionamento adequado dos hormônios da tireoide.

  • Brandan, N. C., Llanos, I. C., Rodríguez, A. N., & Ruíz, D. A. N. (2010). Hormonas Tiroideas. Universidad Nacional del Nordeste. https://doi.org/10.1089/thy.2007.0257
  • R Michael Tuttle, MDSection Editor:Douglas S Ross, MDDeputy Jean E Mulder, M. (2010). Tiroides. https://doi.org/10.1016/j.bandl.2011.05.008
  • Hernández, F. (2015). Fisiología De Las Glándulas Tiroides Y Paratiroides. Libro Virtual de Formación En ORL.
  • American Thyroid Association. (2017). Cáncer de Tiroides (de tipo papilar y folicular). American Thyroid Association. https://doi.org/10.1177/0263211X010292002