4 hábitos alimentares para melhorar a saúde da tireoide

Você sabia que, para cuidar da saúde da tireoide, é muito importante reduzir o consumo de alimentos processados ​​e dar preferência a aqueles de origem orgânica e natural?

Você está tendo problemas para melhorar a saúde da tireoide? Se este for o caso, você já percebeu que a comida é a chave para regular o funcionamento dessa glândula.

Caso você ainda não saiba bem quais são os alimentos que deve consumir, e quais deve evitar, continue lendo o que lhe diremos em seguida.

Por que é tão importante melhorar a saúde da tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, na parte anterior e superior da traqueia. Sua principal função é a produção de hormônios.

Quando existe um desequilíbrio, pode ocorrer hipertireoidismo e hipotireoidismo, dependendo do aumento ou diminuição do trabalho da tireoide.

Hábitos para melhorar a saúde da tireoide

Saúde da tireoide

Manter a saúde da tireoide não deve ser complicado se você tiver uma dieta equilibrada e saudável. O problema que enfrentamos hoje é que muitos priorizam os congelados e não comem alimentos naturais.

No entanto, existem produtos que você deve incluir sempre em sua dieta:

1. Inclua um suplemento de iodo no seu dia a dia

O iodo é um elemento essencial para o seu corpo, especificamente para o desenvolvimento de hormônios no organismo.

Por esta razão, quando há uma deficiência durante a gravidez, o bebê pode nascer com certo grau de atraso mental.

Ao longo da vida é importante que você inclua iodo em sua dieta para que a tireoide mantenha o seu bom funcionamento. Normalmente, seu médico lhe receitará um suplemento de iodo.

Se este não for o caso, não custa nada lembrá-lo para que indique a melhor opção.

2. Coma mirtilos todas as semanas

Mirtilos vermelhos

Os mirtilos são uma das melhores frutas que a natureza nos dá. Eles são pobres em gordura, sódio e colesterol. Por sua vez, são ricos em iodo (½ xícara contém 0,4 mg de iodo), fibra, antioxidantes e vitaminas C e K.

Recomendamos que você inclua duas xícaras de mirtilos por semana na sua dieta. Aproveite o seu sabor e inclua-os em suas saladas ou use-os como um lanche, acompanhados por uma porção de proteína.

Uma boa opção é incluir suco de mirtilo como parte de suas vitaminas. Desta forma, você poderá disfarçar o sabor dos vegetais que não aprecia tanto.

Uma opção fácil é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 xícara de folhas de espinafre (60 g)
  • 1 xícara de suco de mirtilo (250 ml)
  • 5 nozes
  • 1 cubo de gelo

Preparação

  • Bata os todos os ingredientes no liquidificador e beba imediatamente.

3. Inclua batatas na sua dieta

Este tubérculo fornece 0,06 mg de iodo por unidade. No entanto, para realmente obter os seus benefícios você deve se certificar de cozinhá-la da maneira correta.

Isto é:

  • Com pouca gordura: é melhor consumi-la assada no forno ou cozida. Para dar um pouco de sabor, adicione sal, mas com moderação.
  • Combinada com outros vegetais para tirar proveito de seu efeito saciante e adicionar fibras à refeição.
  • Não exagere, pois como é rica em carboidratos, você deve comer no máximo uma batata média por dia.

Algo que você deve evitar é consumir grandes quantidades de batatas em suas versões comerciais. Estas contêm altos níveis de gordura trans, sal de baixa qualidade, e conservantes que podem afetar a saúde da tireoide.

4. Coma o mais natural possível

Frutas

Falando a verdade, quantos produtos congelados, enlatados ou processados você come por dia? Verifique a sua despensa e você certamente ficará surpreso ao descobrir que a grande maioria tem essa característica.

Como a saúde da tireoide tem a ver com hormônios, é importante manter seu corpo o mais livre possível de alimentos modificados. Isso inclui produtos químicos, açúcares, conservantes, etc…

Idealmente, você deve consumir alimentos frescos e da estação. Recomendamos que faça o teste por alguns meses. Você descobrirá que não é tão complicado. Você só precisa seguir estas dicas:

  • Troque a caixa de cereais industrializada por cereais naturais. Na maioria dos mercados locais você encontrará versões naturais de aveia, trigo e quinoa, entre outros. A vantagem é que, além disso, eles são mais econômicos.
  • Coma frutas e vegetais da estação. Como eles são típicos da estação, são menos propensos a sofrer o processo de congelamento que afeta seus nutrientes. Se você se animar, pode até criar seu próprio jardim em casa.
  • Prepare suas versões caseiras. Iogurtes e refrigerantes são dois exemplos de produtos que possuem substitutos fáceis de preparar em casa. Quanto aos refrigerantes, substitua-os por chás ou sucos caseiros.
  • Prepare seus próprios lanches para matar a fome entre as refeições. Do sorvete caseiro às porções de sementes e oleaginosas, você sempre terá opções para satisfazer seus desejos, sem se preocupar com produtos químicos que possam alterar a saúde da sua tireoide.

O que você acha? Você já segue estas dicas? Caso contrário, talvez seja hora de fazê-lo. Lembre-se de que podemos melhorar a saúde da tireoide ao fazermos as mudanças corretas em nossa alimentação.

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