Câncer de tireoide: tudo que você precisa saber

30 Setembro, 2020
O câncer de tireoide é um tipo de câncer que afeta a glândula tireoide. Costuma ser detectado devido ao aparecimento de uma massa indolor e palpável na parte anterior do pescoço.

O câncer é o crescimento anormal e rápido das células em um órgão. Quando esse crescimento ocorre dentro da tireoide, falamos de câncer de tireoide. A glândula tireoide é responsável por secretar hormônios envolvidos em processos importantes, como o metabolismo, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a pressão arterial.

Em 2018, de acordo com estatísticas do Observatório Mundial do Câncer, essa forma de câncer representou 3,2% de todos os casos de câncer recém-diagnosticados. Além disso, estima-se que tenha sido responsável por mais de 41.000 mortes em todo o mundo no mesmo ano.

A doença está associada a massas, conhecidas como nódulos, presentes na glândula na altura do pescoço. Sua malignidade ocorre principalmente em pacientes com mais de 60 anos e menos de 30 anos. Segundo estimativas da American Cancer Society, até o final de 2020 cerca de 52.890 novos casos serão diagnosticados apenas nos Estados Unidos.

Quais são os sintomas desse tipo de câncer? Quais tratamentos estão disponíveis? Assim como em qualquer outra forma da doença, o diagnóstico e o tratamento imediatos melhoram o prognóstico. Saiba mais a seguir.

Sintomas do câncer de tireoide

O câncer de tireoide geralmente se apresenta como uma massa indolor e palpável na parte anterior do pescoço. Essa massa, correspondente a um nódulo tireoidiano, deve ser diferenciada de um nódulo benigno da tireoide. O nódulo tireoidiano benigno é encontrado em aproximadamente 7% da população.

A dor está associada a outras doenças benignas da tireoide, como a tireoidite viral aguda. Outros sintomas que podemos encontrar são:

  • Rouquidão persistente
  • Problemas para engolir alimentos
  • Dificuldade para respirar
  • Tosse constante

Esses sintomas se devem à pressão exercida pela massa nas vias aéreas e no esôfago. No entanto, nos estágios iniciais, podem não ser percebidos. De qualquer forma, é essencial consultar o médico assim que notar alguma anormalidade.

Tumor na tireoide
Uma massa palpável na parte anterior do pescoço pode ser um sinal de câncer de tireoide. É importante consultar um médico ao identificá-la.

Leia também: 6 sinais para identificar problemas de tireoide

Diagnóstico e tratamento

O objetivo durante a fase de diagnóstico é diferenciar as massas malignas das benignas para determinar quais pacientes têm câncer e quais não. O histórico da doença, o exame físico, os exames laboratoriais e a biópsia por aspiração com agulha fina (PAAF) são os principais meios de diagnóstico.

A princípio, depois de o médico fazer uma série de perguntas, passará a apalpar a área do pescoço e sentirá a glândula tireoide para explorá-la. Ele pode solicitar uma bateria de exames laboratoriais e, se sentir alguma anormalidade, pode indicar um ecocardiograma para tentar entender o que está acontecendo.

Depois de confirmar a natureza da massa encontrada na região do pescoço, o médico poderá indicar uma PAAF. A Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é o meio diagnóstico definitivo do câncer de tireoide. Neste exame, as células da área suspeita são obtidas e analisadas em laboratório.

O tratamento para o câncer de tireoide é a remoção da massa por cirurgia. Antes de fazer uma cirurgia para tratar o câncer de tireoide, seu médico realizará um procedimento chamado laringoscopia.

Este procedimento procura determinar se as cordas vocais estão se movendo normalmente. Durante o procedimento, o médico observa a garganta para examinar a laringe com espelhos especiais ou com um tubo especial com uma luz e uma lente na extremidade, que facilita a observação da laringe.

A laringoscopia é realizada devido ao risco de lesão das cordas vocais durante o procedimento cirúrgico. Depois de realizada a cirurgia e após a avaliação o médico pode sugerir outros tratamentos complementares, como a radioterapia.

Ultrassonografia da tireoide
Uma vez detectado o câncer de tireoide, é preciso realizar um procedimento cirúrgico para remover a massa.

Você pode se interessar: Incríveis benefícios da alimentação alcalina frente ao câncer

O que devemos tem em mente sobre o câncer de tireoide?

O câncer de tireoide é um tipo de câncer que afeta a glândula tireoide. Este tipo de câncer tem uma taxa de sobrevivência bastante alta e representa 3,2% de todos os cânceres no mundo. Geralmente é diagnosticado através da identificação de uma massa indolor na parte frontal do pescoço. O tratamento consiste em remover cirurgicamente a massa encontrada.