Como os distúrbios da tireoide afetam o humor?

Os distúrbios da função tireoidiana podem afetar seu humor de várias maneiras. Confira algumas delas a seguir!
Como os distúrbios da tireoide afetam o humor?

Última atualização: 28 Outubro, 2021

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço com a forma de uma borboleta. É responsável por produzir, armazenar e enviar hormônios vitais para o funcionamento do corpo. Uma alteração durante este processo pode ter grandes repercussões intermediárias. Hoje, vamos falar sobre como os distúrbios da tireoide afetam o nosso humor.

A maioria das pessoas sabe que a tireoide afeta o metabolismo. Poucos sabem que ela também controla a velocidade do ritmo cardíaco. Quase ninguém sabe como os distúrbios da tireoide afetam o humor. A relação é muito complexa, mas nas próximas linhas iremos explicá-la com ideias que são fáceis de assimilar.

Os distúrbios da tireoide e o humor

Doenças da tireoide
As doenças da tireoide são muito variadas. Como esse órgão é responsável pelo controle do metabolismo, a repercussão dessas patologias é multissistêmica.

Antes de mergulharmos em como as doenças da tireoide afetam o humor, devemos primeiro esclarecer algumas ideias gerais. As doenças da tireoide são conhecidas como um grupo de condições que se desenvolvem quando há uma alteração na glândula. As mais comuns são as seguintes:

  • Hipertireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • Bócio (tireoide aumentada).
  • Câncer de tireoide
  • Nódulos ou caroços na glândula.

A inflamação da tireoide (tireoidite) também pode ser citada entre as condições comuns. Se não nos referirmos a uma condição particular, quando falarmos sobre a relação entre a tireoide e o humor, faremos isso considerando todos esses distúrbios.

A relação causal entre as doenças da tireoide e as oscilações de humor é conhecida há cerca de 200 anos. Caleb Hillier Parry, em 1825, foi um dos primeiros a documentar danos nos nervos em pacientes com tireoide. Hoje, existe um consenso médico de que os distúrbios da tireoide afetam o humor. Vamos ver alguns exemplos específicos.

Depressão

De acordo com um artigo publicado em 2012 no Journal of Thyroid Research, as doenças da tireoide desenvolvem uma série de manifestações neuropsiquiátricas. A depressão é uma das mais comuns, podendo afetar entre 31% e 69% dos pacientes (varia com a idade e outras variáveis).

A depressão por doença tireoidiana também é acompanhada por irritabilidade, disforia geral, instabilidade emocional e até mesmo diminuição da concentração. Casos de depressão em diagnósticos subclínicos de hipotireoidismo e hipertireoidismo são menos frequentes, portanto, estão relacionados à gravidade do diagnóstico.

Não é incomum que os pacientes procurem ajuda no tratamento da depressão e descubram, no processo, que têm um distúrbio da tireoide. De acordo com a American Thyroid Association, até 60% das pessoas afetadas não sabem que têm essa condição.

As evidências indicam que a depressão e as alterações de humor da tireoide também podem se desenvolver durante a gravidez. Estas se manifestam durante e após a gestação, podendo condicionar a relação da mãe com o filho.

Ansiedade

A ansiedade é outro problema associado aos distúrbios da tireoide. Um estudo publicado na Social Psychiatric and Psychiatric Epidemiology em 2015 encontrou uma relação entre o hipotireoidismo não tratado com o desenvolvimento de episódios de ansiedade.

É por esse motivo que alguns especialistas descobriram uma ligação entre pacientes com ataque de pânico e doenças da tireoide e ansiedade. Como as evidências indicam, o aumento da ansiedade também ocorre em diagnósticos subclínicos de hipo e hipertireoidismo.

A ansiedade da doença da tireoide é uma realidade que afeta os pacientes independentemente da sua gravidade (embora seja maior nos casos graves). Por tudo isso, os especialistas incentivam a realização de exames de função tireoidiana em pacientes com fobia social, transtorno do pânico e transtorno de ansiedade generalizada.

Declínio cognitivo

Doença da tireoide e o humor das pessoas mais velhas
Quando a doença da tireoide coincide com a idade avançada, pode ser difícil determinar sua influência no declínio cognitivo.

Outro dos nós da relação entre as doenças da tireoide e o humor é encontrado no comprometimento cognitivo. As pesquisas indicam que tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo estão associados a uma função cognitiva prejudicada. No entanto, este último inclui um maior número de casos de risco de demência.

Esta tese é corroborada por outros estudos a esse respeito. A maioria dos casos de comprometimento cognitivo é reversível, embora os casos de demência não sejam. Por exemplo, há evidências de que existe uma relação entre a função tireoidiana e a doença de Alzheimer.

Nesse ponto, você deve se lembrar da porcentagem de pacientes que não sabem que sofrem de um distúrbio da tireoide: 60%. Embora, é claro, nem todos os casos possam ser explicados dessa forma, muitos dos diagnósticos de deficiência cognitiva e Alzheimer, entre outras condições, se desenvolvem pelo não tratamento de uma alteração na função tireoidiana.

Por que os distúrbios da tireoide afetam o humor?

O fato de que as doenças da tireoide afetam o humor é corroborado por evidências científicas. A gravidade do diagnóstico determina, em grande parte, a manifestação, bem como o tipo de doença em si. Mas como a função da tireoide regula o nosso humor?

Há um grande debate sobre isso, que está longe de terminar. Alguns pesquisadores acreditam que as interações dos sistemas tireoidianos e alguns neurotransmissores (norepinefrina e serotonina) podem desempenhar um papel fundamental a esse respeito.

Tudo isso sem mencionar como os hormônios da tireoide interagem com outros sistemas de neurotransmissores. Por exemplo, os processos pós-receptores de dopamina. Como você provavelmente sabe, a dopamina, a norepinefrina e a serotonina são agentes essenciais na regulação do nosso humor.

Se você costuma sofrer de ansiedade, depressão, irritabilidade, comprometimento cognitivo e outros, seria bom descartar um possível distúrbio da função tireoidiana. Faça isso especialmente se esses episódios forem acompanhados por outros sintomas clássicos associados à tireoide (ganho de peso, fadiga, constipação, sensibilidade ao frio e assim por diante).

Pode interessar a você...
6 sinais para identificar problemas de tireoide
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
6 sinais para identificar problemas de tireoide

Identificar se você tem problemas de tireoide não é uma muito difícil. Confira o artigo na íntegra e aprenda como fazer isso.



  • Aubert, C. E., Bauer, D. C., da Costa, B. R., Feller, M., Rieben, C., Simonsick, E. M., … & Health ABC Study. The association between subclinical thyroid dysfunction and dementia: the Health, Aging and Body Composition (Health ABC) Study. Clinical endocrinology. 2017; 87(5): 617-626.
  • Basraon, S., & Costantine, M. M. Mood disorders in pregnant women with thyroid dysfunction. Clinical obstetrics and gynecology. 2011; 54(3): 506-514.
  • Bauer, M., Goetz, T., Glenn, T., & Whybrow, P. C. (2008). The thyroid‐brain interaction in thyroid disorders and mood disorders. Journal of neuroendocrinology. 2008; 20(10): 1101-1114.
  • Gönen, M. S., Kisakol, G., Cilli, A. S., Dikbas, O., Gungor, K., Inal, A., & Kaya, A. (2004). Assessment of anxiety in subclinical thyroid disorders. Endocrine journal. 2004; 51(3): 311-315.
  • Hage, M. P., & Azar, S. T. The link between thyroid function and depression. Journal of thyroid research. 2012.
  • Ittermann, T., Völzke, H., Baumeister, S. E., Appel, K., & Grabe, H. J. Diagnosed thyroid disorders are associated with depression and anxiety. Social psychiatry and psychiatric epidemiology. 2015; 50(9): 1417-1425.
  • Kikuchi, M., Komuro, R., Oka, H., Kidani, T., Hanaoka, A., & Koshino, Y. Relationship between anxiety and thyroid function in patients with panic disorder. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry. 2015; 29(1): 77-81.
  • Ritchie, M., & Yeap, B. B. Thyroid hormone: Influences on mood and cognition in adults. Maturitas. 2015; 81(2): 266-275.
  • Simon, N. M., Blacker, D., Korbly, N. B., Sharma, S. G., Worthington, J. J., Otto, M. W., & Pollack, M. H. Hypothyroidism and hyperthyroidism in anxiety disorders revisited: new data and literature review. Journal of affective disorders. 2002; 69(1-3): 209-217.
  • Tan, Z. S., & Vasan, R. S. Thyroid function and Alzheimer’s disease. Journal of Alzheimer’s Disease. 2009; 16(3): 503-507.